Em 2016, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, no Brasil, o responsável por acender a pira olímpica foi o maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima. Ele está marcado na história do esporte brasileiro, sobretudo pelas Olimpíadas de 2004, em Atenas.
Nas Olimpíadas disputadas no Rio de Janeiro, a primeira pessoa escolhida foi o maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé. Mas, por incrível que pareça, o Rei recusou o convite. Com isso, o escolhido para o ato foi Vanderlei Cordeiro de Lima.
Diversos momentos emocionantes marcaram o evento, incluindo a lista de atletas históricos que carregaram a tocha rumo à pira Olímpica, acesa por Teddy Riner e Marie-José Perec.
Ex-jogador e ídolo do São Paulo, Raí conduziu a tocha olímpica dos Jogos de Paris nesta terça-feira (23), em Versalhes, três dias antes da abertura dos Jogos Olímpicos.
O ritual para acender a tocha foi conduzido pela atriz grega Mary Mina, no papel de uma sacerdotisa, e realizado em frente às ruínas do Templo de Hera.
Quem vai representar o Brasil com a tocha olímpica?
Raí anunciou em suas redes sociais nesta quarta-feira (12), que irá conduzir a tocha olímpica dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, no dia 23 de julho, em Versalhes. “Participei ativamente da campanha para trazer um dos maiores eventos do mundo para Paris.
A pira seguirá acesa através da tecnologia desenvolvida durante toda a disputa das Olimpíadas de Paris. O balão, por sua vez, será elevado todos os dias do pôr do sol até às 2 horas da manhã na região do Jardim das Tulherias, onde está instalado.
O primeiro dia do revezamento da chama olímpica teve um pequeno contratempo no fim da tarde desta terça-feira. Durante a passagem por Taguatinga, no Distrito Federal, o fogo apagou, e a tocha precisou ser trocada. O incidente aconteceu quando Lucimara Batista, funcionária dos Correios se preparava para participação.
Quem são as pessoas que acenderam a pira olímpica?
Lá, o alemão Fritz Schilgen, do atletismo, se tornou o primeiro atleta a acender a pira olímpica. Em edições passadas, nomes como Muhammad Ali a Vanderlei Cordeiro também já foram responsáveis por acender a pira olímpica.
Última atualização em 24 de julho de 2024 às 07h20. O rapper americano Snoop Dogg será o responsável por carregar a tocha olímpica nos estágios finais de sua jornada por Paris, antes da cerimônia de abertura dos 33º Jogos Olímpicos da Era Moderna na sexta-feira, 26.
Pela primeira vez na história dos Jogos, a cada dia do Revezamento da Tocha Olímpica e Paralímpica, equipes de 24 pessoas formadas por campeões, atletas do dia a dia, voluntários, árbitros, técnicos e membros das federações espalharão a energia do esporte e do trabalho em equipe por toda a França.
Depois de uma tarde cheia de suspense, a velocista Marie-José Perec e o judoca Teddy Riner acenderam a pira olímpica na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024.
Snoop Dogg foi responsável pela penúltima etapa do revezamento com a tocha olímpica. Ainda não se sabe, no entanto, quem ficará responsável por acender a pira olímpica de Paris, que está localizada no parque parisiense Jardins das Tulherias, no centro da cidade, entre o Museu do Louvre e a Praça da Concórdia.
Uma curiosidade é que no dia 3 de agosto, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes carregou a tocha olímpica. Com isso, ele tornou-se o primeiro político no cargo executivo a carregar a tocha na história dos Jogos olímpicos da era moderna.
Nessa lenda, Prometheus (um titã defensor da humanidade) teria roubado o fogo, que representa a divindade e a sabedoria dos deuses, de Zeus e entregado aos seres humanos.
Com o objetivo de ser um símbolo sustentável, o balão foi aceso por meio de eletricidade e água. Ou seja, foram 40 lâmpadas de LED associadas a 200 vaporizadores fortes de água. Assim, criaram o efeito de fogo e elevaram o balão no caso com uso de CO2.