Como é feita a sedação para a endoscopia?
O tipo de anestesia feita para endoscopia é a sedação profunda. A sedação vai agir na consciência e no estado de sono e vigília. Ao ser aplicada na veia, a medicação age no organismo de forma a produzir duas reações: Sono profundo: o paciente adormece “como uma pedra” e não acorda nem se for chamado ou estimulado.Quanto tempo dura o efeito do sedativo endoscopia?
A dosagem da sedação para endoscopia é calculada para durar o tempo do procedimento, mas o efeito da anestesia pode durar até 12 horas no organismo. Por isso, é recomendado permanecer em repouso pelo resto do dia, não dirigir, não operar máquinas ou subir em lugares altos.Qual sedativo usado na endoscopia e colonoscopia?
A Esadi utiliza nos seus exames a sedação profunda com Propofol. Além da segurança, esse tipo de anestesia traz mais qualidade ao exame, uma vez que o paciente dorme um sono profundo, não sentindo nenhum desconforto no procedimento enquanto o médico gastroenterologista realiza o exame com tranquilidade.É possível fazer endoscopia acordado?
É possível, apesar do desconforto. Alguns pacientes, habituados a fazer endoscopia sem sedação, preferem ficar acordados durante o procedimento. Nesse caso, o médico aplica um spray anestésico na garganta. O monitoramento das funções vitais, porém, é feito da mesma forma.Como é realizada a sedação anestésica nos exames de endoscopia e colonoscopia?
Tem risco de acordar no meio da endoscopia?
Ainda segundo a especialista, é importante que o paciente seja avisado disso, já que a profundidade da sedação pode "flutuar" e, com isso, o paciente despertar antes do esperado.Quanto tempo fica dormindo na endoscopia?
Algumas pessoas se sentem sonolentas ao longo do dia inteiro, por isso é recomendado tirar o dia de licença no trabalho e não dirigir nas 24 horas seguintes. O ideal é ir para casa com o acompanhante e permanecer em repouso até o efeito do sedativo cessar completamente (cerca de 12 horas).Quais são os riscos da sedação?
As mais comuns são: hipoventilação, hipertensão, hipotensão, hipóxia, taquicardia, bradicardia. Algumas podem ser potencializadas pela dor e desconforto dos pacientes, exigindo maiores doses de sedativos.Quais são os riscos de fazer uma endoscopia?
Quais os riscos do procedimento? A endoscopia digestiva alta é um exame seguro. No entanto, como todo ato médico, ela não é isenta de riscos. A complicação mais frequente é flebite (dor e inchaço no trajeto da veia puncionada) que pode acontecer em até 5% dos casos, dependendo da medicação utilizada para sedação.Quem tem problema de ansiedade pode fazer endoscopia?
Como todo procedimento, a endoscopia tem seus riscos potenciais, pelo exame e pela sedação. O uso de medicamentos ansiolíticos pode dificultar a sedação, levando a necessidade de doses um pouco superiores ao habitual, mas não impede a realização do procedimento com segurança.Estou com muito medo de fazer endoscopia?
Para algumas pessoas, a endoscopia ainda é estigmatizada e até mesmo assustadora. Mas atualmente, não há motivo para ter medo, pois o procedimento é extremamente seguro. Apesar de ser um exame invasivo, a endoscopia é realizada com muitos cuidados e usualmente não ocasiona qualquer dor ou desconforto para o paciente.Quantas horas fica desacordado na endoscopia?
Depende da medicação usada: O Midazolam dura cerca de 4h.O que não pode fazer depois de uma endoscopia?
Quais são os cuidados que devemos tomar após endoscopia?
- Atividades físicas.
- Trabalhar ou realizar tarefas que exijam concentração.
- Dirigir.
- Consumir bebidas alcoolicas.