Social Media é o cargo de todo profissional que fica responsável pela gestão dos perfis de redes sociais, lidando com a atualização e geração de conteúdo para atrair seguidores em páginas de empresas, marcas ou personalidades. Agendamentos de posts e relacionamento com o público são algumas das suas várias atribuições.
Mídias sociais nada mais são que os meios por onde as marcas realizam a comunicação, compartilham conteúdo e interagem com seu público. Mas, redes sociais, blogs e sites não fazem isso sozinhos. Eles são apenas plataformas. Repositórios de conteúdos com funcionalidades que permitem a interação.
O social media, também chamado de analista de redes sociais, é o profissional responsável pela gestão dos perfis de uma empresa nas mídias sociais. Ele não cria e publica apenas posts. Ele também planeja, estuda e desenvolve uma estratégia de marketing digital.
O que é a profissão Social Media? Social media é o termo usado para se referir ao profissional do marketing digital que atua no gerenciamento de redes sociais. Traduzido literalmente, social media quer dizer mídia social.
No cargo de Analista de Mídias Sociais se inicia ganhando R$ 1.388,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 2.612,00. A média salarial para Analista de Mídias Sociais no Brasil é de R$ 1.951,00. A formação mais comum é de Graduação em Comunicação Social.
O analista de mídias sociais é o profissional responsável por gerenciar a presença de uma marca nas redes sociais. Isso inclui implementar uma linha editorial, criar e executar calendário postagens, analisar métricas e até mesmo interagir com o público. Muitas vezes ele é chamado de social media.
O que é preciso para trabalhar com mídias sociais?
Educação e formação necessárias
Não há uma graduação específica para ser social media, mas algumas delas te ajudam a seguir esta carreira, como: jornalismo, publicidade e propaganda e/ou design. Depois disso, há algumas especializações mais encaminhadas para a área de mídias sociais.
Um profissional de social media pode trabalhar em uma variedade de ambientes, dependendo da estrutura da empresa ou da organização em que está empregado. Algumas opções comuns incluem: Agências de Marketing Digital: Muitas agências de marketing têm equipes dedicadas exclusivamente ao gerenciamento de mídias sociais.
Mídias Sociais são sites e aplicativos que permitem conexão e interação entre os usuários. Também conhecidas como redes sociais, as mídias sociais mais populares atualmente são Facebook, Youtube, Instagram e WhatsApp.
Gente, as mídias sociais são canais de informação na internet que servem pra compartilhar conteúdo, viu? E o legal é que tem plataformas pra vários tipos de posts como, textos, vídeos, fotos e em alguns casos, como blogs, dá pra postar todos esses recursos juntos.
O que faz uma pessoa que trabalha com mídias sociais?
Social Media é o cargo de todo profissional que fica responsável pela gestão dos perfis de redes sociais, lidando com a atualização e geração de conteúdo para atrair seguidores em páginas de empresas, marcas ou personalidades. Agendamentos de posts e relacionamento com o público são algumas das suas várias atribuições.
A remuneração total mensal estimada para o cargo de Social Media é de R$ 2.525, com uma média salarial mensal de R$ 2.150. Esses números representam a mediana, que é o ponto médio dos intervalos do nosso modelo proprietário de Estimativa de Pagamento Total e é baseado nos salários coletados de nossos usuários.
Para adquirir as habilidades e competências de um social media de sucesso, é preciso que os interessados tenham formação em cursos da área de Comunicação, como Marketing, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, entre outros relacionados, ou tenha especialização na área de Marketing Digital.
Quem trabalha com mídias sociais geralmente tem graduação em Publicidade ou Marketing, mas também pode vir de áreas como Jornalismo, Relações Públicas, ou outras Faculdades de Comunicação. Quem quer se especializar também pode investir em cursos de pós-graduação em Mídias Sociais ou Marketing Digital.
Qual a diferença entre marketing digital e mídias sociais?
Marketing digital e mídias sociais são conceitos diferentes. Marketing digital é o conjunto de estratégias direcionadas à promoção de marcas, empresas, produtos e serviços no ambiente on-line. Já as mídias sociais são alguns dos canais mais relevantes, utilizados pelo marketing digital para aplicar suas estratégias.
Qual é o perfil do profissional que trabalha com mídia?
Um profissional de mídia é um especialista em comunicação e publicidade que trabalha em diversas áreas relacionadas a mídia, incluindo mídia impressa, eletrônica e digital.
No cargo de Gestor de Mídias Sociais se inicia ganhando R$ 1.953,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 4.769,00. A média salarial para Gestor de Mídias Sociais no Brasil é de R$ 3.112,00.