Foi a única vitória, durante o período dos Juízes, no qual os hebreus reconquistaram o território. Era a participação divina. E do alto do Tabor, Débora viu a vitória do “Povo de Deus” e passou a ser chamada de “Mãe de Israel”.
3. Débora, uma Mãe em Israel (Juízes 5:7) No cântico de vitória de Débora, ela se refere a si mesma como “uma mãe em Israel”. Esta expressão revela seu papel como alguém que cuidava do povo, não apenas em termos de liderança, mas também como uma figura materna que protegia, guiava e nutria espiritualmente a nação.
' Em qualquer caso, esta promessa é a herança assegurada a todas as irmãs dignas da Igreja, a todas aquelas que amam e servem ao Senhor com todo seu poder e que guardam os mandamentos que ele lhes deu."
Vamos meditar sobre o testemunho e exemplo de uma mãe muito querida e honrada em todo o Israel: Débora, líder, juíza, profetisa, guerreira valente e mãe de Israel. O ano da sua história é no Século XII a.C. Os inimigos de Israel, os cananeus, os exploravam haviam vinte e cinco anos(Juízes 4:3).
Os filhos de Israel clamaram ao Senhor , porque Jabim tinha novecentos carros de ferro e, durante vinte anos, oprimia duramente os filhos de Israel. Débora, profetisa, esposa de Lapidote, julgava Israel naquele tempo.
A HISTÓRIA DE DÉBORA ( JUÍZA E PROFETISA DE ISRAEL )
Por que Deus deixou que os israelitas fossem conquistados pelo rei Jabim?
Depois que Eúde morreu, o povo de Israel voltou a pecar contra o SENHOR. Por isso o SENHOR deixou que Israel fosse dominado por Jabim, rei de Canaã, que reinava em Hazor. Sísera, comandante do exército de Jabim, habitava em Harosete-Hagoim.
Gideão foi o juiz que libertou os filhos de Israel dos midianitas. Os midianitas eram povos nômades árabes dos desertos da Síria e da Arábia. Esse povo oprimia Israel roubando suas colheitas e também seus animais.
Yaʿqūb); posteriormente designado como Israel (em hebraico: יִשְׂרָאֵל, transl. Yisraʾel; em árabe: اسرائيل, transl. Isrāʾīl), foi o terceiro patriarca da bíblia, é filho de Isaac, e neto de Abraão.
Com isso, o texto bíblico citado faz que Atalia seja a única mulher israelita ou judaíta da Bíblia Hebraica a quem o verbo reinar (melek) seja atribuído a uma personagem feminina (SMITH, 2005).
Juízes 4–5 relata como Israel foi libertado do cativeiro de seus inimigos sob a direção de uma mulher chamada Débora, que era juíza e também profetisa. Ela profetizou que uma mulher destruiria os líderes dos inimigos.
Mãe: a verdadeira super-heroína de qualquer lar é אמא em hebraico (pronuncia-se i-ma). Ainda que as mães judias sejam tema de estudo de psiquiatras, não há nada como ouvir a sua אמא perguntando se você está com frio, sugerindo que talvez você não esteja se alimentando bem ou oferecendo ainda mais comida.
Qual o nome da mulher que não podia ter filho na Bíblia?
Então Deus lembrou de Raquel. Ele ouviu a sua oração e fez com que ela pudesse ter filhos. Ela engravidou e deu à luz um filho. Então disse: — Deus não deixou que eu continuasse envergonhada por não ter filhos.
Quem foi que Deus mudou o nome para Israel na Bíblia?
Por meio dessa luta, Jacó revelou o que era mais importante para ele. Ele mostrou que estava disposto a permitir que Deus prevalecesse em sua vida. Em resposta, Deus mudou o nome de Jacó para Israel, que significa 'permita que Deus prevaleça'.
Podemos apenas supor que Deus o escolheu porque ele era a melhor pessoa para a tarefa. Da mesma forma, parece que Débora foi a melhor pessoa para a tarefa de liderar Israel em seu tempo, e assim Deus a levantou para salvar Israel de seus inimigos (Juízes 2:18).
E por isso, qualquer tipo de comparação de Salomão com aqueles que o sucederam seria simplificar demais e desconsiderar o contexto histórico que acompanha cada personagem [1]. Salomão tem como sucessor seu filho, Roboão (926-910).
Débora em Promptuarii Iconum Insigniorum. Ela, juntamente com Baraque, liderou os israelitas contra o domínio de Canaã, por volta do século XII a.C. Antes dela foram juízes em Israel Otniel, Eúde e Sangar. Ela é a única mulher citada na Bíblia a ter o status de juíza.
De acordo com o relato bíblico, Salomão tinha 700 esposas e 300 concubinas. Foram descritas como princesas estrangeiras, incluindo a filha do Faraó e mulheres moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hititas.
Pode-se aceitar que ela tenha começado com os patriarcas bíblicos, como Abraão, seu filho Isaac e seu neto Jacó, a quem, segundo o Gênesis (primeiro livro da Bíblia), Deus chamou de Israel.
Jesus disse: "Eu vim em nome de meu Pai, e não me recebeis; se outro vier em seu próprio nome, certamente, o recebereis" (Jo 5.43). Israel está a caminho de se tornar parte integrante do último império gentílico do mundo e aceitará o anticristo.
Essa rivalidade se iniciou com o crescimento da população judia na Palestina e resultou em uma série de conflitos a partir de 1948. Israel afirma que suas ações são em defesa de sua própria população, e os palestinos acusam Israel de sustentar um regime de perseguição.
O Judaísmo é uma religião monoteísta que surgiu com os Israelitas no Mediterrâneo Oriental (Levante do Sul) dentro do contexto das civilizações ribeirinhas da Mesopotâmia.