O ritmo de funk americano, também conhecido como funk dos Estados Unidos, é um estilo musical que se originou na década de 1960, principalmente nas comunidades afro-americanas. Ele é caracterizado por uma combinação de elementos rítmicos, melódicos e harmônicos que criam um groove único e altamente dançante.
Como grande parte da música de inspiração africana, o funk normalmente consiste em um groove complexo com instrumentos rítmicos tocando grooves interligados. O funk usa os mesmos acordes estendidos ricamente coloridos encontrados no bebop, um subgênero do jazz.
Entre os lugares que vão receber a The Baile Funk Experience, um dos mais prestigiados é o Brooklyn Paramount, na descolada região de Downtown Brooklyn, em Nova York (EUA). Quando abriu suas portas em 1928, ele era conhecido como “o primeiro cinema da América construído pensando no som”.
A HISTÓRIA DO VERDADEIRO FUNK E NÃO ESSA PORCARIA BR DE HOJE!
Quem é o rei do soul?
James Joseph Brown Jr. foi um cantor, dançarino, compositor, produtor musical e multi-instrumentista norte-americano, reconhecido como um dos cantores mais influentes do século XX na música mundial. Durante toda sua vida, o músico vendeu mais de 100 milhões de álbuns e é reconhecido como o rei do soul music.
Alguns dos mais famosos eram o baile do Buraco Quente (na Mangueira), Borel, Turano, Fazendinha (no Complexo do Alemão), Chatuba (no Complexo da Penha), Árvore Seca (no Lins), Cantagalo, Curva do S na Rocinha, Favo de Acari entre outros.
Os países que mais escutam o funk, além do Brasil, são Portugal, Estados Unidos, Itália, França e Argentina. Um novo rótulo, impulsionado pelo fenômeno do TikTok, também vem tomando cada vez mais espaço em locais longínquos do País, especialmente entre jovens naturais do leste europeu.
De fato, as características desse estilo musical são: ritmo sincopado, a densa linha de baixo, uma seção de metais forte e rítmica, além de uma percussão (batida) marcante e dançante. O funk surgiu como uma “mescla” entre os estilos R&B, jazz e soul.
Conhecido pelas frases de efeito e por ser polígamo, Wagner Domingues Costa, seu nome de batismo, deixa três esposas, 32 filhos e quatro netos. Confira algumas curiosidades sobre a vida e carreira do rei do funk.
Início e evolução. Uma das primeiras faixas a ser feita foi o Melô da mulher feia, versão de Do wah diddy diddy (1964), de Manfred Mann. Na época, o DJ achou que nenhuma gravadora fosse abraçar a proposta; então passou a produzir sozinho. Convidou os dançarinos dos bailes para cantar.
Ranking com Alok no topo e Anitta em 2º é dominado pelo phonk brasileiro, estilo mais exportado pelo país no Spotify. Três dos cinco artistas brasileiros mais ouvidos pelos gringos no Spotify em 2023 são funkeiros.
Nasceu nas décadas de 1960 e 1970, quando o funk e o jazz se encontraram e decidiram dançar juntos. É um estilo mais jovem, mais ousado, nascido nas ruas e influenciado pelo movimento dos direitos civis, trazendo uma energia completamente nova.
O "mandelão" é o funk de baile, criado e explorado por jovens que moram e frequentam as periferias paulistanas e investem em diversas maneiras de transformar o barulho - isso mesmo - em música, além de ser acompanhado por letras mais pesadas. Esse tipo de música, ainda é visto com preconceito.
Cria de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, o cantor já levou o funk para o mundo, conquistou o coração de Cardi B e cada vez mais cresce em popularidade nacional e internacionalmente. Para celebrar o ano bombástico, a Tangerina bateu um papo com Kevin O Chris sobre sua trajetória e planos futuros.
O rótulo “phonk” (sem o “brazilian” acoplado) surgiu nos EUA. Os DJs e produtores DJ Ramemes, Newera, SR Edu e Adresz, do grupo Humildes, explicam que o estilo nasceu como um subgênero do hip-hop.
22 é uma deuteragonista no filme animado de 2020 da Disney/Pixar, Soul. Depois que Joe acidentalmente chegou ao Além-Vida, ele busca ajuda de 22 para trazê-lo de volta ao seu corpo antes que seja tarde demais. Enquanto está ao lado de Joe, 22 aprende o que significa e qual é a sensação de estar vivo.
Nascida em Memphis, criada em Detroit, Michigan, a cantora recebeu os apelidos de "Rainha do Soul" ou "Dama do Soul". Reconhecida por suas habilidades na música soul e R&B, também é uma adepta de jazz, rock, blues, pop e até mesmo ópera.