O que é uma cárie paralisada?
A cárie inativa nada mais é do que uma lesão estagnada. A bactérias iniciam o processo de danificação do dente, mas por algum motivo, como a melhora da higiene bucal ou a remoção de placas dentárias, acabam não evoluindo e não chegam a corroer o esmalte dos dentes.O que paralisa a cárie?
Quando a cárie é descoberta em fase inicial, por exemplo, um tratamento com flúor pode paralisar a cárie e reabilitar o dente.Quais são os 3 tipos de cárie?
As cáries são categorizadas principalmente pelo local de aparecimento na superfície dos dentes. Dessa forma, temos a cárie coronária, radicular e a recorrente (em que sua caracterização é um pouco diferente).Como saber se a cárie está morta?
Quais são os sinais de dente morto?
- escurecimento dental;
- dor de dente;
- aparecimento de pus na região;
- mau hálito;
- inchaço no rosto.
Cárie dentária e sua influência sobre a saúde ©
O que é cárie estacionária?
Como já mencionado, a cárie inativa ocorre quando a cárie dental fica paralisada. Já quando se trata de uma cárie ativa, ela dá continuidade ao processo de deterioração do dente.O que é cárie radicular?
A cárie radicular é a lesão caronária que atinge a raiz do dente, deixando a região radicular mais exposta. É comum em pessoas adultas e idosas, por se tratar de um quadro mais avançado. Afinal, o que é cárie? A cárie nada mais é do que o comprometimento de nossa estrutura dentária causado por uma infecção bacteriana.Quanto tempo leva para uma cárie virar canal?
Segundo especialistas, a cárie pode levar até 3 anos para penetrar no esmalte do dente. Contudo, seu avanço nas demais camadas é bem mais rápido. Em mais ou menos 1 ano após transpor o esmalte, a cárie pode destruir o dente.O que uma cárie profunda pode causar?
Infecção: a cárie profunda pode permitir que bactérias e outros agentes infecciosos entrem na polpa do dente, causando infecção e inflamação. Perda do dente: a doença bucal em estágio avançado pode levar à perda do dente afetado. Abscesso: uma infecção pode se alastrar e causar um abcesso.O que acontece quando a cárie come todo o dente?
Se não for tratada, as bactérias e os ácidos continuam a destruir o esmalte e a lesão pode progredir até à dentina. A dentina é a parte do dente existente entre o esmalte e a polpa dentária. Quando a cárie atinge a dentina, o nível de dor começa a intensificar-se, podendo sentir uma dor aguda no dente infetado.Como paralisar a cárie?
Hoje em dia, podemos inativar, se for pequena e controlar com radiografias e exames clínico periódico. Existem produtos que ajudam nesta prevenção. Outra possibilidade é fazer uma mínima intervenção e restaurar com ionômero ou resina. Todo este planejamento depende de uma avaliação profissional.Como saber se a cárie já atingiu a polpa do dente?
Quando o dano chega à dentina, que é a camada abaixo do esmalte, o paciente pode começar a sentir sensibilidade e dor ao mastigar ou em contato com alimentos e bebidas quentes, frias ou doces. Quando a infecção chega à polpa, que é interior do dente, onde ficam os nervos, a dor é intensa e pode ser contínua.Como que é o bichinho da cárie?
Quando criança, quem nunca imaginou a cárie como um bichinho que comia os dentes? Na verdade, quem causa a cárie dentária são bactérias, que não são bichinhos, são micro-organismos. A ação destes micro-organismos nos tecidos dos dentes causam séria destruição.Porque tenho cárie mesmo escovando os dentes?
De olho na salivaQuando as pessoas não produzem muita saliva, que acaba por ser um agente de proteção das bactérias da boca, a tendência para ter cáries é maior.
Como saber se a cárie atingiu o nervo do dente?
Quais os sintomas da cárie na raiz do dente?
- sensibilidade ao calor e frio;
- dor de dente constante e aguda na região afetada;
- dor durante a mastigação;
- inchaço e vermelhidão na gengiva ao redor do dente cariado;
- sensação de que o dente está solto;
- rachaduras no esmalte do dente;
- retração do tecido gengival;
Como saber se a cárie está avançada?
Apesar de pouco perceptível no começo, é umsinal precoce de que a saúde bucal precisa de atenção. Quando essas manchas chegam na coloração marrom ou preta, é indicativo de uma deterioração profunda. Nesse estágio avançado de cárie, o dano é mais extenso e pode até mesmo comprometer a estrutura interna.Quando a cárie fica perigosa?
Cárie gravePara cáries que já atingiram a polpa do dente, representam risco de infecção ou formação de pus na raiz é preciso realizar um canal radicular. Esse procedimento, apesar de possuir fama de ser muito doloroso, é feito sob anestesia. Portanto, não é preciso medo.
O que acontece se ficar com cárie por muito tempo?
Quando a cárie não é tratada, a tendência é de que ela se agrave com o passar do tempo. As bactérias se proliferam cada vez mais e as agressões para o esmalte dentário se intensificam, podendo causar uma perda significativa da estrutura do dente ou do próprio elemento dentário.Quando a cárie é grave?
Infecções dentárias: Quando uma cárie não recebe tratamento, ela pode atingir a polpa do dente, onde estão localizados os nervos e vasos sanguíneos. Isso pode levar a uma infecção, resultando em dor intensa, inchaço e até mesmo febre.O que é uma cárie inativa?
A cárie ativa acontece quando o acúmulo das bactérias na boca fica alojado no esmalte dos dentes. Por outro lado, na inativa, há a continuidade do processo de deterioração da região. Logo, esta última pode ser caracterizada como mais perigosa para a saúde bucal e até exigir uma restauração completa para o tratamento.Como saber se a cárie virou um canal?
Se você sente dor ao comer alimentos açucarados, pode ser um sinal de cárie extensa ou retração de sua gengiva . Um tratamento de canal é recomendado se a cárie atingir o tecido nervoso. Além disso, se houver inchaço sem dor, é possível que haja uma infecção seguida de um abcesso.Tem como tirar cárie sem anestesia?
O tratamento tradicional para cárie, com o uso da broca, pode ser necessário o uso da anestesia pelo dentista. No entanto, já existem tratamentos alternativos que não usam a broca para eliminar as cáries e dispensam o uso da temida agulha de anestesia. Um exemplo é o gel de papaína, também conhecido como papacárie.Quando a cárie atinge o osso?
Sem tratamento, a cárie avança para inflamação da gengiva e a infecção pode chegar à raiz, com formação de abscessos, perda do dente e acometimento de ossos e outros dentes da região.O que é cárie Subgengival?
Em algumas situações , a cárie pode estar subgengival ( escondida debaixo da gengiva ) sendo necessário fazer uma manobra cirúrgica para que o dentista tenha acesso direto à cavidade proporcionando qualidade técnica ao trabalho restaurador .O que é cárie de colo?
Cárie cervicalÉ um processo cariogênico furtivonão apenas porque começa em uma área oculta do dente, mas também porque frequentemente leva a outras patologias, como gengivite e periodontite. Ele geralmente leva a outras patologias, como gengivite e periodontite. como gengivite e periodontite.