Felizes são aqueles que ajudam os pobres, pois o SENHOR Deus os ajudará quando estiverem em dificuldades! O SENHOR os protegerá, guardará a vida deles e lhes dará felicidade na Terra Prometida. Ele não os abandonará nas garras dos inimigos.
Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o SENHOR o livrará no dia do mal. O SENHOR o livrará e o conservará em vida; será abençoado na terra, e tu não o entregarás à vontade de seus inimigos.
“A maneira do Senhor de cuidar dos necessitados difere da maneira do mundo. O Senhor disse: 'É necessário que [cuidar dos pobres] seja feito a meu modo'. Doutrina e Convênios 104:16; ver também o versículo 15. Ele não está interessado apenas em nossas necessidades imediatas.
17 O amigo ama em todo o tempo, e para a angústia nasce o irmão. 18 O homem falto de entendimento dá a mão, ficando por fiador diante do seu próximo. 19 O que ama a contenda ama a transgressão; o que alça a sua porta busca a ruína.
“Os pobres sempre tendes convosco e podeis fazer-lhes o bem quando quiserdes. Mas a mim não tereis sempre” (Mc14,7). Estas palavras de Jesus inspiram a mensagem do Papa Francisco para o V Dia Mundial dos Pobres, celebrado no dia 14 de novembro de 2021.
Romanos 12:7-8 Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)
Se é o dom de servir, então devemos servir; se é o de ensinar, então ensinemos; se é o dom de animar os outros, então animemos. Quem reparte com os outros o que tem, que faça isso com generosidade. Quem tem autoridade, que use a sua autoridade com todo o cuidado.
Levantando os olhos para os discípulos, Jesus disse: «Felizes de vocês, os pobres, porque o Reino de Deus lhes pertence. Felizes de vocês que agora têm fome, porque serão saciados.
“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós.” “Sedes uns para com os outros benignos [e] misericordiosos.” “Porém o maior dentre vós será vosso servo.”
Lucas 11:41 Portanto, dai ao necessitado do que está dentro do prato, e vereis que tudo vos será purificado. Portanto, dai ao necessitado do que está dentro do prato, e vereis que tudo vos será purificado. Dai, porém, de esmola o que está dentro do copo e do prato, e eis que todas as coisas vos serão limpas.
Jesus falava num contexto geral onde os pobres seriam os preferidos por Deus e também num contexto local onde os pobres eram aquelas pessoas que estavam com ele, sendo estes os simples, os necessitados, homens e mulheres dos quais o reino dos céus é dado como dom e como graça.
17 Quem dá aos pobres empresta a Deus, o qual virá a pagar com juros largamente vantajosos. 18 Corrige o teu filho enquanto é novo, enquanto ainda há esperança. Se não o fizeres arruinarás a sua vida.
Agora, o Evangelho nos diz: "Pois sempre tereis convosco os pobres" (cf. Jo 12,8). O irmão necessitado de ajuda é uma realidade constante no meio de nós, e o Evangelho é uma inspiração segura para a prática da caridade sem discriminação de nenhum tipo.
Provérbios 13:7-10 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Alguns que são pobres fingem ser ricos; outros que são ricos fingem ser pobres. O rico tem como pagar resgate por sua vida; o pobre nem sequer é ameaçado. A vida dos justos brilha alegremente, mas a luz dos perversos se apagará.
A questão 'se Deus existe, por que há pobreza' foi respondida rapidamente: a pobreza existe porque Deus permite o livre arbítrio, e a escolha dos homens por ganância e egoísmo gera a pobreza. Mas a questão mais profunda não é respondida: Como fazer para criar um mundo mais justo e digno?
15 Mais preciosa é ela do que os rubis, e tudo o que mais podes desejar não se pode comparar a ela. 16 Longos dias há na sua mão direita; na sua esquerda, riquezas e honra. 17 Os caminhos dela são caminhos de deleites, e todas as suas veredas são de paz.
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida. Desvia de ti a tortuosidade da boca e alonga de ti a perversidade dos lábios. Os teus olhos olhem direitos, e as tuas pálpebras olhem diretamente diante de ti.
17 Retira o teu pé da casa do teu próximo, para que não se enfade de ti, e te odeie. 18 Malho, e espada, e flecha aguda é o homem que diz falso testemunho contra o seu próximo. 19 Como dente quebrado, e pé desconjuntado, é a confiança no desleal, no tempo da angústia.