Os municípios, juntamente com o Estado, são os responsáveis por resgatar e atender animais silvestres feridos ou que circulem em zona urbana ou periurbana. Então, a dica é entrar em contato com as secretarias municipais do meio ambiente (ou órgãos similares da cidade) e passar o máximo de detalhes.
Onde devo ligar para resgate de animais silvestres?
Em primeiro lugar, ligue para a Polícia Ambiental, o Centro de Controle de Zoonoses do seu município, o corpo de bombeiros ou a Secretaria Municipal de Saúde. Estes órgãos sabem como proceder garantindo a segurança de todos - tanto da pessoa que encontra quanto do animal em questão.
O Ibama é responsável pela apreensão das espécies, sempre em parceria com a polícia militar florestal, que prende os infratores e faz batidas em feiras, pontos de venda e cativeiros. A Polícia Federal fiscaliza portos e aeroportos e a Polícia Rodoviária faz o controle nas estradas.
Desde 1º de outubro de 2018, o serviço de Disque Denúncia Animal (0800-600-6428) está em funcionamento nos 39 municípios da Grande São Paulo. A iniciativa está voltada ao relato de informações sobre maus-tratos a animais domésticos.
Animais sem proprietário ou encontrados mortos em áreas públicas: O recolhimento de animais mortos em áreas públicas é realizado pela subprefeitura da região. O serviço deve ser solicitado pelo telefone 156, SAC internet ou nas praças de atendimento.
Saiba para quem ligar em casos de socorro à animais silvestres
Quais animais os Bombeiros resgatam?
Os mais comuns são os felinos, os gatos, e depois entram outros animais como raposas, na área da zona expansão, e jacarés, no período chuvoso, quando as lagoas enchem e transbordam, sendo visualizados pela população”, ressaltou.
5° passo | Caso o munícipe não tenha condições de remover o animal, basta ligar para o número de resgate 153, telefone da Central de Telecomunicações da Guarda Ambiental (GCM Ambiental).
Assim, sempre que encontrar um animal silvestre em área urbana, o procedimento apropriado é solicitar o resgate via 190, jamais tentando fazer a captura do animal por conta própria. Entre as espécies que, frequentemente, necessitam de resgate estão as aves de rapina, timbus, saguim, jibóias e salamantas.
Pode sim, mas o Instituto Água e Terra, Batalhão de Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil precisam ser chamados em situações emergenciais, de risco ou de crítico atendimento. Antes disso, busque ajuda do órgão municipal.
Qual é o órgão responsável pelos animais silvestres?
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) oferece o serviço Linha Verde para receber denúncias de crimes ambientais. Ligue para 0800 618080, de segunda a sexta, das 7h às 19h, caso presencie crimes contra os animais silvestres.
Todo pedido de atendimento emergencial deve ser feito exclusivamente pela Central 156 (via chat online) ou pelo telefone 156, no horário das 7h30 às 16h, todos os dias da semana. No registro da solicitação é preciso detalhar a situação em que o animal se encontra.
Ibama: denúncias pela Linha Verde (0800 618080), na sede em Brasília ou na superintendência do Estado; Órgão estadual do meio ambiente: procure a regional mais próxima; Corpo de Bombeiros: ligue 193; Polícia Civil: ligue 147.
Caso exista a necessidade de devolução de um animal silvestre o dono pode entrega-lo de forma espontânea aos órgãos ambientais competentes. A entrega pode ser feita a um Centro de Triagem de Animais Silvestre (CETAS) ou a um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) autorizado.
- Central Telefônica 156. 1) Acessar algum dos canais de atendimento da Prefeitura (Portal SP156, Central Telefônica 156 ou Unidades de atendimento das Subprefeituras); 2) Preencher o formulário; 3) Será feita uma avaliação por telefone do risco que o animal representa.
A Linha Verde é uma atividade da Ouvidoria do Ibama, disponibilizada para todo o Brasil, onde o cidadão poderá se manifestar em relação às ações do Ibama através da Central de Atendimento – 0800 061 8080 (ligação gratuita). Acesse o formulário eletrônico para denúncias.
A primeira recomendação é ligar para o Corpo de Bombeiros ou acionar a Polícia Militar Ambiental, pelo 190. As duas entidades possuem agentes preparados para lidar com a situação.
O serviço de Disque Denúncia Animal, 0800-600-6428 funciona nos 39 municípios da Grande São Paulo. São Paulo conta ainda com os trabalhos da Subsecretaria Estadual de Defesa dos Animais para atendimento às denúncias.
O resgate de animais silvestres deve ser feito com muito cuidado. Então, para onde ligar para resgate de animais silvestres? Ligue para a Polícia Ambiental, o Centro de Controle de Zoonoses ou os Bombeiros da sua região. Eles saberão o que fazer!
O recolhimento de animais mortos em áreas públicas é realizado pela subprefeitura da região. O serviço deve ser solicitado pelo telefone 156, SAC internet ou nas praças de atendimento. O recolhimento de animais mortos em áreas públicas é realizado pela subprefeitura da região.
O biólogo atua com as formas mais variadas de vida, desde microrganismos até grandes animais selvagens. Sendo assim, é possível direcionar o futuro de acordo com suas preferências dentro da profissão.