Quem cobra valor indevido?

“O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável”.
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Como funciona cobrança indevida?

A cobrança indevida é uma prática que ocorre quando uma pessoa ou empresa exige o pagamento de valores que não são devidos legalmente. Essa situação pode ocorrer em diversos contextos, mas é mais comum em transações comerciais e de consumo.
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Sou obrigado a pagar uma cobrança indevida?

927 do CC - Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo”.
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O que diz a lei sobre cobrança indevida?

Código de defesa do Consumidor - Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.
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Como agir diante de uma cobrança indevida?

Ao receber uma cobrança indevida, o melhor a ser feito é buscar o auxilio de um advogado, que analisará o caso para chegar na medida jurídica que seja eficaz para: que cesse a cobrança indevida da forma mais célere possível, buscar a restituição do valor pago em dobro (somente para casos em que ocorreu o pagamento da ...
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O QUE FAZER COM COBRANÇA INDEVIDA DO CARTÃO DE CRÉDITO?

Qual a punição para cobrança indevida?

No Brasil, por exemplo, a cobrança indevida é considerada crime e pode ser punida com detenção de três meses a um ano, além de multa. Também é possível que a empresa responsável pela cobrança indevida seja multada pela autoridade reguladora do setor financeiro ou pelo Ministério Público.
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Qual valor pedir por danos morais por cobrança indevida?

Já nos Danos Morais, como não é possível “desfazer” os danos que uma pessoa sofreu, nem estipular uma quantia em razão disso, o valor da Indenização vai depender muito da análise de cada caso. Mas, em regra, você pode pedir qualquer valor de Indenização, desde R$ 1.000,00 até mais de R$ 500.000,00.
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Onde reclamar de cobranças indevidas?

Os consumidores que se sentirem prejudicados nas relações de consumo devem reclamar no Procon/PR. Alguns itens que geram reclamações: Má qualidade e falta de segurança de eletroeletrônicos, veículos, brinquedos e outros produtos. Falta de peças para reposição.
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O que é considerado uma cobrança indevida?

Cobrança indevida é uma fatura ou serviço que você não contratou ou já quitou. Leia o artigo e veja o que fazer nesses casos. Atualizado em: 15 de março de 2023. Ter o CPF limpo abre muitas portas para os consumidores, pois mostra que você tem crédito com as empresas.
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Pode processar por cobrança indevida?

Sim, é possível processar o banco por cobrança indevida, mas para isso precisa ser comprovado que a cobrança foi mesmo errada e provar situações em que ocorreram danos morais.
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Tem como processar uma empresa por cobrança indevida?

Sim, é possível processar a empresa que fez a cobrança indevida, porém existem outros passos a serem feitos antes. Assim, o ideal é que você entre em contato com a empresa credora e explique o ocorrido, tentando resolver o problema.
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Como contestar uma dívida indevida?

a) Contato Inicial com a Empresa ou Instituição Financeira: O primeiro passo é entrar em contato com a empresa ou instituição financeira responsável pela cobrança indevida. Isso pode ser feito por meio de telefone, e-mail ou correspondência, solicitando esclarecimentos sobre a dívida e apresentando a contestação.
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Como acionar o Procon por cobrança indevida?

Atendimento a Distância
  1. Atendimento Eletrônico. O Canal Eletrônico está disponível para envio de consultas, reclamações ou denúncias 7 (sete) dias por semana, 24 (vinte e quatro) horas por dia. ...
  2. Atendimento Telefônico (151) ...
  3. Caixa Postal. ...
  4. Ouvidoria (0800-377 6266) está suspenso.
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Como cancelar uma cobrança indevida?

Quando você recebe receber uma cobrança que não reconhece, o primeiro passo é entrar em contato com a empresa e solicitar o cancelamento do débito. Muitas vezes já é possível resolver a questão dessa forma.
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O que acontece quando fazemos uma reclamação no Procon?

O atendimento nos Procons é totalmente gratuito. Após registrar sua reclamação, a empresa será notificada e deve dentro de um prazo estabelecido dar uma resposta à queixa apresentada. Após isso, cabe ao consumidor avaliar se a resposta foi satisfatória para encerrar o caso ou contestá-la.
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Quando o cliente pode acionar o Procon?

O prazo para o consumidor reclamar do problema é de: • 30 dias para produto ou serviço não durável (por exemplo, alimentos, serviços de manicure, transporte público etc.).
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Quais os problemas que o Procon resolve?

Além disso, o Procon também oferece outros serviços, como orientação jurídica gratuita, mediação e conciliação entre consumidores e empresas, e a fiscalização do mercado para garantir que os produtos e serviços oferecidos estejam em conformidade com as normas de defesa do consumidor.
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O que acontece se a empresa não responder ao Procon?

Caso a empresa não responda a notificação do PROCON APT, ou simplesmente não compareça em audiência, ela será multada e o consumidor será orientado a buscar o judiciário para ingressar com uma ação judicial, sendo por meio da Defensoria Pública (quando preenchidas as causas que o qualifique), ou diretamente por meio ...
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Quem cobra indevidamente paga em dobro?

"Art. 940. Aquele que demandar por dívida já paga, no todo ou em parte, sem ressalvar as quantias recebidas ou pedir mais do que for devido, ficará obrigado a pagar ao devedor, no primeiro caso, o dobro do que houver cobrado e, no segundo, o equivalente do que dele exigir, salvo se houver prescrição.
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Estou sendo cobrado por uma dívida que não é minha?

O que fazer ao ser cobrado por dívida que não é sua
  1. Grave a chamada. Peça o número de protocolo do atendimento para ter provas de que solicitou que parassem de ligar. ...
  2. Procure o Juizado Especial Cível. ...
  3. Constrangimento. ...
  4. O que diz o Código.
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O que diz no artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor?

Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça. Parágrafo único.
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Como pedir indenização por cobrança indevida?

  1. Sim, é possível processar uma empresa por causa de uma cobrança indevida. ...
  2. Antes de entrar com um processo, o consumidor poderá tentar solucionar o problema da cobrança indevida, através do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), Ouvidoria, Procon (Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor).
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Quando ocorre pagamento indevido?

Pagamento indevido é quando o contribuinte paga o que não deve. Já o pagamento a maior é quando o contribuinte paga mais do que deve. É comum acontecer, que valores de receitas e créditos sejam informados de forma imprecisa nos sistemas fiscais, para fins de cálculo dos tributos federais.
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Qual o prazo para devolução de valor pago indevidamente?

Com a aprovação dessa proposta, o prazo para devolução do valor pago indevidamente será de dez dias úteis, contados a partir da data da reclamação junto à empresa. Por isso, o Procon sugere que a pessoa lesada procure o fornecedor para registrar a queixa antes de levar o caso aos órgãos de defesa do consumidor.
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Quanto tempo demora para resolver um problema no Procon?

A partir do recebimento, os fornecedores terão dez dias de prazo para responder e os consumidores mais dez dias de prazo para avaliar a resposta.
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