Publicado em 6 de julho de 2024 às 00h35. Neste sábado, 6, o céu promete ficar mais brilhante. Isso porque, durante a noite, será possível observar a passagem do cometa 13P/Olbers, que só pode ser visto da Terra a cada 69 anos — tempo de sua órbita.
Segundo Observatório Nacional, o ideal é tentar ver o cometa sempre por volta das 17h40 e 18h30. A maior dificuldade, porém, é encontrar um lugar com vista do horizonte oeste livre, já que, segundo o astrônomo Filipe Monteiro, o cometa está muito baixo no céu, em uma altura de aproximadamente 15 graus.
O melhor horário para observação será entre 17h40 e 18h30. “Os observadores deverão olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol, para ver o cometa.
O cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) tem grande potencial e pode se tornar visível a olho nu até outubro de 2024. De acordo com algumas previsões, ele pode chegar à magnitude 0 ou mais brilhante. Por enquanto, só é visível através de um telescópio.
Será possível acompanhar a passagem do objeto ao vivo, por meio de uma transmissão do Virtual Telescope Project, que começará às 16h (horário de Brasília).
Coincidentemente, o 2024 MK passará próximo à Terra bem no Dia do Asteroide, em 29 de junho. A data, aprovada pela ONU, marca a maior colisão de um asteroide com nosso planeta: a colisão de 1908 em Tunguska, na Sibéria, em uma área praticamente deserta, que derrubou cerca de 80 milhões de árvores.
Nas demais regiões, a chuva será “mais fraca”. De acordo com o astrônomo Marcelo De Cicco, coordenador do Projeto Exoss, parceiro do Observatório Nacional (ON/MCTI), o momento exato do pico da atividade está previsto para 12 de agosto de 2024, entre 10h às 13h no horário de Brasília.
O cometa está visível logo no pôr do Sol, primeiramente abaixo da constelação de Touro e, em maio, abaixo da constelação de Órion, sempre por volta ali das 17h30 até umas 18h30, ou 18h50 para os estados mais ao Sul. O cometa estará muito baixo no céu, numa altura de cerca de 15 graus.
Alguns asteroides vão passar pela Terra nos próximos dias, começando por 2024 JF, que se aproxima do nosso planeta na segunda (6). Não há riscos de colisão. Algumas rochas espaciais vão passar perto da Terra nesta semana, sem riscos de colisão.
Para tentar avistar o Cometa do Diabo, os observadores devem olhar na direção oeste, próximo ao horizonte, pouco após o pôr do Sol, momento no qual o cometa deve estar mais visível. Em abril, o Cometa do Diabo estará abaixo da constelação de Touro e, em maio, abaixo da constelação de Órion.
O periélio, nome dado ao ponto da órbita mais próximo da estrela, deve acontecer no dia 21 de abril de 2024. Após essa data, o cometa deverá ficar mais visível do Hemisfério Sul.
“Os observadores deverão olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol, para ver o cometa. O cometa está visível logo após o pôr do Sol, primeiramente abaixo da constelação de Touro, e a partir de maio, abaixo da constelação de Órion, sempre por volta das 17:40 às 18:30 h.
Neste sábado, Saturno, Marte, Júpiter e a Lua se alinharão no céu, formando uma conjunção visível a olho nu no Brasil. O fenômeno ocorrerá pouco antes do amanhecer e poderá ser observado em todo o país, destacando a importância de buscar locais sem obstáculos para uma melhor visualização.
Um dos grandes fenômenos da astrologia está perto de passar pela Terra: Cometa do Diabo! Ao contrário do que o nome possa sugerir, o Cometa do Diabo não traz nenhum risco para nós. O corpo celeste, oficialmente conhecido como 12P/Pons-Brooks, está se aproximando do nosso planeta, mas sem qualquer chance de colisão.
É verdade que vai cair um meteoro na Terra em 2024?
As chuvas de meteoros são fenômenos periódicos que podem acontecer anualmente, à medida que diversas rochas espaciais entram na atmosfera da Terra em determinados momentos do ano. A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, divulgou os meses em que algumas dessas chuvas devem acontecer em 2024.
O Cometa do Diabo demora cerca de 71,3 anos para fazer o trajeto. Descoberto em 1812, o astro tem cerca de 29 quilômetros de diâmetro (o triplo do tamanho do Monte Everest) e é descrito como um “vulcão frio” por ejetar violentamente gelo e gás — que formam uma cauda em formato de chifre, origem do apelido do cometa.
O ano de 2024 está sendo empolgante para os aficionados em observar fenômenos astronômicos. Até a metade do ano, já foi possível ver o alinhamento de planetas e um incrível eclipse solar total, que ocorreu em abril.
Segundo Observatório Nacional, o ideal é tentar ver o cometa sempre por volta das 17h40 e 18h30. A maior dificuldade, porém, é encontrar um lugar com vista do horizonte oeste livre, já que, segundo o astrônomo Filipe Monteiro, o cometa está muito baixo no céu, em uma altura de aproximadamente 15 graus.
— Esse cometa foi amplamente divulgado nas notícias devido a duas explosões anteriores, que produziram a aparência de um "demônio com chifres". No Halloween, o diabo irrompeu novamente com uma grande explosão que continuou no dia seguinte — disse Herman.
O Cometa do Diabo deve aparecer no céu na direção oeste, próximo ao horizonte, pouco após o pôr do Sol. No entanto, se você quiser poupar o tempo de procurar pelo corpo celeste, ou garantir que está mesmo vendo o cometa, também é possível achá-lo com a ajuda do aplicativo de astronomia Sky Tonight – Mapa de Estrelas.
De acordo com os pesquisadores, uma chuva de meteoros é classificada como perigosa se elevar o influxo de meteoróides perigosos à superfície de uma espaçonave totalmente exposta na órbita baixa da Terra em um mínimo de 5% acima da taxa esporádica.
26 de julho - Início dos Jogos Olímpicos de Verão de 2024 em Paris, França. 27 de julho - Canadá é punido pela FIFA com perda de 6 pontos nos Jogos Olímpicos de Paris, após a seleção da Nova Zelândia denunciar que drones estavam sobrevoando o espaço de treinamento para espionagem.