Entre as posições do vôlei, o oposto é a função mais ofensiva. Ele não participa das recepções de saque e gosta de atacar pelas pontas da quadra. Ele recebe esse nome, pois o oposto sempre está em uma posição oposta ao levantador. Ou seja, se o levantador está na posição 1, o oposto estará na 4.
As posições 4, 3 e 2 são de ataque, portanto, somente os jogadores que as ocupam podem atacar e bloquear dentro da zona de ataque. As posições 1, 6 e 5 são de defesa, os jogadores que as ocupam não podem bloquear, e só podem atacar se estiverem posicionados atrás da linha de ataque, na zona de defesa.
Qual o único jogador de voleibol que não pode atacar?
O líbero é um jogador especializado em defesa, sendo responsável principalmente pela recepção de saques e pela defesa de ataques do time adversário. Ele não pode sacar, atacar ou bloquear, o que já o distingue dos outros jogadores em termos de função.
Em relação à frequência do tipo de ataque, observou-se maior ocorrência do ataque potente na diagonal (59,4%), seguido pelo ataque na pa- ralela (11%), largada (10,1%), ataque explorando o bloqueio – block-out (9,7%), ataque colocado (6,0%), ataque outros (2,8%) e ataque explorando bloqueio – costura (0,9%).
Nunca passou de 1,75 m, mas provou que altura não precisa ser fundamental no vôlei. Voando a 3,36 m, despejava golpes potentes de qualquer ponto, ignorava bloqueios e aterrorizava defesas.
Dois dos serviços do cubano atingiram a impressionante marca de 134km/h. Assim, o ponteiro igualou a velocidade alcançada por seu compatriota Wilfredo Leon, naturalizado polonês, e pelo italiano Ivan Zaytsev e se juntou ao seleto grupo de donos dos saques mais rápidos do mundo.
No saque, momento característico do vôlei, a participação dos líberos também é proibida. No momento das substituições, o líbero só pode deixar a quadra pelo mesmo jogador que ele substituiu.
Cada equipe pode ter dois líberos inscritos nas competições, mas apenas um pode estar em quadra. Em alguns casos, os times ficam sem líbero em ação, o que é permitido. Por ser uma posição exclusivamente defensiva, os líberos costumam ser mais baixos que o restante dos jogadores.
O levantador, quando está no fundo, segue a mesma regra dos atacantes. Um jogador do fundo pode atacar na rede se no momento do contato, parte da bola está abaixo do topo da rede, por isso não é indicado pular para largada, pois a bola passa do topo da rede.
"O vôlei é um esporte extremamente dinâmico que evolui com o tempo nas suas regras e que permite, em função da força, da potência, da velocidade que nós temos hoje, determinadas coisas que antes não se permitiam", explica o técnico do Rio de Janeiro, Marcelo Franckowiak. Usar os pés, por exemplo. Liberado desde 1995.
Jogue os braços para cima no momento do impulso, arme a batida e toque a bola na mão do seu parceiro com seu braço de ataque. Não se esqueça de flexionar as pernas no momento do impulso para ganhar força e na volta ao chão para amortecer a queda.
O central é o jogador especializado em bloquear e atacar rapidamente pelo meio da rede, sendo essencial tanto na defesa quanto no ataque de uma equipe de vôlei.
Segundo Manso (2004), a intervenção defensiva do jogador líbero cria melhores condições de distribuição e consequentemente melhora a eficiência dos ataques, sendo este factor preponderante para o sucesso ofensivo no voleibol.
O atacante de ponta (também chamado de ponteiro) é uma posição do voleibol. É considerado o papel mais difícil de todos em uma equipe porque exige que o jogador seja apto a recepcionar, defender (mesmo quando ele está na zona de ataque, posições 2, 3 e 4) e atacar.
Líbero: ao contrário do centro, o líbero é o jogador mais baixo do time e sua função exclusiva é o recebimento da bola, não podendo realizar saques, ataques ou bloqueios. Ele também pode realizar o levantamento quando o levantador não conseguir.
Como você pode perceber, esses atletas dispensam uma característica básica em relação aos demais jogadores: a altura, especialmente porque eles não participam das estratégias de ataque. De acordo com a Federação Internacional de Vôlei, o líbero é um jogador especializado na defesa do time.
Normalmente, no voleibol moderno, o líbero entra no lugar do central do fundo e permanece na quadra até que, no rodízio, o outro central vá para o fundo (e, hipoteticamente, o líbero iria para a zona de ataque), dando lugar para aquele central que havia sido substituído; O líbero volta no rally seguinte, novamente no ...
Até hoje o maior registro de saque mais forte é do Leon com 138, Darlan 136 km/h se não me engano, Nishida nunca bateu 130 km/h, tem coisa errada ai. lembrando que nas olimpíadas se o Darlan acertou 3 saques foi muito. nishida 138?
Em números, é possível entender a força do saque de Darlan, por exemplo. O oposto chega a sacar a 122km/h – o ritual inspirado em “Naruto” parece ajudar. As informações mostram, também, como Lucão sobe a mais de três metros no bloqueio, enquanto o maior alcance de ataque é de Flávio.