Skank foi uma banda brasileira de pop rock formada em 1991 na cidade de Belo Horizonte. Durante toda a sua trajetória, sua formação foi composta por Samuel Rosa (vocal, guitarra e violão), Henrique Portugal (teclados, violão e vocal de apoio), Lelo Zaneti (baixo e vocal de apoio) e Haroldo Ferretti (bateria).
"Que País É Este" é uma canção da banda de rock brasileira Legião Urbana. Foi escrita por Renato Russo em 1978, quando o mesmo ainda pertencia à banda Aborto Elétrico.
A música oferece uma crítica direta à corrupção política, desigualdade social e outros problemas sistêmicos do Brasil. Sua mensagem desafiava a estimular reflexões sobre as questões que geraram a nação, incentivando um olhar crítico sobre a realidade.
Antes da apresentação, o grupo mudou seu nome para Skank, inspirado na música de Bob Marley, "Easy Skanking" ("skank" é um tipo de dança no ska ou uma técnica de guitarra usada em ska, rocksteady e reggae e "skunk" é o nome de uma variação da cannabis sativa, popularmente conhecida como maconha).
A letra da música é questionadora e pretende tecer uma severa crítica social. Quando foi criada, no final dos anos 70, já havia a sensação de impunidade e falta de regras civilizatórias. O compositor não critica apenas a classe política, mas também a corrupção espalhada e arraigada no nosso dia a dia.
Este se refere ao tempo presente: esta semana, este mês, este ano. Esse e aquele indicam tempo passado: esse é usado para um passado próximo e aquele, para um passado mais distante.
Lançada no final dos anos 80 no álbum 'Que país é este', é uma mensagem evidentemente atemporal que reunia recortes de um Brasil marcado pela censura, ditadura militar, violência, corrupção e agora a uma nem tão velada censura a liberdade de expressão!
Uma das maiores bandas de rock da história do país, a Legião Urbana tem um caso explícito de plágio. 'Que país é esse?' é uma cópia de 'I don't care', dos Ramones. Dizem que Renato Russo foi questionado sobre isso e respondeu 'Eu não ligo', que é exatamente a tradução para 'I don't care' .
Peguei emprestado como parte do título do artigo a composição musical criada por Renato Russo (Renato Manfredini Junior) em 1978 e que teve grande sucesso na banda Legião Urbana. A letra da música é questionadora e pretende tecer uma severa crítica social.
', lançada em 1987 no álbum 'Que país é este', da banda Legião Urbana, nunca esteve tão atual. A canção foi escrita por Renato Russo em 1978, durante a Ditadura Militar, e fala sobre as contradições sociais do Brasil.
“Que país é este”, também da banda Legião Urbana, merece destaque na argumentação para redação. Isso porque a música reflete problemáticas como desigualdade social, corrupção, alienação, capitalismo, violência e muito mais. Um dos seus trechos é: “Nas favelas, no senado, sujeira pra todo lado.
A letra aborda a corrupção, a desigualdade social e a falta de respeito às leis e à Constituição, elementos que, infelizmente, ainda são presentes na sociedade brasileira.
Esse trecho da música, “Que país é esse?”, banda Legião Urbana, revela uma crítica à sociedade capitalista de hoje que se acomodou de um modo, a não enxergar a pobreza que persiste no Brasil.
', lançada pela banda Legião Urbana na década de 1980, foi escrita em 1978, quando Renato Russo ainda participava de outro grupo, o Aborto Elétrico. Este ano, a letra completa 40 anos. E ela nunca esteve tão atual. A música foi lançada em 1987, no álbum 'Que país é este'.
A canção narra a saga de João de Santo Cristo, órfão, cuja trajetória de vida foi caracterizada pela inquietação, discriminação racial e dificuldade em lidar com figuras de autoridade, o que fez com que se tornasse um renomado traficante de drogas.
Esse trecho da música é, sem dúvidas, sobre sua autossuficiência e sobre não querer ser tratado como um objeto ou uma propriedade. Renato não quer ser dominado, quer ser respeitado enquanto pessoa. Ele não acha que esse sentimento retratado na canção seja amor verdadeiro.
As perguntas mais feitas e as respostas: Por que o Skank vai parar? A banda está respondendo essa pergunta há pelo menos um ano. O grupo afirmou que a decisão visa proteger o legado do grupo e liberar seus integrantes para seguirem em carreira solo ou em outros projetos pessoais.
O comunicado inicia afirmando diretamente sobre Samuel Rosa e o motivo dos cancelamentos: “Samuel Rosa, vocalista do Skank, recentemente testou positivo para Covid e por conta disso, a banda cancelará os shows que seriam realizados em Santa Catarina neste final de semana.
Hoje é o dia em que damos os parabéns ao cantor, compositor e guitarrista Samuel Rosa (@samuelrosaoficial), que está completando 58 anos de vida. Depois de passar três décadas com a banda Skank, em uma jornada de grande sucesso no cenário do pop rock brasileiro, o artista começou um voo solo em 2024.