O que significa a sigla ITIL?
Essa é uma sigla que vem do inglês Information Technology Infrastructure Library, que, em tradução livre para o português, significa Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação. Basicamente, o ITIL serve para organizar processos de TI e orientar profissionais a exercer suas funções com eficiência.Qual é o papel da ITIL?
O objetivo do ITIL é ser uma referência em melhores práticas, utilizando os seus métodos de forma assertiva e sempre alinhado com os objetivos reais e estratégicos do negócio. Dessa forma as empresas garantem uma gestão eficiente dos seus processos em TI e consequentemente uma experiência positiva com os seus clientes.Onde o ITIL e aplicado?
Além do mais, o ITIL pode ser aplicado em setores operacionais e estratégicos de empresas de qualquer segmento e porte, desde que se tenham provedores de serviço de tecnologia.Quem usa o ITIL?
Tirando o conceito de totalidade, pois nada é 100% aplicável, a ITIL é fortemente recomendada para organizações que desejam trabalhar com a visão por processos e entrega de serviços.O que tem por trás da sigla comercial ITIL?
Quais são os 4 itens que compõe um serviço da ITIL?
Os princípios do ITIL 4
- Concentrar-se no valor;
- Começar por onde você está;
- Avançar iterativamente com feedback;
- Colaborar e promover a visibilidade;
- Pensar e trabalhar pensando no todo;
- Manter os processos simples e práticos;
- Otimizar e automatizar constantemente.
Quais são as práticas do ITIL?
Conheça os processos da ITIL
- 1 — Estratégia de Serviços (Service Strategy) ...
- 2 — Desenho de Serviços (Service Design) ...
- 3 — Transição de Serviço (Service Transition) ...
- 4 — Operação de Serviço (Service Operation) ...
- 5 — Melhoria Contínua de Serviço (Continual Service Improvement)
Quais são os processos ITIL?
Cinco processos de estratégia de serviços da ITIL
- Gerenciamento de estratégia para serviços de TI.
- Gestão de portfólio de serviços.
- Gestão financeira de TI.
- Gerenciamento de demanda.
- Gestão de relacionamento comercial.
Quais empresas utilizam o ITIL?
O ITIL foi criado a partir da necessidade de padronizar os processos da área de TI. O seu modelo vem sendo aplicado largamente em organizações privadas e públicas pelo mundo, como por exemplo: Microsoft, IBM, HP, HSBC, Boeing, Procter & Gamble e US Army (MAGALHÃES; PINHEIRO, 2007).Para que serve a certificação ITIL?
A certificação ITIL é uma das certificações mais reconhecidas no campo da tecnologia da informação. ITIL, que significa Information Technology Infrastructure Library, é um conjunto de práticas recomendadas que as empresas podem usar para gerenciar seus serviços de TI de forma eficiente e eficaz.Como surgiu a ITIL?
O ITIL começou com uma determinada coleção de livros, cada um abrangendo uma prática específica dentro do gerenciamento de serviços de TI, em torno de uma visão baseada no modelo de processo de controle e gerenciamento de W. Edwards Deming, conhecido também como Ciclo de Deming ou ciclo PDCA (Plan, Do, Check and Act).Quem desenvolveu a ITIL?
O governo britânico criou a ITIL na década de 1980.Como aplicar o ITIL em uma empresa?
Para implementar o ITIL da melhor maneira, é necessário customizar e integrar o framework de acordo com as necessidades da empresa. Personalizar as práticas é a melhor saída para não adotar processos desnecessários.Como funciona a metodologia ITIL?
É uma abordagem multidisciplinar, que se concentra em integrar pessoas, processos e tecnologia da informação, permitindo a uma organização operar de modo mais eficaz. Por outro lado, a Metodologia ITIL é uma estrutura de melhores práticas para o gerenciamento efetivo de serviços de TI em uma organização.Quais as etapas do ITIL?
Qual o ciclo de vida da ITIL?
- as necessidades do negócio;
- as demandas dos clientes;
- os riscos do negócio;
- as oportunidades do negócio;
- qual o retorno que o setor de TI consegue oferecer à empresa.
Quais as principais características do ITIL?
A principal característica da abordagem ITIL é a versatilidade. As práticas são escaláveis e flexíveis, permitindo que as organizações assumam o máximo ou o mínimo que quiserem. Assim, ele pode até ser adaptado para trabalhar em conjunto com outras práticas, incluindo COBIT, Six Sigma e TOGAF.Quais são as 5 estruturas que o ITIL é dividido?
Os ciclos que o ITIL aborda são: (1) Estratégia de Serviço; (2) Desenho de Serviço; (3) Transição de serviço; (4) Operação de Serviço e (5) Melhoria Contínua de Serviço.Quais são as principais vantagens do ITIL?
Vantagens do ITIL
- Otimizar custos e recursos. ...
- Definir e acompanhar objetivos. ...
- Desenvolver projetos alinhados à estratégia de negócios. ...
- Corrigir incidentes com rapidez e eficácia. ...
- Oferecer melhores serviços para o cliente final. ...
- Transmitir autoridade e segurança com a certificação.