O empreendedor promove mudanças em processos e equipes através da implantação de suas ideias inovadoras. Ele pode ou não ser dono de uma empresa, a principal característica, é que ele tem esse potencial de inovar, realizar os planos e de gerar transformação em qualquer tipo de ambiente.
Geralmente quando uma empresa tem um profissional com esse cargo ele é responsável por organizar e articular todos os funcionários e departamentos, e estar ativo no planejamento estratégico da empresa.
Podemos considerar que o empresário é quem escolheu abrir uma empresa. É importante que ele possua bons conhecimentos em gestão – finanças, marketing, planejamento, gestão de pessoas e vendas.
Ele é o responsável pela estratégia e visão da empresa. Nem todas as empresas têm um CEO. Mas geralmente a maioria das empresas têm um Diretor Geral, porém a função de CEO é mais utilizada em grandes empresas multinacionais, exigindo uma pessoa com competências e habilidades para liderar toda a organização.
Um empresário é uma pessoa que desempenha um papel fundamental na criação, desenvolvimento e gestão de um negócio. Ele é responsável por tomar decisões estratégicas e operacionais que afetam o rumo da empresa.
O fundador é a pessoa com a ideia original, a descoberta científica, a inovação técnica, a visão, a descrição do problema, a paixão, etc. Um fundador normalmente recruta cofundadores e, em seguida, passa a fazer parte da equipe fundadora envolvida nas operações da empresa no dia a dia.
O fundador é quem tem a ideia inicial. Ele pode ou não estar na equipe fundadora ou de ter um papel de liderança. As habilidades complementares no time fundador são o que constrói a empresa. O CEO fundador lidera a empresa por meio do campo de distorção da realidade e do conforto no caos.
Empresário nada mais é do que aquele que exerce profissionalmente uma atividade econômica de modo que implique na circulação de bens e serviços e que tenha por finalidade o lucro.
Empreendedor deve evitar usar a sigla por status; termo só vale para empresas que têm planos de crescer rápido. Inspirados em líderes das grandes corporações, muitos empresários têm escolhido a sigla CEO (chief executive officer, diretor-executivo em inglês) para denominar a si próprios.
Geralmente, em muitas empresas, o cargo de CEO é ocupado pelo dono, diretor ou presidente da companhia. Mas saiba que, nesse caso específico, existe uma linha tênue que separa as atribuições de ambas as posições. O dono (ou diretor, presidente) é, como o nome já diz, o dono do negócio.
No Brasil o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) é o responsável pelo registro oficial, o nome da empresa só se torna válido se for feito por ele, evitando plágios e cópias de marcas. Algumas marcas podem não estar registradas, mas possuir um domínio próprio com o nome que você deseja.
Sua função varia de acordo com o tamanho, tipo e estrutura da empresa, mas está ligada à prosperidade do negócio. Além disso, o CEO, geralmente um profissional de nível sênior, é responsável pela visão estratégica da empresa e ocupa papel de gestor.
Ele pode ou não estar na equipe fundadora ou de ter um papel de liderança. As habilidades complementares no time fundador são o que constrói a empresa. O CEO fundador lidera a empresa por meio do campo de distorção da realidade e do conforto no caos.
Empresário é uma profissão que diz respeito a pessoa que é responsável por uma empresa própria. O empresário cria, planeja, organiza e controla toda a cadeia de uma empresa.
O dono da empresa é a pessoa que criou o negócio — perante a lei, é aquela cuja nome consta no cartão CNPJ e no Contrato Social do negócio. Ou seja, qualquer pessoa pode se tornar um dono de empresa. Mas para ter um negócio de sucesso, não basta formalizar o negócio.