A mita era uma instituição de origem inca, utilizada por essa civilização quando da formação de seu império, antes da chegada dos europeus. Consistia na exploração das comunidades dominadas, utilizando uma parte de seus homens no trabalho nas minas.
Uma das modalidades de trabalho utilizada pelos espanhóis foi a mita, que também era conhecida pelos nomes de “repartimiento” e “cuatéquil”. Nesse sistema, amplamente empregado na extração e beneficiamento de minérios, os índios eram escalados por sorteio para uma temporada de serviços compulsórios.
a) A mita – Era um sistema de trabalho a favor do império. Foi um turno de trabalho na construção de estradas, fortalezas, pontes, centros urbanos, templos, canais de irrigação e mineração.
Os mitayos eram, majoritariamente, responsáveis pela realização da retirada do mineral das minas e acabavam por carregar a sua produção em bolsas de couro em suas costas, podendo, também, realizavar a atividade de incorporar o metal selecionado para moer nos engenhos.
A mita consistia em um trabalho compulsório, ou seja, os indígenas trabalhavam para os espanhóis de maneira forçada, mas recebiam algo em troca, e essa troca recebia o nome de encomienda, onde os indígenas recebiam catequese e alimentos.
MITA x ENCOMIENDA - ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS - SOS História {Prof.Pedro Riccioppo}
O que era o sistema de Mita?
Uma das modalidades de trabalho utilizada pelos espanhóis foi a mita, que também era conhecida pelos nomes de “repartimiento” e “cuatéquil”. Nesse sistema, amplamente empregado na extração e beneficiamento de minérios, os índios eram escalados por sorteio para uma temporada de serviços compulsórios.
A “Mita” (adap- tação espanhola do sistema de cuatequil ameríndio) e a “encomenda” (sistema de trabalho introduzido pelos espanhóis, que consistia na captura e exploração do trabalho ameríndio em troca de uma suposta “proteção” e da catequização), foram regimes de trabalho forçado que burlavam a proibição da ...
A mita era um sistema de trabalho forçado imposto pelos espanhóis aos povos indígenas, que consistia na obrigatoriedade de os indígenas trabalharem por um determinado período de tempo em minas ou em obras públicas.
Os nativos trabalhavam sob terríveis condições, expostos a enfermidades do pulmão, em conseqüência da atmosfera poluída e úmida. Enquanto estavam submetidos a este trabalho, não saíam de lá, dormiam no mesmo local onde exerciam suas tarefas, dentro da mina.
Huáscar (1491 – 1533) se autoproclamou inca e se estabeleceu na cidade de Cusco. Seu irmão Atahualpa (1500 – 1533) reuniu um poderoso exército na cidade de Quito, de onde tentou tomar o poder. As batalhas foram numerosas e com mortes de ambos os lados. Estima-se que entre 60 mil e 1 milhão e cem mil morreram.
Eles tinham uma sociedade altamente organizada e complexa, com uma economia baseada na agricultura, engenharia hidráulica, mineração e comércio. Dentre os povos pré-colombianos, os incas eram também os mais desenvolvidos em termos médicos e conhecimentos astrológicos.
Mestiços são pessoas que descendem de duas ou mais etnias diferentes, possuindo características de cada uma das etnias e povos de que descendem. Pode-se citar como exemplo, pessoas que tenham antepassados negros e brancos, asiáticos e brancos ou negros e ameríndios, mistura muito comum nos países da América Latina.
A população era formada por brancos (senhores de engenho), índios catequizados, negros africanos escravizados e mestiços. A sociedade colonial brasileira foi constituída em um modelo patriarcal, onde o homem não era somente o chefe de família, mas também o dono de tudo.
A encomienda permitia ao encomendero, um fidalgo espanhol, a cobrar tributos na forma de trabalho ou de bens materiais à determinada população indígena. Em troca, o encomendero deveria evangelizá-las, cuidá-las e defendê- las. As encomiendas eram hereditárias, mas não perpétuas.
O nome de Mita —cujo significado é Espírito de Vida— é o cumprimento das profecias bíblicas que indicavam que Deus revelaria um novo nome para estes dias (Isaías 52,6; 62,2.
Mita; Era o trabalho obrigatório que os membros das aldeias tinham de prestar para os espanhóis quatro meses por ano. Encomienda; Era o direito concedido ao colono espanhol de explorar o trabalho indígena nas minas, plantações e fazendas. Espero ter ajudado!
Os adelantados, pelo contrário, eram conquistadores, militares em essência, surgidos como avançada do poder real na luta contra os mouros. As vantagens perseguidas, se econômicas, eram mais derivadas do saque inicial e do posterior governo sobre aqueles que, sim, iriam produzir.
Mita, palavra de origem quéchua (língua falada pelos incas) que significa “turno”, era o trabalho obrigatório prestado pelos homens para o Império Inca. A mita era usada para execução de obras públicas do império: construção de pontes, estradas, aquedutos, templos etc.
No Peru era conhecido como mita, (termo quechua para turno) e no México, como coatequitl (termo nahuatl, para trabalho compulsório). Concomitante a tais mudanças é iniciado o estabelecimento de “pueblos de índios” e de “reduções”, cujo objetivo é a criação da “República de índios”.
02.06.2023, às 11H50. Depois de agitar os palcos cariocas, o MITA Festival chega a São Paulo neste final de semana, com shows de Lana Del Rey, Florence + The Machine, HAIM e muito mais.