A duração dos movimentos pode ser intermitente e rápida e podem estar associados a quadros de TDAH e Síndrome de Tourette. Eles variam em gravidade de criança para criança e também ao longo do tempo, sendo intensificados nas situações de ansiedade e nervosismo.
Não importa qual seja a situação, ela é uma maneira de trazer a pessoa para o presente e regular suas emoções. Quando alguém com autismo sente uma súbita onda de sentimentos, essa energia precisa ir para algum lugar. A estereotipia fornece uma saída para essa energia.
Um dos padrões de comportamentos repetitivos observados no TEA são denominados de estereotipias, que são quaisquer comportamentos repetitivos que, aparentemente, não tem função social, sendo consideradas uma repetição de movimentos ou persistência de ações ao longo do tempo (Amaral, 2014).
As estereotipias são sinais comuns de autismo. Porém, elas podem ser incompreendidas por quem desconhece como o paciente de TEA se expressa. O fenômeno, que também ocorre em pessoas com outros transtornos e em neurotípicos, se manifesta com ações repetitivas e ritualísticas.
Risperidona tem resultados variados em algumas faixas etárias. A Risperidona está disponível no SUS em comprimidos de 1mg, 2mg e 3mg e a sua indicação principal é para o tratamento de esquizofrenia.
Os exemplos mais comuns de estereotipias observadas em crianças são: necessidade exacerbada de movimento, flapping (movimento de balançar as mãos), rocking (balanceio), pular na cama, sofá, no chão, na frente da TV, girar sobre o próprio eixo; olhar objetos que giram; movimento repetitivo para frente e para trás; ...
Frequentemente, são exacerbados ou induzidos pelo sono, estresse, concentração, fadiga, isolamento sensorial, tédio ou ansiedade. Geralmente estão associados a situações positivas ou agradáveis para a criança.
Trabalhar no emocional de sua criança e na integração sensorial ajuda a que esses comportamentos de autoregulação possam ser usados sem que ela seja prejudicada em outras esferas. O comportamento estimulatório é realizado, muitas vezes, como defesa do organismo a algo que não está sendo possível processar.
Todavia, geralmente, as estereotipias têm o seu início mais precoce (antes dos três anos de idade), enquanto os tiques são notados, as mais das vezes, após os cinco a seis anos de idade; os tiques são mais variáveis (menos fixos e consistentes) e mais breves, aleatórios e flutuantes.
Já os problemas na memória de trabalho são bem característicos do TDAH. Muitas características do TEA (entre elas: determinadas alterações da comunicação verbal e não verbal, rigidez de pensamento, estereotipias motoras e verbais) não são próprias do TDAH.
Os movimentos estereotipados em rocking caracterizam-se pelo balanceio ritmado do corpo, já os movimentos em flapyng referem-se ao balanceio de mãos como tamborilar ou como se fora asas, que, para Levin (1997. A infância em cena: constituição do sujeito e desenvolvimento psicomotor.
Levin (2005) define as estereotipias como ações de repetições espaciais e temporais, não apresentando representações ou cenários onde os sujeitos possam reconhecer-se. Estas sucessões de comportamentos produzem um movimento sensório-motor bruto, obsceno e inútil, onde seus excessos nos mostram o sofrimento do sujeito.
São exemplos desses tics vocais fungar, aclarar a garganta, tossir, expressões inarticuladas ou explosivas, palavras soltas e sem valor comunicativo (Cantavella & ai., 1992).
Nesses casos, os responsáveis devem iniciar imediatamente o tratamento para infecção de ouvido e podem trabalhar com as contingências do ambiente, como utilizar fones abafadores de ruídos. A estereotipia pode também agir como uma maneira de lidar com as emoções e os sentimentos.
Alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento com risperidona são falta de sono, agitação, ansiedade, dor de cabeça, sonolência, cansaço, dificuldade de concentração, visão embaçada, tontura, má digestão, náusea, dor abdominal, prisão de ventre, problemas na potência sexual, nariz entupido ou ...
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são comumente confundidos por apresentarem sintomas semelhantes e que podem comprometer o comportamento, o aprendizado, o desenvolvimento emocional e as habilidades sociais de quem os possui.
Síndrome de Asperger é um transtorno neurobiológico enquadrado dentro da categoria Transtornos do Neurodesenvolvimento, de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V). A Síndrome de Asperger afeta a forma como as pessoas percebem o mundo e interagem com outras pessoas.
Estereótipos são representações mentais socialmente construídas para categorizar as pessoas com etiquetas facilmente reconhecíveis. Os estereótipos são fundamentais à vida social, porque facilitam a coesão dos grupos, mas também servem de base para atitudes preconceituosas dos seus membros e podem ser problemáticos.