Nesse contexto, a palavra Oss é usada para expressar saudações, reconhecimento da habilidade de um oponente, resposta a comandos de compreensão e outras interpretações. Entrando na Academia de Jiu-Jitsu, você ouvirá primeiro a palavra OSS!
OSS é uma demonstração de respeito e é um termo levado muito a sério dentro do Jiu-Jitsu. Por isso, sempre que for se expressar usando esse termo, fale com vontade, em alto e bom tom, demonstrando respeito ao significado do termo, mas também à pessoa para quem você está falando.
Essa expressão, nasceu na Escola Naval Japonesa para ser uma resposta universal: “sim”, “por favor”, “obrigado”, “entendi”, “desculpe-me”… Ao invés de falar “hai”, “ok”, você fala “oss”. Dica de japonês, por Sanae Hirose (@sanae.
Alguns praticantes acreditam que “Oss” é uma abreviação para a expressão “Onegai Shimasu”, também muito comum nas artes marciais e cultura oriental. Essa segunda expressão, por sua vez, não possui uma tradução literal para o português.
“O quimono é minha ALMA…. O tatame minha CASA…. o JIU JITSU minha VIDA…” “ Está no inferno: abraça o capeta, leva ele pro chão e finaliza. ” “Se você não treina e acha que é casca grossa, entra no tatame que tu vai ser descascado.”
Alguns dojos realizam as saudações ajoelhados (za rei). Outros realizam as saudações em pé (ritsurei). Sensei ni ! – Significa “virem-se para o Sensei!”.
Arrochar: é pegar com mais força numa posição de finalização. Como exemplo ajustar o estrangulamento. Bicho de pé: como o nome já especula, é o cara que só finaliza o oponente com chaves de pé. Botar pra baixo: projetar o adversário ao chão.
Essa saudação apareceu pela primeira vez entre os estudantes de artes marciais antes da Primeira Guerra Mundial, substituindo a expressão Ohayo Gozaimasu, que significa "bom dia". Você pode pensar que essa expressão é bem diferente de OSS, mas sua história é semelhante à palavra portuguesa para "Você".
Além de chamar os professores pelo nome da profissão, SENSEI em japonês também é um título de honra para pessoas que ensinam algo ou são especialistas em sua área de atuação. Os médicos estão entre esses especialistas. Portanto são chamados de SENSEI.
Acredita-se que as raízes do jiu-jítsu (em português, também jujútsu ou jiujutsu) tenham vindo do Japão, como acontece com a maioria das artes marciais, mas foi no Brasil que essa luta ganhou a forma como é conhecida hoje. A família Gracie é a grande responsável pela popularização da modalidade no mundo todo.
OOS ou Online Operating System, é um web desktop. Um web desktop funciona como um sistema operacional tradicional, porém, se utilizando de um navegador de internet. O OOS possui suporte a vários navegadores, como Internet Explorer, Firefox, Opera e outros.
A origem do termo "OSS" vem da combinação das palavras japonesas "Osu" (押す), que significa "pressionar" ou "empurrar", e "Shinobu" (忍ぶ), que significa "suportar" ou "perseverar". Juntas, essas palavras capturam a essência do jiu-jitsu: a capacidade de enfrentar desafios com determinação e resiliência.
OSS é uma demonstração de respeito e é um termo levado muito a sério dentro do Jiu-Jitsu. Por isso, sempre que for se expressar usando esse termo, fale com vontade, em alto e bom tom, demonstrando respeito ao significado do termo, mas também à pessoa para quem você está falando.
Ensinado a atletas na faixa azul de judô, o uchi mata é considerado uma técnica de arremesso de pés (ashi waza). Por utilizar considerável movimento de quadril, muitos apontam o uchi-mata como golpe de quadril (koshi waza).
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Aiki (em japonês: 合氣) é um princípio dogmático das artes marciais japonesas, que descreve uma forma de abordar o contendor, em vez de pura e simplesmente opor-se a ele, harmonizar-se e usar da própria energia do oponente e canalisá-la de volta.
Esta finalização utiliza as pernas para forçar o braço do adversário em direção as costas (muito parecido com o Kimura), forçando a articulação do ombro, induzindo o oponente a desistir do combate.
O que significa W.O.? A expressão W.O. surgiu como abreviação da palavra em inglês "Walkover" que significa “vitória fácil”, mas também pode ser uma abreviação da expressão "Without opponent", que significa “sem oponente”.
A saudação "shomen ni rei" é uma expressão enraizada na tradição japonesa, que demonstra respeito profundo e gratidão. "Shomen" se refere a "frente" ou "centro" e "Rei" significa saudação ou reverência. Essa saudação é uma tradição fundamental que demonstra a importância da disciplina, respeito e humildade.
Ritsurei (立礼) – Saudação em Pé: Significado: Mostra respeito e disposição para o treinamento. Momento de Uso: Ao iniciar e encerrar uma aula ou sessão de treinamento. Como Fazer: Os praticantes se alinham, curvam-se em direção ao Kamiza (lugar de honra) e depois em direção ao centro do tatame.