Que mensagem podemos tirar para nossa vida sobre a carta aos Efésios?
A Carta aos Efésios nos conduz a uma reflexão profunda sobre nossa identidade como filhos e filhas de Deus. Ela nos convida a considerar como podemos nos revestir com as virtudes divinas, abandonando antigas maneiras de viver e abraçando a plenitude da vida em Cristo.
De acordo com a obra, a carta aos Efésios é, antes de tudo, uma reflexão abrangente sobre a salvação realizada através de Jesus Cristo e sobre a Igreja em sua relação com Deus e com o mundo. Entre as abordagens, a unidade da Igreja e o comportamento cristão são os principais temas discutidos pelo autor.
O estudo da Epístola aos Efésios pode inspirar os alunos a abandonar as coisas deste mundo, a desenvolver-se espiritualmente e a aprender a participar mais plenamente da união fraternal da Igreja.
De acordo com a publicação, a carta aos Efésios teria sido escrita no fim do século I d.C e dirigida a várias comunidades cristãs da Ásia Menor (atualmente território da Turquia), região subjugada e explorada pelo império romano.
Alguém escreveu a carta aos Efésios e usou o nome de Paulo para dar autoridade ao escrito. Este alguém seria um cristão que conhecia os ensinamentos de Paulo, mas foi avante na reflexão sobre a Igreja, sua natureza e sua função no mundo como comunidade una e universal.
INTRODUÇÃO À CARTA DE EFÉSIOS | Palavra de Hoje | LAMARTINE POSELLA
Como explicar o livro de Efésios?
Visão geral do livro
A Epístola de Paulo aos Efésios trata de como devemos ser após a conversão ao evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, ela é, sobretudo, uma carta circular escrita para os crentes. Nela, o apóstolo, nos orienta como devemos viver em Igreja, em família e em sociedade.
Nessa carta, Paulo se dirigiu aos membros gentios da Igreja (ver Efésios 2:11) que, talvez, fossem recém-conversos (ver Efésios 1:15). Ele escreveu para ajudar a desenvolver a espiritualidade e o testemunho daqueles que já eram membros.
A carta aos Efésios (Ef) foi escrita no fim do século I d.C. e dirigida a várias comunidades cristãs da Ásia Menor (hoje Turquia), região subjugada e explorada pelo Império Romano, movido pelos espíritos do mal – ganância, mentira, injustiça, discriminação, desigualdade, insensibilidade, libertinagem (Ef 4,17-32; 6,10- ...
Éfeso era uma das Sete Congregações da Ásia Menor que são citadas no Livro de Apocalipse. O Evangelho de João pode ter sido escrito aqui. A cidade foi o local de vários conselhos cristãos do século V (ver Primeiro e Segundo Concílio de Éfeso).
Efésios 2.8-10 Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.
As perguntas abordam tópicos como o que Paulo mais admirava nos irmãos de Éfeso, em qual viagem missionária Paulo passou por Éfeso, onde Paulo escreveu a carta, semelhanças com outras cartas e conceitos como salvação, muro da inimizade e cidadania no Reino.
Fundada ainda antes da colonização grega, conheceu a presença grega a partir dos século XI, X a. C., sendo a mais antiga cidade fundada por povos gregos na costa da Ásia Menor. De acordo com a lenda, foi fundada ou por Amazonas ou pelos também míticos Éfeso e Coresso.
Porém, manter-se firme e motivado num contexto de opressão não é tarefa fácil e a igreja acabou por perder o primeiro amor. Alguns cristãos de Éfeso perderam a vontade de orar, ler a Palavra, cultuar a Deus e manter-se firmes na fé.
A carta aos Efésios também vem nos ensinar e exortar a como se viver como um Cristão batizado. Como deve ser a conduta daquele que deixou modos e práticas que foram ultrapassados pela grande graça de Cristo crucificado.
O objetivo é confirmar a união dos cristãos em Cristo. As quatro cartas – Filipenses, Colossenses, Filemon e Efésios – são chamadas “cartas do cativeiro” porque foram supostamente escritas durante a prisão de Paulo.
Qual é o grande mistério de Deus citado em Efésios?
Efésios 5:32 Este é um mistério grandioso; refiro-me, contudo, à união entre Cristo e sua Igreja. Este é um mistério grandioso; refiro-me, contudo, à união entre Cristo e sua Igreja. Grande é este mistério, mas eu falo em referência a Cristo e à igreja.
O que Paulo disse sobre Deus e suas ações em Efésios?
Por essa razão eu oro a Deus, eu, Paulo, que estou preso por causa de Cristo Jesus para o bem de vocês, os não judeus. Com certeza vocês já sabem que Deus, por causa da sua graça, me deu esse trabalho para o bem de vocês. Deus me revelou o seu plano secreto e fez com que eu o conhecesse.
Ao afirmar que os santos haviam sido “selados com o Espírito Santo da promessa” (Efésios 1:13), Paulo referia-se à promessa de vida eterna que é feita aos santos fiéis nesta vida.
Certamente, Éfeso era famosa por seu Templo de Ártemis, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Como o cristianismo interagiu com a cultura e religião locais? Podemos encontrar lições sobre como manter nossa fé em um mundo diversificado e muitas vezes desafiador.
Como a Igreja é representada na carta de Paulo aos Efésios?
« Cristo amou a Igreja » precisamente como comunidade, como Povo de Deus e, ao mesmo tempo, nesta Igreja, que na mesma passagem é chamada também seu « corpo » (cf. Ef 5, 23), ele amou cada pessoa singularmente. De fato, Cristo remiu todos, sem exceção, todos os homens e todas as mulheres.
O Pai Celestial inspirou Paulo a ensinar sobre como podemos sobreviver aos ataques de Satanás. Esta lição tem como objetivo ajudá-lo a entender o que Deus providenciou para protegê-lo dos males do mundo, avaliar sua preparação espiritual atual e fazer um plano para melhorar sua proteção espiritual.