Descoberto em 1803 pelo químico William Hyde Wollaston, o ródio está situado no grupo 9 da Classificação Periódica dos Elementos. É um metal de transição, pouco abundante, normalmente encontrado em minas de platina. Ele tem um ponto de fusão de 1966º C e de ebulição de 3727º C.
Ouro, prata e platina são os metais preciosos mais populares do mundo. No entanto, o mais valioso é quase desconhecido: o ródio. Nos últimos anos, seu preço aumentou surpreendentes 265%.
O ródio tem grande variedade de usos comerciais porque é um bom condutor de eletricidade. Além disso, devido à elevada dureza, é utilizado em ligas com outros metais, para que elas tenham resistência mais alta à corrosão.
Geralmente, peças usadas com frequência tem a duração do banho por cerca de 24 meses. Agora, com uso não frequente o banho vai durar muito mais tempo, podendo chegar a até 10 anos. A vida útil depende da qualidade do banho e da espessura da camada de ródio: camadas mais grossas possuem maior a durabilidade.
ESSE é o METAL mais CARO do MUNDO! Conheça o RÓDIO, o METAL MAIS CARO que o OURO!
Qual o valor de 1 grama de ródio?
O grama do ouro custa atualmente cerca de 67 dólares, com 0,0013 partes por milhão de ocorrência na crosta terrestre. No caso do ródio, no entanto, o preço está cerca de 144 dólares e sua abundância é de 0,000037 partes por milhão, de acordo com a Royal Society of Chemistry.
Enquanto o ródio oferece o máximo em brilho e durabilidade, a prata tradicional pode atrair aqueles que valorizam o charme autêntico do metal. Por outro lado, a prata rodinada representa um compromisso inteligente para quem busca a beleza da prata combinada com a praticidade do ródio.
Ele é extraído por poucos países. Entre eles, Rússia e África do Sul, a maior mineradora do metal. A produção, aliás, está em queda. Essa combinação de demanda em alta e oferta em baixa cria grande incerteza no mercado.
Não existem minas de ródio. Ele é, na verdade, um subproduto de outras atividades da mineração. Na África do Sul, que concentra 80% da produção, é um subproduto da platina. Na Rússia, é um subproduto do níquel.
O ródio é um metal raro, branco prateado, que pertence à platina metais do grupo (PGMs), que também inclui platina, paládio, irídio, ósmio e rutênio. O ródio é conhecido por suas propriedades excepcionais, como pontos de fusão e ebulição elevados, excelente resistência à corrosão e notável atividade catalítica.
Apesar de não existirem minas de explotação de Ródio, ele é obtido como subproduto da explotação de outros metais, como da platina e do níquel. O maior produtor mundial dele é a África do Sul, que concentra 80% de sua produção. Nesse país, ele é obtido de uma mina de platina pela empresa Impala Platinum Holdings.
Na joalheria e no segmento das semijoias o ródio é conhecido pelo seu brilho intenso. O metal tem uma cor prateada bastante semelhante a da prata, porém com uma intensidade de brilho ainda maior. Por isso, ele é amplamente utilizado para banhar joias e semijoias.
O ródio branco é um metal considerado precioso, ele pertence a família da platina que confere as peças aquele bela tonalidade prateada tão buscada pelas mulheres.
Na natureza, o ródio pode ocorrer em várias formas minerais, como sulfetos, arsenetos e ligas. Comum minerais que podem conter ródio incluem sulfeto de ródio (Rh2S3), arsenieto de ródio (RhAs) e liga de ródio-platina (Rh-Pt).
O ródio é um metal precioso bastante raro e o aumento em seu valor está relacionado à grande procura no setor automobilístico, uma vez que é usado nos catalisadores de carros para diminuir a emissão de gases poluentes, deixando os veículos mais sustentáveis.
O Brasil não produz os metais do grupo da platina, mas importa e exporta em variadas formas. Essa surpreendente tendência díspar entre importação e exportação representa o desenvolvimento do país, o qual depende de importação de platina e demanda incentivos na busca pelos minerais do grupo da platina.
Afinal, esse título é de um desconhecido: o ródio. O metal precioso é um elemento químico metálico raro, de elevado valor econômico, sendo menos reativo e mais suave e lustroso do que os outros.
Qual a diferença entre Ródio Branco e Prata 925/950? A diferença entre esses dois é que a Prata você pode tomar banho, pode molhar à vontade (porém deve evitar o contato com produtos químicos), já o ródio branco você não pode molhar, uma vez que o acessório vai perdendo o banho e escurecendo.
Os dois são materiais nobres, mas as correntes de ouro são mais caras porque ele é ainda mais raro de encontrar na natureza, do que a prata, viu? Além do preço, tem alguns detalhes que fazem a diferença. As correntes dos dois materiais costumam ser unissex. Ou seja, são feitas pra serem usadas por homens e mulheres.
Esse é um processo natural, que chamamos de oxidação. Isso pode acontecer, principalmente, com joias ou acessórios antigos, por absorverem a umidade do ar – ou quando são expostos à água – o que causa uma corrosão da superfície, resultando nessa cor escura.