O tratamento da tontura depende da sua causa, mas medidas como descanso, manter-se hidratado e bem alimentado, evitar ficar muito tempo em pé ou em aglomerações e gerenciar o estresse e a ansiedade podem ajudar a aliviar os sintomas.
Caso a tontura não passe, mesmo após se sentar, você pode se deitar e manter as pernas elevadas com ajuda de algum apoio. Essa posição ajudará o sangue a retornar ao cérebro mais rapidamente, se for o caso de uma queda repentina da pressão.
"Tontura incapacitante, dor de cabeça de forte intensidade, enjoos e vômitos são sinais de alarme para várias doenças graves e são sintomas comuns nas labirintites, portanto é sempre recomendado procurar um pronto-socorro no surgimento desses sintomas", alerta.
São exemplos de doenças que causam tontura: doenças cardíacas, diabetes Mellitus descompensado com hiper ou hipoglicemia, pressão alta ou pressão baixa, beber pouca água, desidratação, qualquer tipo de infecção, estresse, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, distúrbios do sono e outras.
O chá de Ginkgo biloba pode ser usado para combater a tontura ou a perda do equilíbrio causadas pela labirintite, pois esta planta melhora a circulação sanguínea dentro do ouvido, ajudando também a combater o zumbido.
São elas: tontura do aparelho labiríntico; tontura hemodinâmica; tontura de estruturas neurológicas; e tontura emocional. Abaixo, comento sobre as condições mais comuns que se encaixam em cada uma dessas categorias.
Quando a tontura é preocupante? De acordo com o Dr. Marcus Tulius, este sintoma causa preocupação quando está acompanhado de outros sinais que afetam a rotina, ou seja, impedem de trabalhar, fazer atividades físicas ou provocam mudanças no sono. Em casos assim, busque uma avaliação médica.
Essas sensações podem ser desencadeadas ou pioradas ao caminhar, ficar de pé ou mover a cabeça bruscamente. A tontura pode ser acompanhada de náuseas ou vômitos e também de zumbido ou abafamento auditivo. Os episódios podem durar segundos, minutos ou dias e podem voltar a ocorrer.
A melhor saída, portanto, é voltar a se sentar para evitar, inclusive, uma queda. Em alguns casos, a hipotensão pode estar associada a problemas circulatórios e, neste caso, sentar nem sempre faz a tontura passar. Os médicos recomendam que você se deite e eleve as pernas.
Estas medicações estão para a labirintite como a Dipirona (Novalgina) está para dor. Elas são medicações sintomáticas, ou seja, tendem a controlar (diminuir) a tontura sem agir sobre a causa, assim como a dipirona controla (diminui) a dor independente do que a causou.
A labirintite emocional tem cura e seu tratamento envolve uma combinação de terapia medicamentosa e psicoterapia. Alguns medicamentos como antidepressivos, ansiolíticos e betabloqueadores podem ser prescritos para aliviar os sintomas físicos.
Dimenidrinato. Outro medicamento para as vertigens, as tonturas do labirinto, é o dimenidrinato, o famoso Dramin. O Dramin é um inibidor do sistema nervoso central, ele acaba inibindo o sistema nervoso central como um todo, tem um efeito anticolinérgico, antiemético e anti-histamínico.
Quais são as causas da tontura? Existem diversas causas de tontura, incluindo problemas no ouvindo interno como a labirintite (inflamação do labirinto, estrutura que regula nosso equilíbrio corporal), desidratação, efeito adverso de algum medicamento e distúrbios neurológicos.
Sentir mal-estar e tontura é um sinal do corpo de quem tem algo errado com a sua saúde. Doenças como labirintite, enxaqueca, anemia, hipoglicemia ou problemas na pressão arterial podem causar esses sintomas.
A atividade física pode ser uma aliada nessa hora, já que os exercícios potencializam a circulação sanguínea, a capacidade cardiorrespiratória e o bem-estar de todo organismo, além de atuar diretamente na melhora do equilíbrio corporal.
Tomar água contribui para manter o organismo bem hidratado, aumenta o volume dos líquidos circulantes na corrente sanguínea, o que também possibilita que a pressão arterial fique mais estável, e consequentemente minimize a sensação de tontura causada pela hipotensão arterial.
Alimentos como amêndoas, sementes de girassol e nozes do Brasil são escolhas nutritivas que podem beneficiar o equilíbrio corporal. Além de incorporar esses alimentos à dieta, é importante que as pessoas que sofrem de tontura monitorem como se sentem após comer e ajustem sua alimentação conforme necessário.
De maneira geral, em caso de tonturas e fraquezas leves – principalmente quando uma pessoa já possui a tendência a sentir isso já há muito tempo – , uma dica é tomar um copo de água ou suco de laranja e deitar-se uns instantes.
Tomar suco de limão é benéfico para pessoas que sofrem de problemas cardíacos porque ele contém potássio. Ele controla a tensão arterial elevada e os sintomas que ela causa, como tonturas e náuseas, porque proporciona uma sensação calmante.
Evite comer alguns alimentos. Alguns alimentos podem piorar os sintomas de tontura. Por isso, fique longe de: cafeína, chocolate, refrigerante, álcool, energéticos, sal e açúcar. Veja em detalhes os alimentos que pioram os sintomas da labirintite.