V12 é uma configuração de motor de combustão interna em que 12 cilindros estão dispostos em duas bancadas de 6 cilindros, unidas pela parte de baixo, formando um "V".
Os motores V12 consistem em dois motores de seis cilindros em linha conectados entre si por uma manivela comum. Isso significa que eles são naturalmente equilibrados e que um pistão dispara a cada 60 graus de rotação do virabrequim, resultando em uma das entregas de potência mais suaves de qualquer motor.
O motor em V é mais usado em carros maiores, pois exige que o veículo tenha uma frente mais ampla. Dentro desse conjunto, temos os modelos V6, V8, V10 e V12, sendo os números indicados pela quantidade de cilindros. O mais utilizado hoje no Brasil é o V6, aparecendo em picapes, vans e carros utilitários esportivos.
Como exemplo, podemos citar a vacina V8 que protege o cão contra as doenças citadas + 2 sorovares* (“tipos”) de leptospira, enquanto a V12 protege contra as mesmas doenças + 7 sorovares de leptospira. *Os sorovares são variedades de uma determinada bactéria, considerando suas características imunológicas.
V6 é uma configuração de motor de combustão interna em que seis cilindros estão dispostos em duas bancadas de três cilindros, unidas pela parte de baixo, formando um "V". Estes motores podem ser tanto de ciclo de Otto, quanto de ciclo Diesel.
A denominação 8V ou 16V indica o número de válvulas no cabeçote do motor. Geralmente, um modelo com 8V entrega o torque máximo em rotações mais baixas. Por isso, esta configuração é a mais indicada para a cidade. No caso dos carros com 16V, a melhor opção é a estrada, pois o melhor desempenho aparece em altas rotações.
Nada de carro elétrico: nova Ferrari mantém motor V12 e tem mais de 800 cv. A Ferrari revelou nesta quinta (2) em Miami, nos Estados Unidos, seu mais novo esportivo com motor V12. Chamado de 12Cilindri, o lançamento estreia com versões cupê e conversível para substituir a Ferrari 812 Superfast na gama da marca italiana ...
Monoposto da Scuderia Ferrari tem motor V10 de 805 cv que gira a 17.350 rpm. A Fórmula 1 ainda continua como a principal categoria do automobilismo mundial, sendo vitrine para novas tecnologias.
O motor em V, por ser mais curto, gira mais rápido e alcança rotações mais altas, o que aumenta o desempenho e a potência do veículo! O motor em V é um tipo de motor de combustão interna em que os cilindros são dispostos para criar uma configuração em forma de "V" ao longo da linha do eixo do motor.
Como comparação, o V12 anterior tinha 700 cv de potência e 75,3 kgfm. O novo vai entregar 835 cv e 102 kgfm. “O motor V12 é há muito tempo um símbolo de potência e prestígio, mas também é uma declaração de paixão pela engenharia e habilidade técnica”, disse o diretor técnico da Aston Martin, Roberto Fedeli.
Existem diversos modelos e estilos de motores, com potências e capacidades diferentes, sendo que os motores mais comuns presentes nos veículos são os de 8v, 12v e 16v. Essa letra “V” na frente dos números significa “válvulas”, já o número é a quantidade de válvulas que o motor possui.
Se a maior parte das montadoras tem manifestado o abandono da produção de motores à combustão, a dinamarquesa Zenvo anunciou nesta semana o lançamento do motor V12 mais potente do mundo. Desenvolvido em parceria com a alemã Mahle, tem quatro turbocompressores e desenvolve até 1.267 cv.
Quando utilizado na indústria automobilística o motor V16 é geralmente usado em carros de alta cilindrada como o Devel sixteen e seus impressionantes 5007 cv. O mais notável automóvel equipado com um V16 foi o Cadillac Sixteen debutado em 1931.
Enquanto os carros mais tradicionais, de passeio, contam com quatro cilindros, os carros com motor em V, como os V6 e V8, contam com seis e oito cilindros respectivamente, sendo distribuídos metade de um lado e metade do outro em cada caso.
entre os cilindros. Um V8 é uma configuração de motor de combustão interna em que 8 cilindros estão dispostos em duas bancadas de 4 cilindros, unidas pela parte de baixo, formando um "V".
Os motores 8V são mais simples e econômicos que os motores 16V. Eles têm menos peças móveis, reduzindo o atrito e o desgaste. Isso também significa que eles requerem menos manutenção e são mais baratos de reparar. Os motores 8V também são mais eficientes em rotações mais baixas.
Se fizermos um comparativo, o carro equipado com 16 válvulas é mais cansativo de dirigir na cidade por ter uma faixa de torque e potência em alta rotação, exigindo muitas trocas de marchas, ao contrário de um veiculo com motor de 8 válvulas, que tem essa faixa de torque e potência mais baixa e permite menos mudanças.
Essa é uma informação utilizada pelas fábricas para denominar o escalonamento de seus motores como 1.0, 1.6 e assim por diante. Assim, um carro 1.0 possui mil cilindradas, enquanto um 1.6 comporta 1.600 cilindradas.