Quem criou o símbolo D.P.A foi a Torcida jovem do Botafogo ( TJB ) , em oposição ao punho Cruzado que era usado pela torcida Jovem do Flamengo. Embora fundadora , poucas vezes é citada em músicas da União ou em histórias e materias citando a União dedo pro alto D.P.A. ( Foto meramente ilustrativa )
“Seu símbolo de mão foi a própria TJB quem criou. O apelidado DPA (dedos para o alto) – que consiste em punhos cruzados acrescidos do dedo do meio de cada mão erguidos – foi inventado pela mais tradicional em provocação ao punho cruzado pela Torcida Jovem do Flamengo, alusivo aos remos do escudo do clube da Gávea.
Detetives do Prédio Azul (também conhecida pela sigla D. P. A.) é uma série de televisão brasileira que foi produzida pela Conspiração Filmes e exibida pelo Gloob desde 15 de junho de 2012, data que marcou a inauguração do canal.
Primeira geração. A série Detetives do Prédio Azul estreou no canal Gloob em 2012. São mais de 400 casos de detetives num único prédio! Na primeira geração, os detetives foram Tom (Caio Manhete), Mila (Letícia Pedro e Capim (Cauê Campos).
Seus fundadores foram os amigos Pedro "Dep", Joaquim "Kjo",Carlos "Cafê", Felipe "Tuí", Dago e Petrônio, que contaram dias depois com a ajuda de Henrique "Louco", Rafael "RMK" (este líder da então torcida Copa-Fogo), Leonardo "Burns", Marcos "Kinhu" e Marcio Padilha.
DPA ~ Antes e Depois das Três Gerações (2022) - Detetives do Prédio Azul
Quais torcidas e aliadas do Botafogo?
Torcidas aliadas da torcida fúria jovem do Botafogo, torcida Ceará amor do Ceará, gaviões da fiel do Corinthians, torcida Mancha azul do Havaí, Mancha Verde do juventude, torcida força jovem Goiás, torcida império alviverde do Coritiba, fúria independente do Botafogo da Paraíba, mofe do Ceará, terror bicolor do pai ...
O símbolo dedos para o alto. foi criado pela torcida jovem do Botafogo. em mil novecentos e sessenta e nove. A torcida jovem do Flamengo também criou um símbolo, o punho cruzado, que faz alusão aos Remos do escudo do clube.
Em 7 de março de 2022, a décima sexta temporada estreia e é encerrada no dia 8 de abril do mesmo ano, a temporada conta com a estreia de Cléo Faria que interpreta Brisa, irmã de Berenice.
Mas com o espaçamento das gravações da temporada 15, junto a pandemia, encurtaram a duração dela na série para apenas 4 temporadas, fazendo que ela se despedisse na 18ª temporada.
Três gerações de detetives de “D.P.A.”, do Gloob, se reúnem em comemoração aos dez anos do programa. Assim como o Gloob, em 2022, “D.P.A. – Detetives do Prédio Azul” completa dez anos no ar e, para celebrar a longevidade da série infantil, o canal preparou o especial “D.P.A. – De Volta Ao Clubinho”.
Assim como o Gloob, em 2022, a série "D.P.A. - Detetives do Prédio Azul" completa 10 anos no ar. O título nasceu junto com o canal infantil da Globo, tendo sido a primeira produção original daquele espaço.
Desde que interpretou a personagem Bruxa Leocádia nas primeiras temporadas do seriado infantil "D.P.A — Detetives do Prédio Azul", entre 2012 e 2018, a atriz de 73 anos se dirige, cada vez mais, a um público mirim. E é isso o que ela tem feito para driblar os problemas financeiros provocados pela pandemia.
União sinistra. entre suas torcidas organizadas podemos destacar, mancha alviverde do Palmeiras, galocura do Atlético Mineiro, força jovem do Vasco, super raça gremista e ba mor do Bahia, entre outras. Essas torcidas sustentam a união há várias décadas, nem mesmo as respectivas vitórias de uma contra outra.
A “Dedo 'pro' Alto” (DPA), é formada pela Mancha Alviverde, do Palmeiras - SP, Galoucura, do Atlético - MG, Força Jovem, do Vasco - RJ, Inferno Coral, do Santa Cruz - PE, Super Raça Gremista, do Grêmio – RS e Mancha Azul, do Page 15 13 Avaí - SC.
Três amigos inseparáveis que moram no mesmo edifício formam o D.P.A., Detetives do Prédio Azul. O líder do grupo é Tom, um menino que adora ler e sonha em ser músico de uma banda de rock.
Mel herda o posto de Flor (Nathalia Costa), que decidiu voltar para a fazenda com seu pai, e se junta aos detetives Max (Samuel Minervino) e Zeca (Stéfano Agostini), e às bruxinhas Berenice (Nicole Orsini) e Brisa (Cléo Faria).
A menina de 12 anos começou a gravar neste ano, mas só vai assumir a capa de 2024. O D.P.A. - De Volta Ao Clubinho passeia pelos cenários, mostra curiosidades e relembra cenas marcantes do programa. "Participar de D.P.A. me ajudou muito a amadurecer tanto como atriz quanto como pessoa.
Essa é a primeira temporada que: Nicole Orsini não estará no elenco principal a partir dessa temporada. Leocadia e Theobaldo irao se casar no final dessa temporada.
Quem criou o símbolo D.P.A foi a Torcida jovem do Botafogo ( TJB ) , em oposição ao punho Cruzado que era usado pela torcida Jovem do Flamengo. Embora fundadora , poucas vezes é citada em músicas da União ou em histórias e materias citando a União dedo pro alto D.P.A.
A Torcida Organizada Bamor (T.O.B), ou simplesmente Bamor é uma torcida organizada do Esporte Clube Bahia. Durante as partidas do clube, a Bamor fica localizada na arquibancada norte da Arena Fonte Nova. A torcida está organizada em "distritos", para qual cada bairro residem os integrantes para facilitar o acesso.
O apelidado DPA (dedos para o alto) – que consiste em punhos cruzados acrescidos do dedo do meio de cada mão erguidos – foi inventado pela mais tradicional em provocação ao punho cruzado pela Torcida Jovem do Flamengo, alusivo aos remos do escudo do clube da Gávea.