O amendoim (Arachis hypogaea) é considerado uma leguminosa assim como o feijão e a soja por ser um grão produzido em vagens. Apesar disso, ele possui características e benefícios parecidos com oleaginosas.
Contudo, o amendoim é classificado como uma leguminosa oleaginosa, assim como a soja, pois apresenta propriedades semelhantes às oleaginosas e, assim, se encaixa nas mesmas recomendações nutricionais desse grupo.
O amendoim, gênero Arachis, é nativo da América do Sul, e pertence à família Fabaceae (Leguminosae), tribo Aeschynomeneae, subtribo Stylosanthinae. Compreende mais de 80 espécies já identificadas e descritas.
O alimento pertence à família das leguminosas, ou seja, é parente próximo do feijão, da lentilha e até mesmo da ervilha. Também é rotineiramente chamado de oleaginosa devido aos seus valores nutricionais compatíveis com esse grupo alimentar.
Seja como petisco, snack ou em pasta, o amendoim é uma das leguminosas mais consumidas no mundo, e além de delicioso, tem diversas propriedades que o tornam benéfico para a saúde. O amendoim é rico em gorduras boas, proteínas, vitamina do complexo B e E e é um antioxidante natural.
AMENDOIM quais os benefícios, devemos ou não comer | Dr Juliano Teles
Que tipo de vegetal é o amendoim?
O amendoim é uma leguminosa de origem vegetal, da família Fabaceae. É uma planta originária da América do Sul e é hoje um dos principais cultivos da África, onde faz parte de vários pratos da culinária.
O amendoim é uma semente pertencente a uma planta herbácea, faz parte do grupo das leguminosas (oleaginosas), embora seja muitas vezes incluído no grupo dos frutos secos por ter uma composição semelhante às nozes e amêndoas.
O amendoim (Arachis hypogaea L.) é uma planta cultivada cujas sementes, ricas em óleo e proteína, são produzidas abaixo da superfície do solo e podem ser consumidas cruas.
Muita gente acha que ela é uma oleaginosa, já que é frequentemente associada às outras nozes e castanhas, tem uma casca dura, pode extrair óleo, não precisa ficar de molho e é rica em gordura e antioxidantes. Apesar disso tudo, o amendoim é uma leguminosa, já que botanicamente tem a mesma estrutura de vagem.
O amendoim cru é uma ótima maneira de consumir o alimento, garantindo todos os seus nutrientes e minerais. A casca vermelha do amendoim, inclusive, tem um excelente percentual de fibras.
A origem do amendoim é incerta. Segundo alguns historiadores, é oriundo da América do Sul (Argentina, Bolivia, Brasil, Peru ou Leste dos Andes) e muito utilizado pelos indígenas. Provas são os trabalhos – potes e vasos de barro – encontrados em formato de amendoim.
Rodrigo de Souza Silva, conhecido por Rodrigo Amendoim ou Mendo, ganhou notoriedade na internet ao produzir vídeos de conselhos amorosos misturados com bom humor. Ele também dividia seu dia a dia com os seguidores e acumulou 1,5 milhão de seguidores no Instagram antes de sua morte.
As oleaginosas são as nozes, sementes, castanhas como do Pará, caju, avelã, pistache, amêndoas, entre outras. Elas possuem gorduras boas que complementam uma dieta saudável.
O Amendoim (Arachis Hypogaea L.), também chamado: amendoí, amendoís, mandobi, mandubi, mendubi, menduí, minuim, mindubi, lenae e duckworth, é uma planta da família fabaceae. Embora confundido com noz. O amendoin é um membro da família da beterraba marinha e seu fruto é do tipo vagem.
Você sabia que o amendoim é uma leguminosa? Tecnicamente considerado uma ervilha e pertencente à família do feijão, é geralmente incluído entre as sementes oleaginosas devido ao seu alto teor de óleo.
Por ser rico em gorduras monoinsaturadas, o amendoim ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, o que ativa o metabolismo, auxiliando na perda de gordura. O amendoim também auxilia no desenvolvimento de massa muscular, etapa fundamental para quem deseja perder peso.
A Embrapa aponta que os paulistas respondem por 80% da produção de amendoim nacional. O cultivo tem rotatividade para renovação do solo com o plantio de cana-de-açúcar. O cultivo também tem espaço em Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Bahia e Rio Grande do Sul.
Você sabe a diferença entre amendoim e castanha? Apesar de serem parecidos, o amendoim é uma leguminosa, já as castanhas fazem parte do grupo das oleaginosas e são menos gordurosas em relação ao amendoim.
Atualmente são diversos os outros alimentos feitos com amendoim. Entre os mais populares, estão a farinha, o óleo, a pasta de amendoim, a paçoca, o pé de moleque e o torrone. As sementes também podem ser consumidas como petisco, in natura, torradas e salgadas, ou trituradas para doces e sobremesas.