A fêmea coloca em torno de 3 a 4 ovos e os choca junto ao macho, após 18 dias eles começam a eclodir (é importante não os incomodar abrindo o ninho, se o casal se sentir ameaçado, podem abandonar os ovos). Os filhotes nascem totalmente sem penas, e precisam dos cuidados intensos dos pais para o devido desenvolvimento.
Uma mesma ninhada pode ter de seis a dez ovos. O processo de desenvolvimento dos pequeninos completa-se entre 18 e 21 dias, quando os ovos começam a eclodir com os periquitos-australianos recém-nascidos.
Tanto o macho quanto a fêmea realizam a choca dos ovos e se revezam para comer. Eles também cuidam juntos dos filhotes, que já são capazes de se alimentarem sozinhos e podem ser separados dos pais com apenas 45 dias.
Quanto tempo depois de acasalar o periquito bota ovo?
Criação de periquitos: período reprodutor e incubação
Caso o acasalamento tenha sido bem-sucedido, a fêmea irá pôr entre 4 a 7 ovos nas duas semanas seguintes. Tem então início um longo período de isolamento para a fêmea, já que só deixará o ninho para defecar.
QUANTO TEMPO DEMORA PARA FÊMEA DE PERIQUITO AUSTRALIANO CHOCAR OVO
O que devo colocar no ninho do periquito?
O nosso ninho para periquito é feito de madeira de pinus de alta qualidade, proporcionando um ambiente natural e aconchegante para seus pássaros. A entrada frontal facilita a limpeza, e o fundo em eucatex de 3mm torna o ninho mais seguro para os filhotes.
Após a escolha do lugar que mais a agrada, a fêmea fará a postura e “chocará” por aproximadamente duas semanas a 20 dias, que é o tempo médio de incubação no caso de ovos fecundados.
“Os ovos que não são chocados pelos pais, necessitam de um ambiente controlado para que possam prosperar. É necessário ter temperatura e umidade controladas, além de ser necessário girar os ovos algumas vezes ao dia”, diz.
O ninho é construído pelo macho e é ele quem incuba e alimenta a prole. A principal função dos ninhos é a de proporcionar a proteção dos ovos e dos filhotes contra os predadores e às adversidades do tempo (vento, chuva).
A infertilidade ou problemas de fertilidade do macho ou da fêmea também é considerado um fator. Se você tem certeza que seus periquitos são um casal e eles sempre tentam se reproduzir, mas não adianta pois não nasce nada pode ser que seja isso. Neste caso, troque um dos dois e coloque outro para formar casal.
Uma gaiola com localização imprópria, falta de espaço ou mesmo a superlotação de viveiros podem ser motivos de grande estresse, que leva à quebra dos ovos.
A forma mais simples de saber quem é o pai do bebê é calculando datas, mas muitos casos se resolvem facilmente depois do nascimento. Alguns filhos são tão parecidos com seus pais que dispensam qualquer DNA e preocupações referentes à paternidade, mas ainda sim cabe ao homem registrar e reconhecer o bebê.
8. Mico-leão-dourado. Na família dos micos-leões-dourados, o macho participa ativamente da criação dos filhotes. Quando os bebês completam duas semanas de vida, é ele quem assume os cuidados.
Falando em números, durante os primeiros 18 dias de incubação, a temperatura para chocar ovo de galinha deve estar entre 37,4 ºC e 37,8 ºC. Após esse tempo, reduza a temperatura aos poucos até chegar a 36,8 ºC.
Ninho com poleiro e com uma entrada circular . Contem divisória interna e um ninho circular levemente aprofundado ,para que seu periquito faça a postura em um ambiente comparado com o natural.
Além disso, o macho ajuda a chocar os ovos, fazendo um revezamento com a fêmea, o que pode dar um alívio à mamãe ao longo do dia. Ainda segundo Samuel, pássaros adoram beber água e tomar banho, para limpá-los de parasitas, mas o quero-quero pode ficar dias sem consumir uma gota.
2 - Os ovos precisam de mais tempo de incubação do que qualquer outra ave: o período de incubação pode variar entre 70 e 85 dias, em média. As maiores espécies como, por exemplo, os albatrozes-viageiros (Diomedea exulans), chegam a ter até 3,5m de envergadura, logo possuem o maior tempo de incubação entre seus pares.