Os gerentes de nível médio são os principais responsáveis pela execução do planejamento tático; garantindo que as operações diárias estejam alinhadas com os objetivos de curto e médio prazo da empresa.
O planejamento operacional é feito por um departamento. Ou seja, o que cada área vai fazer para contribuir para o planejamento estratégico daquele ano.
Quem é responsável pela elaboração do planejamento estratégico?
Cada departamento dentro da organização deve ter um gerente responsável pelo planejamento estratégico no nível operacional. Esses gerentes são os responsáveis por traduzir as metas e objetivos gerais da organização em ações específicas para o departamento que lideram.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL (Entenda as Diferenças Para Ter Sucesso)
Quem participa e atua no planejamento estratégico?
O gestor de planejamento estratégico é responsável por definir os objetivos e metas da organização. Isso envolve identificar as áreas-chave de atuação, estabelecer metas quantitativas e qualitativas e garantir que elas estejam alinhadas com a visão e missão da empresa.
Um analista de planejamento desempenha um papel fundamental em várias organizações e setores, onde sua principal responsabilidade é desenvolver estratégias e planos para alcançar metas e objetivos específicos.
A elaboração do Planejamento Estratégico deve ser feita pelas áreas da empresa que possuem uma visão macro dos processos. Isso se dá pois esse entendimento da produção permite uma abrangência maior da estratégia. Além disso, deve incluir pessoas que têm conhecimento sobre o mercado e suas análises.
Nível Tático: Responsáveis por transformar decisões em objetivos e planejamentos – Gerentes, Supervisores, Coordenadores, Encarregados, Líderes. Nível Operacional: Responsável por colocar em prática os objetivos definidos – Analistas, Assistentes, Auxiliares.
Confira os tipos de planejamento tático: Planejamento funcional: Foca nas atividades e nas funções específicas de cada departamento ou área funcional da empresa, como marketing, vendas, finanças, recursos humanos, operações, entre outros.
Os Gestores Táticos são o elo entre o operacional e o estratégico. Dê feedbacks eficazes, se comunique com clareza, implemente rituais comprovados e aprenda a evitar armadilhas. Mapeie, analise e otimize processos para ter melhorias contínuas.
Apenas os departamentos são responsáveis pelo desenvolvimento deste nível. Os objetivos são definidos e as ações a empreender para realizar a estratégia da empresa são criadas. É um tipo de planeamento específico e que tem em conta detalhes em profundidade.
O planejamento tático se relaciona à implementação de tudo o que foi definido no nível estratégico. Ou seja, é aqui que as metas se transformam em ações concretas e executáveis. Sendo assim, o principal propósito do nível tático é responder à pergunta: “como vamos alcançar nossos objetivos estratégicos?”.
Os planos táticos são desdobramentos do plano estratégico por área da empresa, definindo as ações que cada departamento deverá executar para atingir os objetivos do plano estratégico. Portanto, existe um plano tático de marketing, de finanças, de produção, de vendas, RH etc.
De quem é a responsabilidade do planejamento estratégico?
A alta administração e os principais executivos têm a responsabilidade de liderar o processo de planejamento estratégico; garantindo que as estratégias adotadas estejam alinhadas com a visão de longo prazo da organização e com as condições do ambiente externo.
O planejamento estratégico é de toda a organização e, por isso, a responsabilidade por ele deve recair sobre todas as pessoas. Líderes e gerentes são condutores e articuladores dessa jornada, mas sozinhos não conseguem fazer as mudanças necessárias para atingir a visão de futuro definida pela empresa.
Principalmente em organizações menores o próprio líder assume a coordenação do planejamento estratégico e da grande maioria dos projetos, realizando ele próprio algumas ações e delegando outras. O sucesso do planejamento depende do monitoramento constante das metas e dos prazos das ações.
O que faz um profissional de planejamento estratégico?
Analisa falhas de processos, criar banco de dados de processos, confecciona planos de ação e procedimentos e manuais. Compila as entrevistas criando uma bases de dados. Mapeia e redesenha processos. Alinha os processos de estratégia, verifica não conformidade nos processos redesenhados.
Qual a diferença entre planejamento estratégico tático e operacional?
Planejamento estratégico: orienta a visão estratégica do departamento a longo prazo; Planejamento tático: desdobra a visão em planos de ações para resultados a médio prazo; Planejamento operacional: transforma os planos e metas em ações reais, ou seja, executa os planos de ação desenvolvidos no nível tático.
Responsável por coordenar e supervisionar o processo de planejamento estratégico, tático e operacional de uma organização. Define planos e garante sua execução eficaz para alcançar os objetivos estabelecidos.
A gestão estratégica é o conjunto de práticas estipuladas pelos gestores de uma organização, cujo objetivo é o crescimento e fortalecimento de uma corporação. Para isso, são levados em consideração os cenários externos (concorrência, tendências de mercado, economia, política, fatores sociais, etc.).
Quem deve fazer parte da definição do planejamento estratégico?
Geralmente a Diretoria é a responsável pela definição do Planejamento Estratégico, visto seu posicionamento mais estratégico e por serem pessoas com alto poder de decisão dentro da organização. Em empresas com um modelo de gestão participativo, a tendência é se levar cada vez mais pessoas.