Como saber se a travessa de vidro pode ir para o forno?
Geralmente, o vidro que pode ir no forno (travessa) tem o fundo rugoso, de modo que, ao tocar, lembra uma parede de gesso. Existem ainda modelos de cerâmica com o fundo de outra cor, fato que habitualmente indica que aquele vidro pode ir no forno.
Para você que procura como saber se o vidro é refratário, geralmente as peças de vidros refratários possuem símbolos de indicação e/ou apresentam o fundo rugoso; alguns utensílios de cerâmica podem ainda ter o fundo de outra cor. – Pode ser colocado diretamente na boca do fogão, ou terá um desenho relacionado ao fogão.
FÔRMA DE VIDRO NO FORNO ELÉTRICO?TESTEI (DICAS DO LAR)@AprendiVouensinar #fornoeletrico #dicas
Qual o tipo de vidro pode ir ao forno?
Normalmente, as travessas de vidro que podem ir ao forno possuem o fundo rugoso, similar a uma parede de gesso. Além disso, existem também modelos de cerâmica que possuem o fundo de outra cor, o que geralmente indica que são próprios para uso no forno.
Além de lindas, elas suportam altas temperaturas, então podem ir ao forno. São ideais para lasanhas, empadões, tortas, carnes assadas e tudo mais que a sua criatividade permitir.
Existem métodos que podem ser utilizados para averiguar se o vidro é temperado ou não. São eles: Procure ondulações e imperfeições. Muitas vezes, no processo de aquecimento, pinças são utilizadas para remover o vidro temperado do calor, e deixam pequenas marcas que podem ser identificadas quando olhadas de perto.
Em primeiro lugar, os vidros sofrem com a alta dilatação térmica, portanto transferi-los direto da geladeira ou freezer para fontes de calor (como chama do fogão ou água quente) vai fazer com que haja dilatação térmica e risco de quebra.
O temperado aguenta uma variação de temperatura de até 200ºC. Por isso, se você vai aplicar vidros em ambientes como cozinhas e indústrias, essa é a melhor escolha para reduzir a possibilidade de acidentes.
Pode fazer banho maria em travessa de vidro no forno?
O método é perfeito para derreter ingredientes delicados, como o chocolate. Para fazer, leve uma panela pequena com um pouco de água ao fogo e encaixe sobre ela uma tigela, que pode ser de inox ou de vidro refratário. O segredo é não deixar a tigela em contato com a água.
Uma das grandes vantagens da assadeira de vidro em relação aos utensílios de inox e alumínio é o fato de o acessório facilitar o desenforme de maneira similar a uma assadeira antiaderente. Mesmo quando apenas levemente untada, a assadeira de vidro tende a tornar mais fácil a remoção do alimento totalmente intacto.
As formas e travessas de silicone, metal ou vidro são úteis para assar, dourar e cozinhar massas, carnes, doces e outros alimentos. Só que alguns deles retêm mais calor, enquanto outros tendem a criar um efeito mais crocante nas partes externas das comidas.
Marinex é a linha de refratários de vidro resistente a choques térmicos. Com um mix variado de produtos, atendem todos os tipos de receitas para consumidores modernos e exigentes. Os produtos atendem hoje as normas BSI (British Standards Institution) que garantem e atestam sua qualidade para os mercados mais exigentes.
Baseado em dois principais elementos estruturais, o óxido de silício e o óxido de boro, o vidro de borossilicato é caracterizado por uma rede de vidro densamente reticulada. Esse material apresenta maior durabilidade química e resistência térmica do que os tipos de vidro convencionais, como o vidro de soda-cal.
Como saber se uma travessa de vidro pode ir ao forno?
Mudanças bruscas de temperatura podem danificar seu vidro! Verifique sempre se o material da tampa do refratário pode acompanhar dentro do forno. Cuidado com tampas de plástico e madeira. Evite usar vasilhames e refratários lascados, pois a rachadura pode expandir e machucar!
A última forma de como saber se o vidro é temperado é possível perceber somente após o estilhaçamento da placa vidro. Como sabemos, o vidro temperado se parte em pequenos pedaços sem grande poder de corte; enquanto que o vidro comum se quebra em grandes lascas pontiagudas capazes de causar ferimentos graves.
Contudo, de acordo com a matéria da ABRAVIDRO, toda vez que a peça de vidro tem uma diferença de temperatura entre suas superfícies ou delas em relação ao seu centro, uma movimentação acontece no seu arranjo molecular. Isso faz com que o vidro se torça ou deforme em direção ao ponto mais quente.
Os sistemas com vidros da classe E120 evitam apenas a passagem de chamas e fumaça por um período de 120 minutos e permitem proteger sua integridade. Os sistemas com vidros da classe EI60 evitam a passagem de chamas, fumaça, gases tóxicos, calor e temperatura radiantes por um período de 60 minutos.
Qual a diferença entre vidro blindex e vidro temperado?
Os produtos Blindex seguem os mesmos padrões de qualidade e segurança do vidro temperado tradicional, passando pelo processo de têmpera para garantir sua resistência e segurança. A principal diferença entre o “vidro temperado” e o “vidro Blindex” está, portanto, na marca e não nas propriedades físicas do material.
Olha, os refratários são travessas de vidro que contam com um tratamento especial pra aguentar altas temperaturas. Ou seja, podem ir pra forno, geladeira e micro-ondas. Mas, apesar de ser resistente, você não deve tirar do calor e colocar direto na pia fria.
A Assadeira de Vidro Oval com Tampa Plástica de Cores Sortidas da Linha Marinex é ideal para você preparar suas deliciosas receitas, seja assados, como carnes, peixes, ou aquela lasanha deliciosa, como também pode ser usada para servir ou armazenar sobremesas diversas.