Então, formação acadêmica é sinônimo de graduação, faculdade ou ensino superior, além de também se referir à pós-graduação. Ou seja, todos os cursos feitos em ambientes universitários, com saberes mais avançados do que aqueles vistos durante a Educação Básica.
A formação acadêmica refere-se ao conjunto de conhecimentos, habilidades e títulos educacionais que uma pessoa adquire ao longo de sua trajetória em instituições de ensino formal, como escolas, faculdades, universidades e centros de educação profissional.
Basicamente, existem três tipos de formação acadêmica que podem ser relevantes para o currículo: Educação básica: incluindo ensino fundamental e médio; Ensino técnico e profissionalizante: cursos técnicos ou de longa duração pertinentes à área; Ensino superior: cursos de graduação e pós-graduação.
Saiba como incluir sua formação acadêmica no currículo
Para preencher o campo de formação acadêmica no currículo, é recomendado seguir a sequência: Nome e modalidade do curso (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo em [nome do curso]); Ano de início e ano de conclusão; Sigla e nome da Instituição.
A formação acadêmica engloba aquilo que vem depois do Ensino Médio: graduação e pós-graduação. É nessa etapa de estudos que você adquire conhecimentos teóricos e técnicos muito aprofundados em determinada área, além de desenvolver as habilidades necessárias para a construção de uma carreira.
Existem duas maneiras de verificar se um diploma de curso superior é verdadeiro: Consultar o registro no MEC: O diploma de curso superior deve ser registrado no MEC. Para verificar o registro, basta acessar o site do MEC e inserir o número do diploma.
Formação inicial. É a formação que visa a aquisição de saberes, competências e capacidades indispensáveis para iniciar o exercício qualificado de uma ou mais atividades profissionais.
Qual a diferença entre escolaridade e formação acadêmica?
Formação acadêmica é a sua escolaridade, ou seja, geralmente refere-se ao seu estudo formal, que se divide em: Educação básica, Técnica e Superior. A Educação básica é o Ensino Fundamental e Ensino Médio, o Ensino Técnico refere-se aos cursos técnicos e o Ensino superior à graduação e pós-graduação.
Para colocar faculdade no currículo, inclua o nome do curso, a instituição de ensino e as datas de início e término. Caso ainda esteja cursando, use “previsão de conclusão em mês/ano”.
O grau acadêmico nada mais é do que a titulação que uma instituição de ensino confere ao aluno que conclui um curso de graduação ou pós-graduação. Por exemplo, se você se forma em um curso de graduação, recebe o grau acadêmico de graduado. Mas se fizer uma especialização, chega ao grau acadêmico da pós-graduação.
Com a formação acadêmica, você adquire conhecimentos, desenvolve habilidades e dá os primeiros passos na construção de uma carreira. E a boa notícia é que essa experiência tão importante é cada vez mais acessível às pessoas.
Doutorado. O doutoradoDoutorado: saiba tudo sobre essa pós-graduação é o diploma mais alto que qualquer aluno pode conquistar no Brasil. É indispensável para aqueles que pretendem atingir os mais altos níveis da carreira acadêmica.
A formação acadêmica é importante porque proporciona uma base sólida de conhecimentos teóricos e práticos em uma determinada área de estudo. Ela oferece aos estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais, como pensamento crítico, resolução de problemas e capacidade de pesquisa.
Os títulos de formação auxiliam o profissional a adquirir conhecimento na área desejada e entrar no mercado de trabalho com qualidade, por isso conheça cada uma das possíveis formações acadêmicas e suas relevâncias.
Por definição, formação acadêmica são todas as habilidades que você conquistou ao longo da sua trajetória de estudo em instituições de ensino. Mas se você acha que vale só colocar os cursos como graduação no currículo, saiba que você está enganado.
Os documentos comuns incluem diploma de conclusão de curso, histórico escolar, certificado de conclusão e declaração de matrícula. O diploma é geralmente emitido após a graduação, seja no ensino fundamental, médio ou superior, e é concedido pela instituição de ensino responsável.
É uma prova formal do nível de educação alcançado por um estudante e geralmente inclui informações como o nome do curso, a instituição, a data de conclusão e, em alguns casos, o histórico de notas.
O curso de formação é um programa educacional obrigatório para os candidatos aprovados em concursos públicos. Ele visa preparar os futuros servidores para as atribuições específicas de suas carreiras, proporcionando conhecimentos teóricos e práticos necessários para o desempenho das funções previstas no cargo.
Para deixar claro que você ainda está cursando a faculdade, é preciso inserir seu período atual no curso (primeiro período, segundo período etc ou primeiro semestre, segundo semestre e assim por diante). Também é possível escrever a palavra “cursando” ou “em andamento”.
O ensino superior, educação superior ou ensino terciário é o nível mais elevado dos sistemas educativos, referindo-se normalmente a uma educação realizada em universidades, faculdades, institutos politécnicos, escolas superiores ou outras instituições que conferem graus académicos ou diplomas profissionais.
O diploma é um diferencial no currículo que agrega a sua qualificação profissional. O ensino fundamental e o médio estão presentes em quase todos os currículos os candidatos. Dado isso, essa formação básica não é suficiente. Um curso superior direciona a carreira do profissional e o coloca numa posição vantajosa.