O equinocultor é o profissional especializado no manejo e cuidado de equinos, ou seja, cavalos. Sua principal função é garantir o bem-estar, saúde e qualidade de vida dos animais, além de promover a reprodução equina e auxiliar em atividades relacionadas ao uso dos cavalos para esporte, trabalho ou lazer.
Denomina-se Equideocultura a criação de cavalos, asininos e muares. A posição dos equinos e espécies próximas na classificação zoológica é a seguinte: Classe: Mamíferos (Mammalia); Ordem: Perissodáctilos (Perissodactyla - dedos ímpares). Aqui encontramos também as antas e os rinocerontes.
Os potros recém-nascidos, também chamados de neonatos, são frágeis e susceptíveis a doenças. “O diagnóstico de problemas nessa categoria animal deve ser rápido e a ação imediata”, afirma Haroldo Vargas Leal Júnior, professor do Curso CPT Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Equinos.
Cavaleiro permaneceu com o significado de origem, e é usado para se referir a homens que andam a cavalo, um montador. Além da origem latina, a palavra pode ter se formado também a partir de uma derivação sufixal, quando “-eiro” foi acrescentado a “cavalo”.
As fêmeas, chamadas éguas, carregam seus filhotes por aproximadamente 11 meses e um cavalo jovem, chamado potro, pode ficar de pé e correr logo após nascer.
Cavalo (nome científico: Equus ferus caballus) é um mamífero herbívoro da ordem dos ungulados, uma das três subespécies modernas da espécie Equus ferus. A denominação para as fêmeas é égua, para os machos não castrados é garanhão, para os machos castrados é capão, e para os filhotes é potro.
A avicultura é o ramo da Zootecnia dedicado a criação de aves para produção de alimentos, em especial carne e ovos. Entre as espécies criadas na avicultura destaca-se o frango.
Há muitas pessoas que não sabem se cavalo é mamífero, por exemplo. Alto, imponente e robusto, o cavalo é um animal que pertence à família dos equídeos ou equinos, a Equidae, da espécie Equus ferus. O gênero também conta com as figuras domesticadas ou selvagens do burro, do pônei e da zebra.
Haras é definido como um local onde se cria cavalos. Esse espaço deve ser exclusivo para essa finalidade e, geralmente, é reservado por raças, para que seja mais fácil direcionar os cuidados dos quais elas necessitam.
Equinocultura é a área da Zootecnia que trata da criação de equinos, ou seja cavalos, especialmente de raça. Normalmente não tem como finalidade a produção de alimentos, o que o descaracteriza como animal de produção, aproximando-o como animal de companhia.
2. Suadouro. É o item que apoia a sela e cavaleiro no dorso do animal. Por isso, o cavaleiro deve ficar sempre atento se há algum material preso, tipo lascas de madeira, pedra e até mesmo areia, que pode causar ferimento do animal por fricção.
O salário médio de um Equinocultor no Brasil é de R$ 2.267,57. As especialidades com os melhores salários são Criador de Equinos, Criador de Bubalinos (Corte) e Criador de Bovinos (Corte).
Quando ocorre o cruzamento entre um cavalo e uma égua, dá-se o nome de “potro” ao filhote. Na prática, costuma-se chamá-lo de “potrinho”. Potro/Potrilho/Potranco.
A palavra correta para se referir a um grupo de dois ou mais cavalos é “manada”. Além de englobar os cavalos, o termo pode ser usado para outras espécies de animais, como búfalos, bois, burros e elefantes. Outra palavra que pode ser usada para indicar um grupo de cavalos é “cavalaria”.
Uma vez que o cavalo atinge a idade de quatro anos, eles geralmente são considerados adultos. Enquanto algumas raças de maturação lenta continuarão crescendo, a maioria atingirá seu tamanho adulto entre quatro e cinco anos de idade. Muitos começarão a ir para a pista de provas nessa idade, entre três e quatro anos.
A mulher que monta a cavalo é chamada de amazona, enquanto o homem que monta a cavalo recebe o nome de cavaleiro. O termo "amazona" também pode ser empregado para designar uma mulher corajosa e guerreira.
A equitação é, por definição, uma técnica de montaria em cavalos. Algumas pessoas acreditam que ela é uma arte, pois demanda equilíbrio e concentração do cavaleiro com o animal, exigindo, também, que ele saiba lidar de forma gentil com o cavalo.
A mulher que monta a cavalo é chamada de amazona, enquanto o homem que monta a cavalo recebe o nome de cavaleiro. O termo "amazona" também pode ser empregado para designar uma mulher corajosa e guerreira. ...