O jogador chegou a abandonar a carreira, em 1944, e a deixar de frequentar estádios por conta do insulto que, mais tarde, se tornou seu maior orgulho, assim como de toda a torcida do Coritiba. No Campeonato Paranaense de 1969, a torcida adotou o apelido, transformando-o em grito de guerra: “Coxa! Coxa!
Com o passar do tempo, o termo foi assimilado pela torcida coritibana e a expressão “Coxa” virou sinônimo do amor da galera. Com o passar das décadas, os torcedores alviverdes aderiram e adotaram de coração o termo “Coxa”, que virou marca duma torcida.
O Coritiba Foot Ball Club é da cidade de Curitiba, no Paraná, e foi fundado por alemães. É o mais antigo time do Estado e um dos principais, sendo chamado pelos torcedores de Coxa.
Foi em 1941, em um Atle-Tiba decisivo do Campeonato Paranaense que tudo começou. O atleticano Jofre Cabral e Silva insultou o jogador chamando-o de “quinta-coluna” e “coxa-branca”, uma alusão a pele clara do alemão.
No que se refere aos campeonatos de nível nacional: Campeonato Brasileiro em 1985, Campeonato Brasileiro série B em 2007, Festival Brasileiro de Futebol em 1997 e Torneio do Povo em 1973.
Ponta Grossa, uma das maiores cidades do Paraná com mais de 300.000 habitantes, é considerada o berço do futebol paranaense, pois foi aqui na Princesa dos Campos que em 1909 disputou-se o primeiro jogo de futebol oficial da história do Paraná, entre ponta-grossenses e curitibanos, com vitória de 1 a 0 para o time da ...
Em 1909, ano de fundação do Coxa, a grafia da cidade era feita de duas maneiras: Coritiba, grafia européia, e Curityba, grafia tupi-guarani. Ambas estavam corretas e eram usadas em livros quando se referiam a cidade. Tempos depois a capital paranaense passou a ter apenas uma grafia: Curitiba.
O Corinthians tem o apelido de timão, referente por ser um time grande, muito poderoso, o Goiás e apelidado de Esmeraldino, referente a cor verde do clube, o Grêmio e apelidado de mortal. pela fama de superar adversidades impossíveis. O Internacional e chamado de Colorado.
No primeiro jogo, no Joaquim Américo, um dirigente rival se referia a Hans Egon Breyer, descendente germânico como “coxa-branca”. O Coritiba venceu por 3x1 e foi campeão com uma vitória por 1x0 transformando os insultos em sinônimo de conquista.
O Coritiba, dono de uma história vitoriosa no Campeonato Paranaense, acumula 39 títulos ao longo de sua trajetória brilhante. O mais recente, conquistado em 2022, reafirma a posição de destaque do clube no cenário estadual após cinco anos sem levantar a taça.
Atual campeão da Libertadores e Copa do Brasil, o Flamengo aparece na primeira colocação pelo segundo ano consecutivo. A equipe carioca apresentou uma variação positiva de 41% em relação a 2021, aumentando de R$ 2,6 bilhões para R$ 3,8 bilhões.
Tradição coritibana é o reconhecimento nacional, internacional; o reconhecimento do estado e sua capital. O reconhecimento que torcer por este Clube, nossas raízes, nosso sangue, nossa família é maior que qualquer coisa. O sentimento pelo Coritiba é algo difícil de explicar pelo mais apaixonado dos coxas-brancas.
No novo milênio, o Coxa voltou a comemorar. Conquistou o título invicto de 2003 e o bi-campeonato heróico em 2004. Em 2008, o último título, mais uma vez, sobre o rival Atlético-PR.