O copolímero de EVA é composto por uma estrutura química de Etileno (E) com inserções de diferentes teores de Acetato de Vinila (VA do inglês "Vinyl Acetate"), que influenciam nas propriedades finais do produto. Quanto maior a quantidade de VA, mais a peça se assemelha a uma borracha, seja na aparência ou no toque.
EVA é um copolímero, o que significa que é criado pela combinação de dois plásticos diferentes – acetato de vinila e etileno, a proporção desses plásticos em um produto EVA é o que cria sua rigidez e consequentemente seu destino de uso.
O processo de produção do E.V.A envolve a mistura de polímeros em uma base aquosa, que é então esticada e cortada para as dimensões desejadas. Depois disso, o material é levado para um forno onde ele é aquecido até chegar à temperatura certa, antes de ser resfriado e solidificado.
O EVA é um produto de alta tecnologia. A mistura de etil, vinil e acetato é que dá essa denominação. Sua produção é feita nas mais variadas cores, espessuras, dureza e densidade, sendo extremamente fácil de manusear. O material também não exige grandes cuidados quanto à limpeza e marcas de dobra.
O EVA é obtido através do copolímero etileno-acetato de vinila, uma espuma sintética produzida a partir do seu copolímero termoplástico, que é bastante usado em artesanatos. E por ser mais leve que a água, é usado como um flutuador ou boia também.
O copolímero de EVA é composto por uma estrutura química de Etileno (E) com inserções de diferentes teores de Acetato de Vinila (VA do inglês "Vinyl Acetate"), que influenciam nas propriedades finais do produto. Quanto maior a quantidade de VA, mais a peça se assemelha a uma borracha, seja na aparência ou no toque.
Qual a diferença do papel emborrachado para o EVA?
Textura e Flexibilidade: o EVA é mais flexível e suave em comparação com o papel emborrachado, que tende a ser mais rígido. Durabilidade e Resistência à Água: o EVA é mais durável e resistente à água do que o papel emborrachado, tornando-o mais adequado para aplicações ao ar livre e em ambientes úmidos.
Propriedades. Entre suas principais características está a absorção de calor – não podendo, porém, ultrapassar os 80 ºC, pois pode entrar em combustão. É leve, com grande durabilidade e, embora não tenha resistência mecânica de estiramento, é resistente à pressão, absorvendo choques.
A Escala Visual Analógica – EVA consiste em auxiliar na aferição da intensidade da dor no paciente, é um instrumento importante para verificarmos a evolução do paciente durante o tratamento e mesmo a cada atendimento, de maneira mais fidedigna.
O EPE é o material ideal para as aplicações que preferem um custo-benefício maior do que a durabilidade, como por exemplo: embalagens, forro de bagagem, painéis de portas e assentos de automóveis.
O E.V.A. é altamente recomendado para brincadeiras aquáticas, ainda mais se levada em conta uma de suas principais características, a impermeabilidade. Hoje em dia esse tipo de material é utilizado em muitos lugares, para variadas necessidades.
O que descartar: Papéis higiênicos, Guardanapos sujos, Papéis metalizados ou parafinados, Adesivos, Papel carbono, Fraldas, Absorventes, Fotografias, Espelhos, Esponjas de aço, itens de cerâmica, isopor, EVA, Vidro temperado, Vidros de carro, Cortiça, Ampolas de remédio, Lentes de óculos, etc.
No texto de hoje, iremos fazer um breve comparativo entre dois tipos bastante populares de EVA: o convencional, ou seja, aquele que vem em chapas que podem ser instaladas e removidas facilmente, e o adesivado, que, conforme seu próprio nome sugere, possui adesivo em um dos seus lados, proporcionando maior aderência.
O E.V.A é um derivado de petróleo, não degradável, cuja destruição só é possível a 150Cº, transformando-se em pó que não é absorvido pela terra, nem solúvel. A queima deste material libera gás carbônico, poluente aérico que contamina a atmosfera. O descarte de resíduos de E.V.A. constitui um sério problema ambiental.
Cerca de 1% da população mundial é alérgica à látex. Essas pessoas podem vir a apresentar algum tipo de reação moderada à exposição prolongada ao EVA. Isso, contudo, é extremamente incomum. Sendo assim, costumamos dizer que o EVA é praticamente um material hipoalergênico, ou seja, que causa reação alérgica.
Categoria Hebraico. O nome Eva tem uma origem antiga e uma carga simbólica significativa. De acordo com a tradição bíblica, Eva foi a primeira mulher criada por Deus, companheira de Adão no Jardim do Éden. O nome deriva do hebraico "Chavah" ou "Chava", que significa "vida" ou "aquela que dá vida".
EVA é um acrônimo de “Ethylene Vinyl Acetate”, o nome original dos componentes químicos que compõem a estrutura desse material; em português, eles seriam o etileno, vinil e o acetato.
Ela foi criada por Deus a partir de uma das costelas de Adão para que fosse sua companheira (Gênesis 2:20-22). Eva foi mãe de Caim, Abel, Sete e outros filhos, cujos nomes a Bíblia não menciona.
Produto desenvolvido para oferecer uma limpeza rápida e eficaz, sua formulação a base de plantas é totalmente biodegradável, neutra e concentrada oferecendo custo benefício ao usuário.
O material é um dos favoritos para quem trabalha com artes e confecção de produtos caseiros. Nesse sentido, o EVA é usado para praticamente tudo, desde a confecção de bonecos e enfeites como flores, decoração de aniversário, casamento e muitos outros.
Uma folha de E.V.A. se caracteriza por ser um dos materiais de maior vantagem, na confecção de produtos, artesanatos, lembrancinhas, enfeites e afins. Sua utilização pode ser repetida por diversas vezes, de acordo com o que o usuário desejar.
1 mm de espessura = 1 mm é ótimo para trabalhos de detalhes muito finos, acessórios de tamanho pequeno a médio e, como é uma espessura de 1 mm mais fina combinada com uma forte alta densidade, você pode até costurar! Não é esponjoso como outros materiais baratos.
O EVA é um polímero de aplicação restrita em embalagens flexíveis, pois tem alta tendência ao bloqueio e atrito, o que dificulta sua maquinabilidade. Devido às propriedades de adesão e de selagem é utilizado como revestimento ou como camada interna em estruturas co-extrusadas.
EVA, em português, é a sigla de acetato-vinilo de etileno que deriva do inglês: Ethylene Vinyl Acetate ou etileno acetato de vinila. Essa espuma sintética é produzida a partir de seu copolímero termoplástico.