Quais os perigos de tomar quetiapina?
Efeitos colaterais
- Boca seca.
- Sintomas de abstinência por descontinuação.
- Elevações dos níveis de triglicérides séricos.
- Elevações do colesterol total, diminuição de HDL colesterol.
- Ganho de peso.
- Tontura.
- Sonolência.
- Diminuição da contagem de uma proteína do sangue chamada hemoglobina e sintomas extrapiramidais.
O que a quetiapina pode causar a longo prazo?
No longo prazo, algumas pessoas podem perceber ganho de peso, elevações dos níveis de triglicérides séricos, elevações do colesterol total, palpitações, diminuição do colesterol HDL, entre outras reações adversas. Para evitar esses problemas, só tome quetiapina sob prescrição médica.Faz mal tomar quetiapina todos os dias?
A quetiapina, grosso modo, é uma medicação segura e não causaria prejuízo em longo prazo na dose informada. Contudo, como qualquer medicação antipsicótica, em doses maiores, com má indicação terapêutica e com uso irregular, pode causar em uso prolongado um quadro neurológico chamado discinesia tardia.Quais remédios não pode misturar com quetiapina?
Alguns exemplos de fármacos que interagem com quetiapina:
- Antifúngicos;
- Medicamentos para HIV;
- Antidepressivos;
- Medicamentos para pressão alta;
- Antibióticos;
- Medicamentos para diabetes;
- Anticonvulsivantes.
Tudo sobre Quetiapina
Qual é o efeito colateral da quetiapina?
As reações adversas a medicamentos (ADRs) mais comumente relatadas com o Hemifumarato de Quetiapina (>10%) são: sonolência, tontura, boca seca, sintomas de abstinência por descontinuação, elevação nos níveis séricos de triglicérides, elevação no colesterol total (predominantemente no LDL) redução do colesterol HDL, ...Qual o melhor remédio para substituir a quetiapina?
O medicamento referência é o Carbolitium®, da Eurofarma.O que a quetiapina faz no cérebro?
Nas regiões centrais, age como bloqueador de dopamina, diminuindo sintomas de insônia, irritabilidade e impulsividade. Já na área frontal, ela promove a liberação de dopamina. O resultado disso é a diminuição de oscilações de humor e aumento da afetividade, interações sociais e concentração.Qual a melhor dosagem de quetiapina para dormir?
Qual a dose máxima utilizada para tratamento de insônia? Iniciar com 25 mg e aumentar progressivamente até 75 mg/noite.O que acontece se passar um dia sem tomar quetiapina?
Mostrar especialistas Como funciona? Sim. Se a descontinuação é feita de maneira abrupta, pode haver sintomas como inquietação, confusão mental, insônia, entre outros.Pode tomar quetiapina a vida toda?
Olá! A Quetiapina pode ser usada por longo prazo, mas alguns cuidados precisam ser tomados, como monitorar exames clínicos para avaliar se há algum impacto e manter uma rotina de exercícios para evitar aumento significativo de peso.O que acontece quando parar de tomar quetiapina?
Sintomas de abstinência por descontinuação aguda como insônia, náusea e vômito têm sido descritos após interrupção abrupta do tratamento com fármacos antipsicóticos como a quetiapina. É aconselhada a descontinuação gradual por um período de pelo menos uma a duas semanas (ver item “Reações adversas”).Qual é a contra indicação do quetiapina?
A quetiapina não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação, por pessoas com problemas no fígado ou no coração, catarata, glaucoma ou retenção urinária.Quanto tempo dura a sonolência da quetiapina?
Os efeitos colaterais mais comuns da quetiapina podem durar por quanto tempo até sumir por completo? Não há um tempo específico para o desaparecimento de efeitos colaterais, pois além de variações individuais, vai depender de que efeito se trata. Sonolência, por exemplo, pode melhorar ou desaparecer em dias ou semanas.O que pode tirar o efeito da quetiapina?
A fruta toranja (em inglês, grapefruit) bloqueia a enzima que metaboliza a quetiapina, elevando os níveis da mesma no sangue, trazendo risco de intoxicação. A ingesta de bebida alcoólica reduz os efeitos terapêuticos da quetiapina e intensifica os efeitos colaterais desse medicamento.Como é feito o desmame da quetiapina?
O desmame deve ser feito de forma gradual, observado a resposta do paciente e efeitos adversos apresentados. Deve-se tentar a retirada de 25% por semana. Pacientes em uso crônico e em doses mais altas, pode-se tentar a descontinuação de forma mais lenta.Quais males a quetiapina pode causar?
Quais são os principais efeitos colaterais da quetiapinaSistema nervoso central: agitação, na forma de irritabilidade (20%), tontura (7% a 19%), sonolência (18% a 57%, incluindo estado de sedação em idoso), reação extrapiramidal (Parkinsonismo) (1% a 13%), fadiga (3% a 14 %), dor de cabeça (21%).