A cultura do abacate trará os melhores resultados em solos um pouco ácidos (pH 6-7), mas também é viável em solos alcalinos se drenarem bem. O plantio bem-sucedido de abacate requer muita matéria orgânica, que mantém o solo úmido e fornece à planta os minerais necessários, incluindo nitrogênio, fósforo e potássio.
Essa fruta gosta de terra rica em matéria orgânica e adubada constantemente. Além disso, lembre-se de escolher aquela terra mais fofinha, que permite a passagem de água mais facilmente entre as raízes, aumentando as chances de um bom desenvolvimento do abacateiro.
Basta colocá-la levemente na terra, completar com substrato e finalizar com água. Se a semente for de boa qualidade, a germinação acontece rapidamente. O solo ideal é aquele permeável, profundo e adubado. Além disso,o local deve ser arejado e, ao mesmo tempo, protegido contra rajadas de vento e geadas.
O nitrogênio é o nutriente requerido em maior quantidade pelo abacateiro, seguido pelo potássio. Sendo armazenado na matéria orgânica, muito sujeita a oxidação nos solos tropicais e subtropicais, o nitrogênio deve ser reposto com adubações, independentemente da fertilidade original do solo.
O recomendado é que o abacateiro apresente um formato cônico, para que seja criado espaços onde a luz solar consiga chegar até os ramos mais inferiores da planta, contribuindo assim para que o crescimento e desenvolvimento do fruto sejam plenos e, consequentemente, ocorra um aumento da produção.
Dentre os principais inimigos do abacateiro, podemos relacionar: - Pragas: broca ou lagarta-de fruto; bicudo do abacateiro; e carunchos, lagartas, ácaros, tripes, percevejos e formigas. - Doenças: podridão radicular ou gomose, antracnose, cercosporiose, verrugose e oídio.
Quanto tempo demora para um pé de abacate começar a dar frutos?
Embora um abacateiro possa começar a dar frutos em qualquer lugar de 3 a 5 anos após o plantio de uma muda, pode levar muito mais tempo para atingir todo o seu potencial para fins de agricultura comercial. As árvores normalmente atingem seu pico de produtividade entre os 10 e 20 anos de idade.
Cada cova deve receber de 15 a 20 litros de esterco curral ou 4,0 litros de esterco de galinha curtido e 250 gramas de P2O5. Ainda, devem ser aplicados em cada cova 20 gramas de nitrogênio aos 30, 90 e 150 dias após o pegamento das mudas.
A maior parte do N é absorvida pelas raízes como nitrato (NO3‐) e menos como amônio (NH₄⁺) (2). A aplicação de uréia em pomares de abacate não é recomendada devido à baixa capacidade de absorção das árvores.
O principal é ter espaço para crescimento, boa penetração de sol, mudas enxertadas e adubações orgânicas periódicas”. É possível germinar a semente em casa (retire, lave, insira palitos de dente e deixe em um copo d´água. Vá trocando o líquido até germinar, em torno de 12 dias), ou, comprar as mudas enxertadas.
AMBIENTE a área de plantio deve contar com solo permeável, profundo e adubado, além de ser um local arejado e, ao mesmo tempo, com proteção contra rajadas de vento e ocorrências de geadas.
A árvore pode chegar a 20 metros de altura. Com tronco reto, chegando a atingir 1 metro de diâmetro, a espécie consegue permanecer viva por cerca de 30 anos. As mudas de abacates de enxerto conseguem iniciar a produção de frutos com 3 ou 4 anos, podendo produzir cerca de 200 a 800 frutos por ano.
É feito com os restos de alimentos como cascas de ovos, frutas e legumes, serragem, restos de folhas e até esterco. Não devem ser utilizados restos de comida (arroz, legumes cozidos, carne, etc) para evitar mau cheiro e a fermentação do composto.
A planta tem preferência por solos profundos, bem drenados, pois suas raízes podem chegar a até 6,0 m de profundidade, e concentra-se a maior parte (80%) na camada de 0 a 100 cm.
O transplante do abacate deve ser realizado assim que começar a estação das águas. Normalmente, isso ocorre quando as mudas de abacate atingem 40 centímetros de altura, após 10 meses da semeadura.
“Principalmente na fase inicial, as plantas são muito exigentes em fósforo, que é o adubo ideal para o enraizamento. Depois as coberturas com nitrogênio e potássio. O potássio pode ser utilizado parcialmente, metade na hora do plantio e depois na cobertura”, completa.
Como o abacateiro é considerado muito exigente em água, a baixa disponibilidade de água provoca redução no tamanho do fruto e o excesso também não é tolerado pela planta. Quanto aos nutrientes, o nitrogênio e o potássio são os mais importantes para a produção do abacateiro.
A poda do Abacateiro começa no segundo ano da árvore. Em áreas com invernos frios e geadas, a melhor época para podar Abacateiro é na primavera, após a frutificação. Se você podar no outono ou muito cedo no inverno, o delicado novo crescimento não terá tempo de endurecer o suficiente para resistir aos frios.
Quantidade de água: o abacateiro necessita de disponibilidade frequente de água. Caso falte água, o fruto diminui de tamanho; já o excesso de água também prejudica a planta. Nutrição do solo: dentre os nutrientes que os abacateiros necessitam, os principais são nitrogênio e potássio.
Como saber se o pé de abacate e produtivo ou não se é macho ou fêmea?
Em cada árvore, as flores abrem primeiro como femininas (com estigma receptivo e anteras fechadas), depois fecham e, numa segunda abertura, abrem apenas como masculinas (com anteras abertas e estigma não receptivo).
Alguns abacateiros não dão fruto devido às características climáticas ou estresses climáticos, como a falta de água e luz. Diversos manejos podem estimular a produção de frutos, como a poda, que é essencial para o abacateiro.
Qual o problema do meu abacateiro, que tem boa produção, mas cujos frutos racham e caem quando começam a amadurecer? É provável que os frutos de abacate estejam sendo atacados por um fungo do gênero Cercospora, o qual, ao infectar a planta, causa uma doença chamada cercosporiose.
A indução floral do abacateiro também pode ser favorecida pela relação carbono/nitrogênio, quantidade de reservas, condições nutri- cionais e outras ambientais como a umidade, e os reguladores vegetais.