Quem criou a educação inclusiva?

A Educação Inclusiva ganhou força a partir da Declaração de Salamanca (1994), e no Brasil a partir da aprovação da Constituição em 1988 e da LDB em 1996, as transformações tem se processado nos âmbitos do financiamento, do currículo, da gestão, da avaliação, da organização pedagógica, dos materiais didáticos, da ...
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Quem é o pai da educação inclusiva?

Há mais de 60 anos pesquisando sobre a educação, autonomia e direitos das pessoas com deficiência, Sassaki (81 anos), possui uma carreira extensa, que acumula diversos livros publicados, como “Inclusão no lazer e turismo”, de 2003, “Inclusão – Construindo uma sociedade para todos”, de 2007 e o mais recente “As sete ...
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Quem fundou a educação inclusiva?

No Brasil a Educação Inclusiva somente começou a fundamentar-se a partir da Conferência Mundial de Educação Especial em 1994, quando foi proclamada a Declaração de Salamanca. E apenas no decorrer dos anos 2000 é que foi implantada uma politica denominada “Educação Inclusiva”.
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Quem foi o criador da educação especial?

Itard pode ser considerado como o criador de uma educação especial para deficientes mentais.
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Qual foi a primeira escola inclusiva no Brasil?

Em 1954 surge a primeira APAE – Associação de Pais e Amigos de Excepcionais – onde elas acabaram predominando no Brasil em virtude do despreparo da escola pública para atender as necessidades individuais dos alunos deficientes.
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O que o ECA fala sobre educação inclusiva?

O ECA determina ainda que seja realizado atendimento educacional especializado para pessoas com deficiência e, de preferência, que esse serviço seja ofertado na rede regular de ensino. Para além das atividades pedagógicas, as escolas têm um papel fundamental na proteção de crianças e adolescentes.
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Quais são os 5 princípios da educação inclusiva?

Em resumo, são cinco pontos principais para realizar um bom planejamento que promova a diversidade nas escolas: implementação e apoio de políticas públicas, boa gestão escolar, estratégias pedagógicas, inclusão da família e apoio de parcerias.
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Quem é considerado o pai da Educação Especial?

Jean Marc Itard, (1774-1838) no início do século XIX, passa a ser considerado o pai da educação especial, após desenvolver tentativas de educar um menino de 12 anos chamado Vitor, o menino lobo (menino considerado com deficiência mental profunda, criado por lobos na floresta).
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Quando surge a educação inclusiva?

Tem-se a Declaração de Salamanca (1994) como marco e início da caminhada para a Educação Inclusiva. A inclusão é um processo educacional através do qual todos os alunos, incluído, com deficiência, devem ser educados juntos, com o apoio necessário, na idade adequada e em escola de ensino regular.
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Quem criou o AEE?

Faz alguns anos que o Ministério da Educação – MEC, frente ao paradigma da educação inclusiva criou o Atendimento Educacional Especializado – (AEE) que estimula o desenvolvimento de habilidades extracurriculares no ensino regular inclusivo.
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O que Paulo Freire fala sobre a educação inclusiva?

Freire (2008) afirma que a inclusão, enquanto forma de flexibilizar a resposta educativa de modo a fornecer uma educação básica de qualidade a todos os alunos, tem sido apontada como uma solução para o problema da exclusão educacional.
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O que diz a LDB sobre a educação inclusiva?

O artigo 208, que trata da Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos, afirma que é dever do Estado garantir “atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino”.
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Qual a Lei da inclusão escolar?

Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
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Quem é o pai da inclusão?

O professor Romeu Sassaki era conhecido como o “pai da inclusão”. Era graduado em serviço social e, durante seis décadas, produziu material acadêmico e ajudou a criar políticas públicas para incluir as pessoas com deficiência na sociedade.
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O que diz Vygotsky sobre a educação inclusiva?

Vygotsky em sua trajetória de estudo sempre ressaltava a inclusão de qualquer ser que tem alguma deficiência. Vygotsky nos deixou um importante legado referente às formas como as aprendizagens ocorrem, as quais devem contribuir para o desenvolvimento do sujeito, através das relações sociais.
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Quem criou a inclusão?

Do ponto de vista sociológico, a ideia de inclusão social remete as noções que Émile Durkheim tinha da educação e sua função de integrar harmoniosamente o indivíduo na sociedade, evitando os conflitos e o isolamento.
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Onde e como surgiu a educação inclusiva?

Na década de 1990 aconteceram dois eventos importantes com ênfase para uma educação onde todos são beneficiados: a conferência mundial de educação Page 9 para todos (1990) e a declaração de Salamanca (1994) onde o princípio da educação inclusiva ganhou destaque no panorama da educação.
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O que a lei diz sobre o AEE?

Regulamentado pelo Decreto-Lei nº 7.611, de 2011, o AEE é responsável pela identificação, elaboração e organização dos recursos pedagógicos e de acessibilidade, levando em consideração as necessidades específicas do aluno.
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O que diz o MEC sobre a educação inclusiva?

Em 2008, foi lançada a política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva e aprovada, por meio de emenda constitucional, a convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência. De acordo com a convenção, devem ser assegurados sistemas educacionais inclusivos em todos os níveis.
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Quem fala sobre educação inclusiva?

A educação inclusiva no Brasil é sustentada por políticas públicas e legislações como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), Lei nº 13.146/2015, e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008.
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Quem são os pensadores da educação especial?

Cinco dos autores mais citados são utilizados como referência meto- dológica, como: Manzini (2008), Minayo (2001), Lüdke e André (1986), Gil (1994), Bardin (1994) – ressaltamos que Manzini (2008) é autor do campo da Educação Especial.
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Quais são as 4 fases da história em ordem cronológica da educação especial?

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Período do extermínio; 2. Período da segregação/institucionalização; 3. Período de integração; 4. Período de Inclusão.
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Quais são os 4 pilares da educação inclusiva?

O entendimento da educação na inclusão sob os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, fazer, viver juntos e ser. Entender que a educação é direito, e como direito é comum a todos.
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Quais são os três pilares da inclusão escolar?

Por isso, o estudo analisa os três pilares que sustentam a inclusão: o Estado, a escola e a empresa.
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O que é o AEE na escola?

O que é o atendimento educacional especializado (AEE)?

Tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos.
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