Ser sempre o centro das atenções é a marca registrada de uma pessoa narcisista. Visto isso, o foco deve ser ela o tempo inteiro e, além disso, querem ser admirados a todo o instante também. Por isso, esperam ser atendidos de forma especial e ficam irritados quando isso não acontece.
As pessoas frequentemente se sentem atraídas por narcisistas devido à sua habilidade em exibir charme e confiança. Isso pode ser particularmente atraente para aqueles que se sentem emocionalmente carentes ou solitários, pois os narcisistas oferecem uma ilusão de atenção e compreensão.
O narcisista gosta de receber validação a todo instante. Quando ele fala, ele tem que ser ouvido a qualquer custo. E quando ele realiza uma tarefa, ele quer todo e qualquer louro. Ele precisa sentir o mundo o coloca num pedestal.
Qual o perfil das pessoas que mais atraem os narcisistas?
Qual a ferida emocional do narcisista?
Quando isso ocorre, o narcisista se sente ofendido, reage com frieza, sadismo e agressividade. Essas pessoas não toleram a ideia de fracasso, então, ficam enfurecidas ou deprimidas. Dessa forma, também passam a agir, na maioria das vezes, com “barganha demagógica” para amenizar os ataques contra ele.
Os narcisistas grandiosos são arrogantes, dominantes e extrovertidos. Eles tendem a ter a autoestima elevada, são ousados e assertivos e se sentem felizes e confiantes em relação a suas vidas. Os narcisistas vulneráveis, por outro lado, são retraídos, neuróticos e inseguros.
Uma equipe internacional de pesquisadores diz que os narcisistas tendem a se destacar em educação, trabalho e vida sentimental. Seu "elevado senso de autoestima", dizem, lhes garante uma grande autoconfiança.
Conquistar (e prender) a atenção de um narcisista é uma experiência diferente de qualquer outra interação social. Essas pessoas costumam buscar relacionamentos para suprir uma necessidade de atenção, admiração e afeto — e, pensando assim, você pode tirar proveito disso.
Simplesmente porque ele acredita que é assim, bondoso, caridoso e disposto a ajudar. Por isso que ele prioriza estranhos ao invés de priorizar esposa e filhos. Porque ele quer receber a validação e o reforço externo dessa auto imagem fantasiosa que ele tem dele mesmo.
Dependência de afeto e amor do outro (para manter o sentido de si mesmo) e, ao mesmo tempo, não se preocupa com a necessidade do outro; Sensação de direito e exigência de admiração constante e excessiva; Exagero em conquistas e talentos.
Eles tendem a idealizar o parceiro, elogiando-os excessivamente e prometendo coisas que sabem que irão agradá-los. Isso pode criar um vínculo emocional forte e intenso no início, fazendo com que a outra pessoa se sinta atraída e emocionalmente conectada com o narcisista.
Os narcisistas são capazes de amar e agir de maneira amorosa, mas isso tende a ser condicional, pois as demonstrações de amor dependem do que você pode dar a eles em troca. Para pessoas com transtorno de personalidade narcisista, os relacionamentos tendem a ser transacionais.
Fazer elogios a um narcisista é a melhor forma de conseguir o que você quer dele. Como quem tem esse transtorno de personalidade já acha que é melhor que todos, nunca existe o risco de você inflar "demais" o ego de alguém assim. Basta sorrir e apontar as melhores qualidades do outro!
Embora a pessoa narcisista pareça ter confiança e autoestima elevada, ela pode estar sempre à espera de repreensões. Não suporta críticas, mas, por temer recebê-las, passa muito tempo pensando na possível reprovação que receberá de terceiros. Deste modo, responde mal a comentários inócuos.
Uma vez satisfeita a curiosidade dele, ele a deixa em paz por um tempo. A sua reação à “manobra aspirador” é uma recompensa ao narcisista. Por exemplo, se você tratá-lo bem, ele vai querer essa atenção de novo. Se você o destratar, ele vai querer se vingar e obter a sensação prazerosa de humilhar você de novo.