Inarizushi é uma espécie de sushi recheado com arroz avinagrado dentro de sacos de tofu frito. Foi inventado em Tóquio, por um chefe em 1848, que anunciou sua criação com o emblema do templo da deusa Inari .
De preparo simples e prático, o niguiri consiste em uma porção pequena de arroz e pedaços de peixes e outros frutos-do-mar por cima. Alguns restaurantes incluem, ainda, um pouco de wasabi, um tempero de textura pastosa e sabor picante muito usado na culinária japonesa.
Sushi é a combinação das palavras "su” e "meshi”. Em português, significam vinagre e arroz. Sushi refere-se ao arroz ligeiramente doce e com vinagre, às vezes chamado de shari, guarnecido (neta, em japonês) com frutos do mar, ovos ou legumes crus ou cozidos.
Masao conta que o sushi surgiu no Sudeste Asiático e teve seu primeiro registro em documentos do Japão. Na época, ele funcionava como uma conserva. Os filés do peixe cru eram salgados e acondicionados em um barril de madeira com camadas de arroz cozido entre eles.
O termo sushi vem de uma forma gramatical arcaica, com significado de "Risoto Japonês", não usada mais em outros contextos e significa, literalmente, "é azedo", num reflexo das suas raízes históricas de alimento fermentado.
Ura = reverso. Maki = enrolar. Uramaki é o sushi enrolado ao contrário, ou seja, diferente do hossomaki que leva a alga por fora, o ura tem a alga enrolada por dentro e o arroz por fora. Pode levar dois ou mais recheios.
A palavra sashimi significa "corpo furado", onde "刺身 = sashimi = 刺し = sashi ("perfurado", "preso") e 身 = mi ("corpo", "carne"), o que deve derivar da prática culinária de fincar o rabo e a barbatana do peixe às fatias de modo a identificá-lo.
O sushi é o prato mais conhecido do Japão. O peixe cru junto com arroz foi inventado ao longo do século VI a.C com a necessidade de preservar a proteína crua com o arroz enrolado, em forma de fermentação cereal.
Inari Ōkami (稲荷大神 também conhecida como Oinari) é um kami japonês das raposas, da fertilidade, do arroz, da agricultura, da indústria e do êxito em geral. Assim como as raposas, é dito que Oinari gosta de abura-age. O kami Inari retratado como um guerreiro. Esta descrição mostra a influência da deusa budista Dakiniten.
A mais famosa contribuição do Japão à cultura alimentar mundial – o sushi – geralmente é servido em restaurantes de sushi onde os fregueses se sentam no balcão e fazem seus pedidos ao chef de sushi item por item.
Oni pode ser traduzido como demônio, ogro ou troll, sendo assim, portanto, uma subdivisão dos yokai. Figura recorrente em peças de teatro, arte e literatura japonesa, os oni geralmente são representados como figuras imensas, com chifres e de pele vermelha, azul ou verde.
nome masculino. [ Culinária ] Bolinho de arroz avinagrado, originário da cozinha japonesa, com diversas coberturas ou recheios (ex.: nigiri de salmão). Origem etimológica:palavra japonesa, pelo inglês.
A refeição rápida significa enrolado com a mão, sendo que “te” significa mão e “maki”, enrolado. Este cone tradicionalmente feito de folhas de algas com recheio de arroz e peixe tem origem no Japão e se tornou muito comum pelas cidades brasileiras. E, obviamente, é presença garantida no rodízio japonês do Djapa.
O sushi é conhecido pela sua forma cilíndrica, ou seja, um rolinho de arroz e com diversos recheios, por outro lado, o sashimi tem o formato em que o peixe é cortado, isto é, em tiras.
Considerado um dos pratos-chave da culinária japonesa, o hossomaki é uma espécie de enrolado de sushi. Ao lado do uramaki, ele é certamente um dos elementos mais famosos nos restaurantes de todo o mundo, já que sua simplicidade e sabor marcante agradam a todos os gostos.
O hot filadélfia é um dos pratos da culinária japonesa mais adorados no Brasil. Com uma folha de alga desidratada, salmão, cream cheese, cebolinha e farinha de trigo é simples preparar o makimono empanado.
O peixe fresco é altamente valorizado na cultura japonesa, e o uso de peixe cru no sushi permite preservar seu sabor e textura originais. A técnica de preparação do peixe cru, conhecida como “sashimi”, realça as nuances naturais do peixe, proporcionando uma experiência gastronômica única e autêntica.