O país que possuiu as condições necessárias para iniciar as Grandes Navegações foi Portugal. Ao longo do século XV, Portugal organizou inúmeras expedições no Oceano Atlântico, tendo como ponto de partida a conquista de Ceuta, em 1415.
Qual o país pioneiro no processo das Grandes Navegações?
Portugal foi o pioneiro na realização de grandes viagens marítimas. Voltado para o Atlântico e sem possibilidade de expandir-se dentro da Península Ibérica, os portugueses preferiram aventurar-se no Mar Oceano.
Grandes Navegações é o nome que se deu para as expedições de exploração do oceano que aconteceram a partir do século XV. Portugal foi o país que se lançou pioneiramente nessa empreitada, e a conquista de Ceuta, em 1415, é considerada o início das navegações portuguesas.
Quais foram os principais exploradores das Grandes Navegações?
Entre os mais famosos exploradores deste período, destacam-se Cristóvão Colombo (pela descoberta da América), Vasco da Gama (do caminho marítimo para a Índia), Vicente Yáñez Pinzón, Pedro Álvares Cabral, Bartolomeu Dias, Américo Vespúcio, John Cabot, Fernão de Magalhães, Willem Barents, Zheng He, Abel Tasman e James ...
O resultado das Grandes Navegações foi o “descobrimento” de uma série de novos locais pelos portugueses, como Açores e Madeira (ilhas atlânticas). Esse processo resultou também na chegada dos europeus ao continente americano em 1492.
As Grandes Navegações Marítimas #portugal #espanha
Qual é o resultado das Grandes Navegações?
As Grandes Navegações foram responsáveis por transformar Portugal na maior potência do mundo durante os séculos XV e XVI, por meio do grandioso império ultramarino formado pelos portugueses. Assim, Portugal estabeleceu colônias em diferentes partes do mundo: América do Sul, África e Ásia.
Os portugueses foram os grandes pioneiros das Grandes Navegações, mas foram os espanhóis quem enviaram a primeira expedição para a América nesse contexto.
Depois de muitas décadas a tentar chegar à Índia, após tentativas em que morreram milhares de portugueses e se perderam dezenas e navios, Vasco da Gama foi o navegador que fez o impossível: uniu, pela primeira vez na História, a Europa e a Ásia pelo mar. Circum-navegar África e o desconhecido foi heróico.
Quais são os dois países que mais se destacaram no período das Grandes Navegações?
Os países que mais se destacaram no período das Grandes Navegações (e dos Descobrimentos) foram Espanha, Portugal e Inglaterra, com uma participação menor, mas também importante, de Holanda e França.
No começo, o objetivo principal era encontrar uma nova rota para chegar nas Índias, devido ao mercado de especiarias provenientes daquela região que era dominado pelos italianos.
Com o ouro e o cobre retirados da África os portugueses compravam nas Índias as tintas, principalmente o anil, e toda gama de especiarias orientais: canela, pimentas, gengibre, etc.
Quais foram as principais etapas das Grandes Navegações?
1519 a 1522 – Fernão de Magalhães faz a primeira navegação ao redor do mundo; Décadas de 1540 a 1560 – Novas rotas comerciais com a chegada ao Japão; Décadas de 1600 a 1640 – Descoberta da Oceania pelos holandeses.
Porque Portugal foi o primeiro país a se lançar ao mar?
Portugal possuía uma posição geográfica privilegiada, situada no extremo ocidental da Europa, o que lhe permitiu ter acesso ao Atlântico e ao mar Mediterrâneo.
Conquistaram terras, amealharam riquezas e trouxeram para a Europa coisas jamais vistas. Em 1498 Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para a Índia, e em 1500 Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil. Os portugueses chegariam ainda a Oman (1508), à Malásia (1511), a Timor (1512), à China (1513) e ao Japão (1543).
Fernão de Magalhães deveria achar um estreito que ligasse o Atlântico ao Pacífico e estabelecer, neste Oceano, uma rota marítima bem sucedida até as Molucas. Tinha, também, que estabelecer uma rota favorável de volta à Espanha sem cruzar o Oceano Indico, que estava sob domínio português.
Depois de várias décadas a tentar chegar à Índia, em que morreram milhares de pessoas e foram destruídos dezenas de barcos, Vasco da Gama, um navegador português foi a primeira pessoa a chegar à Índia pelo mar. A viagem inicial que ocorreu entre 1497-1499, foi a primeira a unir a Europa à Ásia pelo mar.
Bartolomeu Dias foi um explorador português do século XV, cuja notoriedade se deve principalmente à sua viagem pioneira ao longo da costa africana. Sua expedição culminou na descoberta do Cabo das Tormentas, posteriormente renomeado pelos portugueses como Cabo da Boa Esperança.
Quando o assunto são as Grandes Navegações, o pioneirismo português sempre se destaca. Foi a partir do exemplo dado por Portugal que outros países da Europa, como Espanha e França, lançaram-se à navegação e exploração do Oceano Atlântico.
A sua posição geográfica privilegiada transformava o litoral português em ponto de chegada e partida de várias embarcações que circulavam por diversos mares e, principalmente, pelo Oceano Atlântico. Não por acaso, a classe mercantil desse país teve a oportunidade de firmar laços comerciais com diferentes nações.
Em que século foram iniciadas as Grandes Navegações?
O aperfeiçoamento dos instrumentos de navegação e a criação das caravelas, foram um importante fator que possibilitou as grandes viagens marítimas a partir do século XV.
A Igreja Católica também tinha interesse em financiar essas expedições para encontrar novos territórios e, assim, ter outros locais em que conquistar fiéis. O financiamento das expedições também potencializava o poder da Igreja. Em suma, a burguesia e a Igreja Católica financiaram as grandes navegações.
O termo "Índias" era usado na Europa, num sentido alargado, para referir várias regiões da Ásia não mapeadas - abrangendo a Ásia Meridional e o Sueste asiático e popularizou-se desde que Marco Pólo relatou as suas viagens. No século XV, a busca das riquezas das "Índias" motivou a chamada Era dos Descobrimentos.
Qual continente os portugueses conseguiram pimenta?
Com a chegada dos navegadores portugueses e espanhóis ao continente americano, muitas espécies de pimentas foram descobertas. As pimentas do gênero Capsicum já eram utilizadas pelos índios americanos (nativos) e mostravam-se mais picantes que a pimenta-do-reino.