Em geral, estima-se que os potros durmam 30 minutos a cada hora (ou seja, 12 horas por dia), que os jovens durmam 15 minutos a cada hora (o que corresponde a seis horas) e adultos só dormem três horas por dia. É bom saber também que os cavalos dormem mais quando está quente, se estão doentes ou se são potros ou idosos.
Quantas horas o cavalo dorme? Os ciclos de sono do cavalo são bem diferentes dos de outros animais. Eles podem dormir por 30 a 40 minutos, de cinco a sete vezes por dia, o que totaliza apenas três horas de sono.
De fato, o cavalo dorme em pé, mas ele também pode se deitar e isso não significa que está doente. Anatomicamente, o equino consegue dormir assim devido aos ligamentos chamados suspensores do boleto. Os ligamentos são capazes de fixar as articulações das pernas, impedindo-as de se dobrarem enquanto está dormindo.
Por isso, ele só se deita para dormir quando sente que está num lugar seguro. O curioso é que o cavalo só dorme em pé durante as duas primeiras fases do sono, mais superficiais. Para sonhar, ele precisa entrar no sono profundo, também chamado REM (de Rapid Eyes Moviment, ou movimento rápido dos olhos).
Pesquisas mostram que vacas leiteiras se deitam entre 11 e 13 horas por dia em sistemas de confinamento. Uma parte do tempo em que estão deitadas é gasta dormindo. O sono é dividido em 2 estados vigilantes principais: sono sem movimento rápido dos olhos (NREM) e sono de movimento rápido dos olhos (REM).
No topo da lista está o coala, um marsupial nativo da Austrália, que pode dormir até 22 horas por dia. Essa necessidade de sono prolongado é atribuída à sua dieta de folhas de eucalipto, que são baixas em nutrientes e exigem muita energia para serem digeridas.
Devido à dimensão da retina e à quantidade de bastonetes — células sensíveis à intensidade de luz e cores de penumbra, como branco e preto —, a visão dos cavalos no escuro é excepcional.
Os cavalos enxergam muito bem graças aos seus olhos peculiares, que por estarem localizados ao lado da cabeça do animal, permitem um grande campo de visão lateral. Porém, a perspectiva de um cavalo é limitada frontalmente e sua visão é mais eficiente para enxergar objetos em curto ou longo alcance.
“Nós, humanos, temos a tendência de pensarmos que o cavalo está sentindo frio no mesmo momento que nós, mas isso é um equívoco considerando nossas diferentes zonas termoneutras”, diz. Portanto, na maioria das vezes o cavalo só poderá começar a sentir frio em temperaturas abaixo de 5°C.
Os cavalos enxergam muito bem graças aos seus olhos peculiares. Com um diâmetro de 5 centímetros, eles são os mais largos entre qualquer mamífero terrestre. Quando medidos em volume, os olhos de um cavalo são nove vezes maiores do que o olho de um ser humano.
Quanto às cores, a visão do cavalo não reconhece a cor vermelha, então tudo que ele vê são em tons e misturas de azul, amarelo, verde, preto e branco. Porém, enxergam muito melhor que os humanos quando há pouca luminosidade, durante a noite.
O cavalo Feng Shui é o símbolo de proteção e sucesso. Colocar em casa ou no escritório pode trazer sorte e boa sorte, proteger sua casa e afastar a má sorte. Também é um bom presente e coleção pessoal. Ótimas decorações para casa e escritório.
Antolhos é um acessório que se coloca na cabeça de animal de montaria ou carga para limitar sua visão e forçá-lo a olhar apenas para a frente, e não para os lados, evitando que se distraiam ou se espantem e saiam do rumo.
Os relinchos também servem para comunicar à distância. Por exemplo, os cavalos relincham para comunicar uns com os outros à distância. As éguas fazem-no para encontrar mais rapidamente os seus potros. Por outro lado, um relincho estridente pode anunciar um ataque quando dois cavalos que disputam algo se encontram.
Seu campo de visão é maior do que o do ser humano, e no plano horizontal os equinos podem ver quase 360 graus. No entanto, existem dois pontos cegos em que o cavalo não consegue enxergar: um fica diretamente atrás do animal, com um ângulo de cerca de 5 graus; e o outro está diretamente abaixo do seu nariz.
Por mais surpreendente que possa parecer, não existem animais que não dormem, mas existe uma grande variabilidade no tempo de descanso das diferentes espécies. Enquanto há animais que podem dormir mais de 20 horas por dia – tais como os coalas – outros precisam de apenas alguns minutos de sono reparador.
Uma investigação permitiu perceber por que é que os pandas conseguem sobreviver com uma dieta quase exclusiva de bambu e a razão é porque são dos animais mais preguiçosos do mundo. Segundo os cientistas, os pandas apenas gastam pequenas quantidade de energia.
Esse tempo apresenta uma distribuição na qual, normalmente, às 18h, 57% das vacas estão deitadas, e, a partir das 21h, com exceção das vacas que se alimentam em períodos tardios, a maioria dos animais (76%) deita para ruminar e, ou, descansar.
No geral, os gatos dormem de 12 a 18 horas por dia. Quando ficam mais velhos, eles podem passar a dormir mais tempo. Já os cachorros quando são filhotes dormem em torno de 11 horas. Na fase adulta, o sono destes animais costuma durar de 8 a 13 horas por dia.
Que cores eles podem ver? Seu cavalo é capaz de experimentar azuis e amarelos. Infelizmente, eles não conseguem ver cores vibrantes como vermelho e laranja. Dessa forma, como os cavalos têm dois tipos de células cônicas em seus olhos, eles têm o que é chamado de visão de cores dicromática.
1 Lugar de crucificações (Gólgota ou monte Calvário) situado nos arredores de Jerusalém, onde Jesus Cristo foi martirizado e morto. 2 por ext Elevação de terreno, outeiro, em que se planta uma cruz para representar esse lugar.
O cavalo enxerga quase em 360 graus em torno de si mesmo. Isso ocorre porque seus olhos estão sobre os lados de sua cabeça. É por isso que ele é capaz de avistar objetos ou movimentos atrás dele, mesmo sem se voltar. Porém, há pontos cegos que o impedem de enxergar certos locais.