Que riscos oferece um vazamento de gás? Um vazamento de gás pode levar a falta de ar pois a molécula do gás LP é mais pesada que o ar e ocupa o lugar do oxigênio no ambiente, incêndios e até mesmo explosões. A falta de oxigênio pode ocasionar tontura, fadiga, náuseas, dor de cabeça, e respiração irregular.
Em casos graves de vazamento de gás, a exposição prolongada pode causar intoxicação. O monóxido de carbono (CO) é um subproduto da queima de gás e, quando inalado em grandes quantidades, pode levar a sérios problemas de saúde e até mesmo à morte.
O vazamento de gás é, sem dúvidas, muito perigoso e pode causar acidentes graves em qualquer cozinha, além de problemas à sua saúde como intoxicação e asfixia. Por isso, é importante estar sempre em alerta para evitar essas situações e também saber como agir caso encontre um vazamento na sua casa.
Em caso de vazamento de gás, se a caixa de eletricidade ficar do lado de fora da casa, você deve desligar todas as suas chaves. Porém, se estiver em um ambiente fechado, próximo ao vazamento, não toque em nada.
Em locais fechados, se um vazamento não for contido e resultar em chamas, pode levar à asfixia. Isso acontece porque o monóxido de carbono produzido durante a queima substitui o oxigênio no sistema respiratório, causando moleza, sonolência, queda da pressão arterial, entre outros sintomas.
Caso o gás seja tóxico, como é o monóxido de carbono (CO), acontece um tipo de asfixia. Ele combina na corrente sanguínea e rouba oxigênio do organismo. Então, a pessoa não processa oxigênio suficiente e é intoxicada”, explica Barcellos.
_ Não instale o botijão de gás em locais fechados, sem ventilação. Não deixe panos, papel ou outros materiais de fácil combustão próximos ao fogão ou ao gás. Em caso de vazamentos ou de princípios de incêndios os materiais de fácil combustão ajudam a propagar o fogo.
Não se assuste com um pequeno vazamento, o gás não é venenoso e o botijão não irá explodir. Entretanto, caso o vazamento persista, é importante remover o botijão para um lugar ventilado e chamar a empresa distribuidora", orienta.
Que riscos oferece um vazamento de gás? Um vazamento de gás pode levar a falta de ar pois a molécula do gás LP é mais pesada que o ar e ocupa o lugar do oxigênio no ambiente, incêndios e até mesmo explosões. A falta de oxigênio pode ocasionar tontura, fadiga, náuseas, dor de cabeça, e respiração irregular.
Quanto tempo demora para o gás de cozinha sair do ambiente? Isso dependerá da ventilação do ambiente. Se for um local bem arejado, em alguns minutos, não haverá nenhum resquício de gás no local. Por outro lado, se for um lugar sem saídas de ar, poderá ser preciso aguardar algumas horas.
– Afaste todas as pessoas do local; – Feche a alavanca que permite a circulação do gás para fora do botijão; – Se a chave de eletricidade ficar fora da casa, desligue-a; – Desconecte a válvula de saída de gás do regulador de pressão.
Abra todas as portas e janelas da casa para permitir que o ambiente fique o mais ventilado possível, assim pode auxiliar na dissipação do gás e reduzir a concentração dele dentro de casa. Vale reforçar, porém, a importância de não tentar consertar o vazamento por conta própria.
É normal vazar um pouco de gás? Alguém já deve ter falado para você que vazar um pouquinho de gás é normal ao ligar o fogão, mas não é verdade. Sendo assim, se perceber cheiro de gás, deve-se prontamente prestar atenção e buscar identificar de onde vem o odor.
Quando há vazamento de gás, qualquer atividade elétrica - como acender a luz, ligar um equipamento eletrônico ou o ventilador - pode provocar uma pequena faísca, suficiente para causar explosão de gás acumulado.
O vazamento de gás é algo bastante perigoso e, por isso, é importante sempre estar atento a possíveis acidentes. No entanto, o que nem todo mundo sabe é como identificá-lo, o que fazer caso esteja acontecendo e como evitá-lo.
Isso acontece porque a hemoglobina se liga ao monóxido de carbono cerca de 200 a 300 vezes mais do que ao oxigênio, formando a carboxiemoglobina e impedindo a ligação do oxigênio à hemoglobina. Consequentemente, isso faz com que nossos órgãos fiquem privados de oxigênio, fundamental para a vida.
O "cheiro de gás" é provocado pelo mercaptano, um agente químico que causa o forte odor quando há vazamento de gás. A substância inserida nos botijões como um alerta nos casos de vazamento. Desta forma, ao perceber um cheiro estranho, confira se a válvula do botijão de gás está aberta e feche imediatamente.
Você deve pegar uma esponja com detergente e água, e esfregá-la bem até que forme bastante espuma. Passe-a na válvula de conexão do bujão com a mangueira e também na conexão com o fogão. Se a espuma for soprada, então isso significa que há vazamento.
Como devemos proceder em caso de vazamento de gás sem fogo?
Abra as portas e janelas para ventilar o local e chame o corpo de bombeiros. Disque 193. Caso seja possível, feche o registro de gás. Se não puder, evacue o local e telefone para o corpo de bombeiros.
Problemas no uso e manutenção do gás: O uso incorreto de equipamentos de gás e falta de manutenção regular também podem resultar em vazamentos. A manutenção regular e a substituição de equipamentos desgastados são essenciais para manter a segurança de sua casa ou empresa.
Como saber se estou sendo intoxicada por monóxido de carbono?
“Os sintomas de uma intoxicação leve incluem dores de cabeça, enjoos, sonolência e confusão, que muitas vezes as vítimas concluem que são sintomas de outras doenças, como enxaqueca, intoxicação alimentar ou por bebidas alcoólicas. Isso faz com que as vítimas geralmente não saiam do local onde estão expostas.
Isso porque as moléculas do gás se ligam mais facilmente à hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio dos pulmões para o organismo. Quadro de intoxicação começa com sintomas de cansaço e moleza e evolui para sonolência, torpor e, caso a pessoa não seja socorrida, pode evoluir para coma e morte.