- Pode ser utilizada a linguagem verbal, onde o texto escrito é o protagonista, ou não verbais, se apropriando de imagens, já que elas também passam mensagens. Os cartazes podem conter ainda, as duas formas de apresentação juntas. - É importante prezar pela clareza e objetividade do texto.
Para chamar a atenção do público, um cartaz deve ter imagens adequadas ao seu tema e objetivo, bem como fontes e cores variadas. O texto deve ser claro e com letras grandes, para que a leitura seja rápida, despertando a curiosidade do leitor a fim de que ele queira conhecer mais sobre o assunto tratado.
ESCREVENDO UM TEXTO CURTO: A PIPA - Vila Educativa
Onde encontramos esse tipo de gênero textual cartaz?
O cartaz compõe o quadro de mais um dos gêneros textuais que circundam o nosso cotidiano. Podemos encontrá-lo nas ruas, repartições públicas, estabelecimentos comerciais, em cinemas, teatros, dentre outros.
Qual é o principal objetivo do cartaz como gênero textual?
O principal objetivo do cartaz como gênero textual é comunicar uma mensagem de forma visualmente impactante para atrair a atenção do público-alvo e persuadi-lo a agir ou a adotar determinado comportamento.
Sua função principal é a de divulgar uma informação visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético. Além da sua importância como meio de publicidade e de informação visual, o cartaz possui um valor histórico como meio de divulgação em importantes movimentos de caráter político ou artístico.
O gênero textual informativo é uma forma de comunicação escrita que tem como objetivo principal transmitir informações de forma clara e objetiva. Esse tipo de gênero é muito comum em jornais, revistas, sites de notícias e outros meios de comunicação que têm como propósito informar o leitor sobre determinado assunto.
Como as imagens e o texto do cartaz se relacionam?
Qual a relação entre texto e imagem de um cartaz? A parte verbal (escrita) tem uma relação com a imagem, pelo fato de a imagem representar o conteúdo dito. Dessa forma faz uma melhoria melhor para o entendimento e caracteriza o que está escrito.
Para construir um cartaz, seu produtor usa a linguagem verbal, aquela que utiliza a palavra, e a linguagem não verbal, aquela que é composta por imagens, desenhos e símbolos, por exemplo.
Quais são as características de um cartaz publicitário?
Quais são as características do cartaz publicitário? É um tipo de texto que deverá conter uma comunicação breve, mas com bastante clareza e objetividade, como também imagens ilustrativas que procurem despertar a atenção das pessoas.
O cartaz precisa ter uma boa imagem, que sintetize a comunicação e ao mesmo tempo, não passe desapercebido do público alvo. Não é funcional carregar o cartaz de textos e linhas. O conteúdo escrito é necessário, porém, deve ser sucinto e objetivo, indo direto ao ponto e não deve chamar mais a atenção do que a imagem.
O que é um cartaz expositivo? O tipo textual mais predominante nesse gênero textual é o expositivo, uma vez que o cartaz possui a finalidade de apresentar informações, e o injuntivo, pois tem como objetivo instruir e orientar o leitor, utilizando-se de verbos no imperativo, infinitivo ou presente do indicativo.
Os textos informativos são aqueles que buscam comunicar fatos sobre a realidade da forma mais objetiva possível, ou seja, sem incluir opiniões, emoções ou desejos do seu emissor. Por exemplo: uma crônica policial, uma notícia.
Texto que narra as ações de personagens em determinado tempo e espaço. O texto narrativo é aquele que narra uma história através da sequência de fatos. A sucessão de acontecimentos é contada por um narrador que apresenta os principais elementos da narração.
De forma muito simples, podemos dizer que se trata de um aviso que tem como principal intuito comunicar um evento (que irá ocorrer) ou apresentar informações para determinado público-alvo. Assim, os mesmos podem ser desenvolvidos para inúmeras finalidades.
O cartaz como o conhecemos nasceu na França do século 19, onde se desenvolveu um novo estilo de propaganda de produtos, exposições e eventos. Muitas vezes chamado de pai do cartaz, Jules Chéret foi um dos primeiros mestres do novo processo de impressão litográfica de quatro cores.
A diferença principal entre um cartaz e um anúncio publicitário é que no cartaz poderemos ter muito menos conteúdo do que um anúncio, além do que no cartaz não temos a promoção de nenhum produto ou mensagem mais detalhada.
Cartaz (também chamado póster ou pôster) é um suporte, normalmente em papel, afixado de forma que seja visível em locais públicos. Sua função principal é a de divulgar uma informação visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético.