A obediência (do latim oboedire = escutar com atenção, de OB, “atenção”, + AUDIRE, “escutar”) pode ser classificada como uma das virtudes e se define como um comportamento pelo qual um ser aceita as ordens dadas por outro.
A obediência é a forma que temos para glorificar a Deus, Ele sendo glorificado derrama sobre nós bênçãos sem medidas, mas como nossa escolha tem sido nos afastar do criador e enveredarmos pelo prazer do pecado não conhecemos sua graça.
Obediência, frutificação eles entesouram a verdade dando-lhe boas-vindas em suas mentes, e a ocultam em seus corações, como uma regra de sua conduta, para que não mais pequem contra Ele. Aqueles que verdadeiramente amam a Cristo sempre andarão no caminho de seus mandamentos.
Ele disse: “Eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” (João 6:38). Sua vida inteira foi devotada à obediência ao Pai, embora isso nem sempre tenha sido fácil. Ele foi tentado de todas as formas como os outros mortais (ver Hebreus 4:15).
Quem quer obedecer a Deus precisa renunciar à própria vontade e fazer da vontade de Deus a sua própria. Obedecer a Deus é renunciar ao pecado e viver a santidade, pois a carne não quer rezar, a carne não quer ouvir a Palavra, não quer sair do seu conforto para fazer a vontade do Pai.
A obediência é uma forma de influência social que envolve a realização de uma ação sob as ordens de uma figura de autoridade. É diferente de conformidade (que envolve mudar seu comportamento a pedido de outra pessoa) e conformidade (que envolve alterar seu comportamento para acompanhar o resto do grupo).
Obedecer é praticar aquilo que foi ensinado. Envolve coragem e firmeza nas decisões para agir em conformidade com a ordem recebida. Esse princípio deve ser aplicado em todas as áreas da vida: financeira, sentimental, física, ministerial, etc.
"A nossa palavra obediência provém do latim, ob-audire; de onde vem audiência, audição. Ob é um prefixo verbal indicando uma inclinação para; ob-audire, estar voltado para. Estamos muitas vezes habituados a entender a obediência no sentido da servidão, da subserviência.
Na bíblia encontramos várias demonstrações de obediência, mas sem dúvida um dos maiores exemplos foi Jesus, pois ele veio na terra como homem, foi tentado como homem, mas mesmo assim prosseguiu em obediência ao seu pai, foi fiel até o fim e até em sua morte ele é um grande exemplo disso.
Qual é o significado da palavra obediência na Bíblia?
A palavra obediência, no nosso falar comum, parece significar a fidelidade ao cumprimento de ordens ou leis emanadas dos superiores; uma observância cuidadosa, se não escrupulosa, de tudo o que é mandado.
A obediência é a primeira forma de moral da criança e se estabelece pela relação de respeito unilateral que as crianças estabelecem com seus pais. O respeito é o sentimento de obrigatoriedade moral, enquanto a justiça é lei de equilíbrio das relações interpessoais.
A Bíblia diz em Hebreus 5:8-9: “Ainda que era Filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu; e, tendo sido aperfeiçoado, veio a ser autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem.” O próprio Cristo disse: “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho ...
A obediência aos mandamentos traz liberdade, crescimento pessoal, proteção contra o perigo e muitas outras bênçãos temporais e espirituais. Por fim, nossa obediência pode levar-nos à vida eterna na presença do Pai Celestial. Identificar essas bênçãos pode inspirar-nos e a outras pessoas a obedecer aos mandamentos.