A cerimônia do Jaleco é um ato de transição, onde os estudantes escolhem padrinhos ou madrinhas para vesti-los com esse importante equipamento de trabalho.
Dependendo da universidade, os calouros podem receber o jaleco de seus pais com seus respectivos nomes. Essa ação é um símbolo da primeira vitória de muitas, tanto para os estudantes, quanto para seus familiares.
Jaleco, guarda-pó, guardapó, avental ou bata é uma peça de roupa, normalmente de tecido branco, bordado com o nome e a profissão, utilizada como forma de barreira corporal em hospitais, laboratórios, fábricas, restaurantes, escolas, entre outros.
Conforme a OMS, os jalecos são usados para formar uma barreira de proteção e reduzir o risco de transmissão de microrganismos. Previnem a contaminação das roupas, protegendo a pele da exposição a sangue e fluidos corpóreos, salpicos e derramamentos de material infectado.
O jaleco é um importante símbolo da profissão médica e da saúde em geral. Ele representa a dedicação e o compromisso dos profissionais da saúde com a higiene e o bem-estar dos seus pacientes. O jaleco também pode ser usado como um símbolo da profissão que é relacionada à área da saúde.
“-Ao vestir esse jaleco, / na condição de bacharelando em Enfermagem/ eu juro pela minha vida e minha honra, / dedicar-me desde já a serviço da humanidade. / Vestindo este jaleco respeitando a dignidade / e os direitos da pessoa humana, / exercendo as atividades de forma consciente e dedicada. / mantendo elevados os ...
A Cerimônia Integrada do Jaleco é obrigatória e faz parte da formação acadêmica do aluno. Para par cipar da cerimônia, o aluno deverá atender às exigências de ordem legal e as orientações de caráter norma vo, discriminadas a seguir: 1.
Na hora da jura, os calouros devem se vestir roupas brancas e o jaleco deve seguir as seguintes normas: O jaleco tem um significado muito importante nesta celebração, pois transmite transparência, responsabilidade e pureza por profissões que são baseadas em amor e cuidado com o próximo.
Cerimônia do Jaleco de Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição, Estética e Fonoaudiologia; Calouros dos cursos da área da Saúde participam da Cerimônia do Jaleco.
“Falamos sobre biossegurança e sobre o cuidado na prática da profissão também. Essa cerimônia dá para o aluno o compromisso com o paciente, o compromisso de zelar pela vida, pela saúde do paciente”, pontuou Denia Rodrigues Chagas, coordenadora do curso de Enfermagem.
Embora a cor branca seja a mais comum para os jalecos de enfermeiros, os modelos femininos podem ter estampas ou cores diferentes, como rosa, lilás ou azul claro.
O evento representa uma vitória para os estudantes e seus familiares, pelos vários anos de estudos e sacrifícios. Vestir pela primeira vez o jaleco marca uma transição para o universo da saúde, indicando o comprometimento, responsabilidade e respeito às obrigações.
✅Cada estudante poderá levar até 2 pessoas convidadas; ✅Será gerada uma taxa de 30,00 reais; ✅O evento não é obrigatório, no entanto, incentiva-se a participação de toda a turma.
A Cerimônia do Jaleco não apenas simboliza a transição para uma nova etapa acadêmica, mas também reforça o comprometimento dos estudantes com os princípios da Psicologia: empatia, respeito e cuidado. Que esses jalecos sejam mais do que uma vestimenta, mas um lembrete constante do propósito que os une.
A cerimônia do Jaleco é um ato de transição, onde os estudantes escolhem padrinhos ou madrinhas para vesti-los com esse importante equipamento de trabalho.
Ontem, dia 21 de março, aconteceu a Cerimônia do Jaleco 2024.1 dos cursos de Biomedicina e Farmácia, realizada no auditório da Faculdade Edufor. Este evento semestral é aguardado com grande expectativa pelos alunos do primeiro semestre desses cursos, sendo uma tradição enriquecedora para todos os envolvidos.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) não adota nenhuma norma específica sobre o assunto, mas indica como boa prática da utilização do jaleco que ele seja usado apenas pelo médico que está no exercício da profissão. Se você não está trabalhando em uma instituição de saúde, não deve utilizar a peça.
Para realizar o juramento do curso, a turma elege um representante para proferir o texto. O juramentista escolhido pede para que todos os formandos fiquem de pé e com a mão direita levantada. Após isso, é feita a leitura pausada do texto, enquanto todos os demais repetem as frases.
A Junta recomenda aos alistados para apresentarem-se com roupas sóbrias, sem estampas nem cores extravagantes, tampouco bonés, chapéus ou óculos escuros, preferencialmente roupas nas cores preta, branca, azul ou verde escuro.
Procurarei ser um dos colaboradores da equi- pe de saúde, dedicando-me com paciência e lealdade ao bem estar de todos os pacientes confiados aos meus cuidados. Farei tudo que estiver ao meu alcance para manter elevados os ideais de minha profis- são, guardando o segredo profissional durante toda a minha vida.
1. Algodão. Em suma, esse tipo de tecido é macio, confortável e respirável, sendo uma das escolhas mais comuns para a confecção de jalecos. Isso porque o algodão é uma fibra 100% natural que pode ser facilmente lavado e higienizado.
Considerado um Equipamento de Proteção individual (EPI), o jaleco é um item indispensável na rotina de profissionais da saúde e estudantes da área. Esse acessório de segurança funciona como uma barreira contra micro-organismos nocivos à saúde humana que podem estar presentes em ambientes como clínicas e laboratórios.
O jaleco é um item muito comum na área da saúde, sendo usado por médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais que lidam com pacientes ou materiais biológicos.