Isaque obedeceu e ali plantou sementes e colheu cem vezes mais, porque o Senhor o abençoou. Depois de tudo o que passou, Isaque ergueu um altar ao Senhor, armou ali a sua tenda e abriu um poço. Ele prosperou, mesmo em terras áridas, porque tinha a bênção do Senhor.
17 Então Isaque partiu dali e acampou no vale de Gerar, e habitou lá. 18 E retornou Isaque, e cavou os poços de água que cavaram nos dias de seu pai Abraão, e que os filisteus taparam depois da morte de Abraão, e chamou-os pelos nomes pelos quais os chamara seu pai.
Isaque mandou cavar poços para cuidar do gado e encontrou muita água (versículos 19-20). A água que era boa, diziam os inimigos, é nossa. Isaque não queria briga e disse: -- não faz mal, nós vamos adiante e cavaremos outro poço. Deus está conosco e ele nos dará água de novo.
Isaque enfrentou a inveja dos filisteus, rejeição de Abimeleque, contenda com os pastores do local, boicotaram o seu trabalho, entupiram seus poços, expulsaram-no da terra. De Gerar foi para os vales, dos vales para Reobote, depois para Berseba. Sempre cavando poços.
Por isso, Isaque chamou o poço de Eseque, porque entraram em conflito com ele. Então cavaram outro poço e também por causa desse houve conflito. Por isso, recebeu o nome de Sitna. Partindo dali, Isaque cavou ainda outro poço.
Porque considerado um lugar de cura e renovação espiritual, e muitas pessoas vêm orar e meditar no poço. Enfim ele simboliza a misericórdia e a bondade de Deus, que se revelou através da conversa de Jesus com uma mulher samaritana no Novo Testamento.
Depois de tudo o que passou, Isaque ergueu um altar ao Senhor, armou ali a sua tenda e abriu um poço. Ele prosperou, mesmo em terras áridas, porque tinha a bênção do Senhor. A história de Isaque nos ensina que, quando enfrentamos uma dificuldade, devemos buscar uma saída, mas não sem o consentimento de Deus.
Os irmãos concordaram. Quando alguns negociantes midianitas passaram por ali, os irmãos de José o tiraram do poço e o venderam aos ismaelitas por vinte barras de prata. E os ismaelitas levaram José para o Egito. Quando Rúben voltou ao poço e viu que José não estava lá dentro, rasgou as suas roupas em sinal de tristeza.
A prosperidade de Isaque acabou causando inveja nos filisteus. Eles entulharam os poços que Isaque estava usando. Aqueles poços, inclusive, tinham sido cavados pelos servos de Abraão e havia um pacto de não agressão (Gênesis 21:22-34).
Quem desistir em Eseque (lugar da contenda); Quem desistir em Sitna (lugar da inimizade); Não vai desfrutar de Reobote (lugar do alargamento). Após isso, nos versos 23-25, Isaque vai para outro lugar – Berseba – ali eles edificam um altar, invocam o nome do Senhor, armam uma tenda e ...
Os servos de Isaac cavaram um poço.” (Gênesis 26,23-25) Foi aqui que Isaac fez um juramento e uma aliança de paz com Abimelec. Nesse dia, os seus servos encontraram água no poço: “chamou ao poço de Seba, donde o nome da cidade Beerseba, até hoje” (Gênesis 26,33).
Reobote (em em em hebraico: רְחוֹבוֹת, Rehovot; lit. lugares amplos) é o nome de três lugares bíblicos: Um poço em Gerar escavado por Isaque (Gênesis 26:22), supostamente localizado em Wady er-Ruheibeh, cerca de 32 quilômetros ao sul de Bersebá.
O Evangelho de João 4.4-42 relata a história de Jesus e a mulher samaritana. Conta que Jesus encontrou uma mulher samaritana junto ao poço de Jacó quando parou para descansar. Nessa época, não havia água encanada e as pessoas andavam muitos quilômetros para achar um poço com água.
Jogaram Jeremias no poço, e ele na certa vai morrer de fome, pois não há mais comida na cidade. Aí o rei deu ordem para Ebede-Meleque levar trinta homens dali e me tirar do poço antes que eu morresse.
Para começar, eles estavam na terra que Deus lhes havia prometido. Além disso, adoravam a vários deuses e gostavam de comer carne de porco – um hábito reprovado pelos judeus desde os tempos de Moisés. E pior: o poderio militar filisteu era uma ameaça à hegemonia israelita em Canaã.
Os filisteus habitaram a partir do século 12 a.C a costa do Mediterrâneo, onde hoje fica Israel, tendo fundado uma confederação de cinco cidades que incluía, entre outras, Ashkelon, Ashdod e Gaza.
Os autores da Bíblia Hebraica deixaram claro que os filisteus eram diferentes deles: esse grupo "não circuncidado" é descrito em várias passagens como originário da "Terra de Caftor" (a atual ilha de Creta) antes de se apoderar da costa da atual região sul de Israel e da Faixa de Gaza.
José foi jogado no poço pelos seus irmãos por ter sonhado com o futuro e porque recebeu uma túnica colorida de seu pai, Jacó. Deus “permitiu” que eles o jogassem num poço e o vendessem ao Egito (Gen. 37:3 e 28).
Rubem deveria ter recebido a bênção mais importante porque ele era o primogênito, no entanto, ele contaminou o leito de seu pai quando ele “dormiu com Bila, concubina de seu pai”. Por isso, ele perdeu os direitos de primogênito e sua descendência tornou-se um povo pastor de ovelhas, habitando a leste do rio Jordão.
Então o rei ordenou a Ebede-Meleque, o etíope: “Leve trinta homens sob as suas ordens e tire o profeta Jeremias de dentro do poço, antes que ele morra”. Ebede-Meleque escolheu os trinta homens.
Isaque cometeu três falhas graves – mentira, egoísmo e medo. Afirmando que Rebeca é sua irmã, além de expor a mulher a cobiça dos homens daquele lugar, ele a desrespeitou como esposa. Rebeca era bonita e poderia provocar desejos ilegítimos.
Isaque também prosperou porque ele semeou naquela terra onde havia fome. Em tempos de seca, o preço das commodities sobe muito, e foi justamente num tempo assim que Isaque teve uma supercolheita. Ele colheu em um ano o equivalente a um século. E tudo isso em um ano de seca e fome.
Isaque tornou a abrir os poços que haviam sido cavados nos dias de Abraão, seu pai, porque os filisteus os haviam entulhado depois da morte de Abraão, e lhes deu os mesmos nomes que o seu pai já lhes tinha dado.