Quem arca com as despesas do Conselho Tutelar?

Na verdade, o Conselho Tutelar deve ser administrativamente "vinculado" (e não "subordinado") a algum órgão da administração direta (e não ao CMDCA), que ficará encarregado do custeio de todas as despesas do órgão, inclusive do pagamento do salário dos Conselheiros...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em site.mppr.mp.br

Quem paga o salário do conselheiro tutelar?

A Lei nº 234/92, que dispõe sobre os Conselhos Tutelares, determina, em seu art. 19, que a remuneração de seus conselheiros corresponderá a 30% (trinta por cento) do Padrão três da Classe Especial do Cargo de Administração Pública do Distrito Federal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www2.senado.leg.br

Quem financia o Conselho Tutelar?

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na quarta-feira (22) projeto que obriga a inclusão, nos orçamentos federal, estaduais e municipais, de recursos para financiar as despesas dos conselhos tutelares de atendimento a crianças e jovens.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

Qual é o órgão que fiscaliza o Conselho Tutelar?

✓É preciso lembrar que, embora sendo um órgão autônomo, as ações do Conselho Tutelar são passíveis de fiscalização pelos órgãos responsáveis por zelar pelo cumprimento da lei, tais como o Ministério Público e a Justiça da Infância e Juventude.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em justica.pr.gov.br

Quem trabalha no Conselho Tutelar é funcionário público?

O conselheiro tutelar é escolhido pela população para exercer uma função pública, entendida essa como o conjunto de atribuições conferidas ao agente público³. A maioria da doutrina enquadra os conselheiros tutelares como agentes honoríficos, classificação de agente público delineada por Hely Lopes Meireles¹.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mppi.mp.br

QUAIS SITUAÇÕES O CONSELHO TUTELAR PODE TIRAR O FILHO DA MÃE?

Quem é responsável pelo pagamento dos conselheiros tutelares?

Na verdade, o Conselho Tutelar deve ser administrativamente "vinculado" (e não "subordinado") a algum órgão da administração direta (e não ao CMDCA), que ficará encarregado do custeio de todas as despesas do órgão, inclusive do pagamento do salário dos Conselheiros...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em site.mppr.mp.br

Quem administra o Conselho Tutelar?

O Conselho Tutelar é um órgão da administração pública municipal. Faz parte da estrutura administrativa do município. O município tem a obrigação legal de manter o funcionamento do Conselho Tutelar, fornecendo-lhe a estrutura física, mobiliária e de funcionários (art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mppi.mp.br

Quanto tempo dura o mandato de um conselheiro tutelar?

Art. 10 Em cumprimento ao que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente, o mandato do Conselheiro Tutelar é de três anos, permitida uma recondução, sendo vedadas medidas de qualquer natureza que abrevie ou prorrogue esse período.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gov.br

Quem supervisiona os Conselhos Tutelares?

Sob esse aspecto, há que se ressaltar o relevante papel do Ministério Público quanto à fiscalização do Conselho Tutelar, tanto durante o pleito eleitoral, como também no cumprimento de suas funções estatutárias, evitando, dessa forma, que o órgão seja utilizado por seus membros para outros fins, como, por exemplo, ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mpdft.mp.br

Quem revisa as decisões do Conselho Tutelar?

137 – As decisões do Conselho Tutelar somente poderão ser revistas pela autoridade judiciária a pedido de quem tenha legítimo interesse. Decisões do Conselho Tutelar. O Conselho Tutelar goza de um poder discricionário para agir e para decidir seus casos de atendimento. São suas mais destacadas expressões de autonomia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mprs.mp.br

O que o Conselho Tutelar não pode fazer?

O que o Conselho Tutelar não pode fazer (como aliás, nunca pode, embora o fizesse de forma indevida), é promover, por simples decisão administrativa, o afastamento da criança ou adolescente do convívio familiar como medida "antecedente" ao acolhimento institucional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em site.mppr.mp.br

Quantos votos precisa para eleger um conselheiro tutelar?

No término do processo eleitoral, as cinco que acumularem a maior quantidade de votos irão compor a nova equipe do Conselho Tutelar de cada município e região administrativa. Além disso, serão eleitos outros cinco conselheiros suplentes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gov.br

São quantos conselheiros tutelares por cidade?

Suas atribuições envolvem atender crianças, adolescentes, seus pais e responsáveis, nas hipóteses previstas no ECA, requisitar serviços públicos, dentre outros. Cada Conselho Tutelar é composto de cinco membros, escolhidos pela população para mandato de quatro anos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em capital.sp.gov.br

Qual a vantagem de ser conselheiro tutelar?

ALÉM DA REMUNERAÇÃO, DIREITOS - Os conselheiros têm direito à cobertura previdenciária, férias, licença-maternidade, licença-paternidade e gratificação natalina.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com

Qual a formação de um conselheiro tutelar?

Normalmente, há cursos que oferecem uma base teórica para o exercício da profissão, como o de graduação em Serviço Social e o de “Formação de conselheiros: Conselhos Tutelares” da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) , que é um curso livre com módulos relacionados ao funcionamento do Conselho Tutelar e à ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em br.indeed.com

Qual o vínculo do conselheiro tutelar?

O membro do Conselho Tutelar é detentor de mandato eletivo, não incluído na categoria de servidor público em sentido estrito, não gerando vínculo empregatício com o Poder Público Municipal, seja de natureza estatutária ou celetista.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em legislacao.prefeitura.sp.gov.br

Quanto ganha um conselheiro tutelar?

Salários de Conselheiro Tutelar (Brasil)

A remuneração estimada para um Conselheiro Tutelar é de R$ 1.979 por mês. Esse número representa a mediana, que é o ponto médio dos intervalos do nosso modelo proprietário de Estimativa de Remuneração Total e é baseado nos salários coletados de nossos usuários.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em glassdoor.com.br

Quem foi que criou o Conselho Tutelar?

O Conselho Tutelar é fruto do Estatuto da Criança e do Adolescente, promulgado em 1990. Ele é resultado de um debate intenso entre a sociedade civil, representantes dos governos executivos e do Poder Judiciário. Os conselheiros são escolhidos pela sociedade por meio de um processo de escolha da sociedade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sigas.pe.gov.br

O que não compete ao Conselho Tutelar?

O Conselho Tutelar não pode atuar para suprir ausências, fakas, omissões de outros órgãos, como por exemplo: de uma Vara do Poder Judiciário, de um órgão do Ministério Público, de uma Delegacia de Policía, de uma Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (ou homólogas) etc.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sino.camaraavare.sp.gov.br

O que o conselheiro tutelar recebe no final do mandato?

3º Os mandatos de conselheiro tutelar serão obrigatoriamente exercidos com dedicação exclusiva recebendo vencimento mensal de R$ 1.800,00 (um mil e oitocentos reais), equivalente a atividade do código CTM - Conselheiro Tutelar Municipal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mpba.mp.br

Quem comanda o Conselho Tutelar?

O controle pode e deve ser exercido pela Administração Municipal e pelos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos, de forma a se evitar omissões, abuso ou desvio de poder por parte do Conselho Tutelar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

Quantas vezes um conselheiro tutelar pode ser eleito?

Art. 2º Fica criada a função pública de membro do Conselho Tutelar do Município de São Paulo, com a denominação de Conselheiro Tutelar, sendo 5 (cinco) membros por Colegiado, os quais serão eleitos para o exercício de mandato com duração de 4 (quatro) anos, permitida recondução mediante novo Processo de Escolha.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em legislacao.prefeitura.sp.gov.br

Quem pode punir o Conselho Tutelar?

Os conselhos não têm poder de polícia ou de juiz. Portanto, não cabe ao órgão julgar ou punir as pessoas envolvidas nas denúncias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em lunetas.com.br

Qual órgão pode rever as decisões do Conselho Tutelar?

O órgão que pode rever as decisões do Conselho Tutelar é o(a) Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em questoes.grancursosonline.com.br

Sou obrigada a deixar o Conselho Tutelar entrar na minha casa?

“XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br