CURIOSIDADE: Quem inventou a escola? Foram os sacerdotes da Suméria, há 2.500 anos antes de cristo. A escola servia para formar os escribas. Lá, eles tinham disciplinas como administração e economia para o governo das cidades.
Os jesuítas criaram as primeiras escolas quando aqui chegaram em 1549, com o objetivo de formar sacerdotes e catequizar o índio, dedicando-se também à educação da elite nacional. A Companhia de Jesus foi uma instituição criada essencialmente para fortalecer e defender a Igreja.
Quando se trata da invenção da escola, é difícil nomear uma única pessoa como “inventora”. No entanto, o crédito por contribuir e inventar o sistema escolar regular em 1837 vai para Harry P., que às vezes é chamado de pai da educação moderna.
O conceito de escola existe desde os tempos antigos, mas foi apenas no século XVIII que surgiram as primeiras escolas organizadas. A invenção da escola moderna é atribuída a Johann Heinrich Pestalozzi, um educador suíço e criador de um sistema de ensino focado na aprendizagem prática e no ensino centrado no aluno.
387 a.C. O filósofo grego Platão criou uma espécie de escola onde se estudavam disciplinas como filosofia e matemática por meio de questionamentos. O protótipo escolar ficava nos jardins de Academos, em Atenas – daí vem o termo “academia”.
CURIOSIDADE: Quem inventou a escola? Foram os sacerdotes da Suméria, há 2.500 anos antes de cristo. A escola servia para formar os escribas. Lá, eles tinham disciplinas como administração e economia para o governo das cidades.
O surgimento das instituições de ensino se deram na Idade Média, principalmente nos Mosteiros, quase da forma como as conhecemos quando frequentamos a escola alguns anos atrás, uma pessoa ensinando as outras. Depois disso, aos poucos, foram surgindo as escolas, as universidades e os centros de ensino.
Na Grécia Antiga, a educação era encarada como uma atividade para poucos, para aqueles que podiam consumir o seu tempo livre com o saber e não tinham a necessidade de trabalhar para garantir a própria sobrevivência. Sendo assim, percebemos que a educação era um privilégio garantido a uma parcela mínima da população.
Shishi High School. Localizada em Chengdu, na China, essa escola pública de ensino secundário surgiu em 143 a.C.. Ela é a mais velha no mundo e já passou até por um incêndio, sendo reconstruída em 199 d.C.. No fim do século 17, a escola foi destruída durante uma rebelião, mas foi construída novamente, no mesmo lugar.
Quem sonhou, pela primeira vez, com uma educação pública para todos, gratuita, laica, e de qualidade? No Brasil, essa pessoa foi Anísio Teixeira (1900-1971), que além de imaginar, também concretizou esses ideais, sendo responsável pela transformação da educação brasileira no século XX.
O filósofo grego Platão (427-347 a.C.) é considerado o primeiro pedagogo da Humanidade, por ter concebido um sistema educacional e ter fundado a primeira instituição de educação superior.
A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimento, habilidades e valores necessários à socialização do individuo sendo necessário que a escola propicie o domínio dos conteúdos culturais básicos da leitura, da escrita, da ciência das artes e das letras, sem estas aprendizagens dificilmente o aluno ...
A ESCOLA MAIS ANTIGA DO MUNDO Shishi fica em Chengdu (China) e surgiu no ano 143 antes de cristo Essa escola pública de ensino médio já passou até por um incendio, por volta de 5 antes de Cristo.
O pensamento científico surgiu na Grécia Antiga aproximadamente no século VI a.C. com os pensadores pré-socráticos que foram chamados de "Filósofos da Natureza" e também "Pré-cientistas".
Por seu legado, Anísio Teixeira é apontado como o criador do sistema público de educação no Brasil. Anísio Teixeira era jurista, intelectual, educador e escritor.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) leva em seu nome um dos personagens centrais na criação da escola pública no Brasil: Anísio Spínola Teixeira. Um jurista, intelectual, educador e escritor brasileiro.
Na Grécia Antiga, as atividades de estudo, filosofia e pesquisa eram exclusivas para as pessoas que não desempenhavam nenhum tipo de trabalho braçal, e que, por isso, tinham mais tempo livre. Em 1549, os padres Jesuítas fundaram a primeira escola do Brasil, na cidade de Salvador.
Surgida no século XVII, a Pedagogia teve como um dos principais iniciadores, o monge João Comênio (Amós Comenius). Comenius foi o criador da Didática Moderna e um dos maiores educadores do século XVII.
Sob o comando de Padre Manoel da Nóbrega, a primeira escola elementar brasileira foi edificada em Salvador, tendo como primeiro mestre o Irmão Vicente Rodrigues que com apenas 21 anos se tornaria o primeiro professor nos moldes europeus a se dedicar ao ensino e à propagação da fé religiosa por mais de cinqüenta anos.
O ensino fundamental existe provavelmente desde a Grécia antiga, Roma antiga, Índia antiga e China antiga. O Império Bizantino tinha um sistema de ensino criado a partir do nível primário.
Já o surgimento das escolas como conhecemos atualmente acontece no século XXII, em mosteiros europeus, que promoviam o ensino de conceitos do catolicismo.
A escola antigamente tinha um função embarcada, ou seja, ensinava o aluno a ter exercer um papel específico na sociedade, como por exemplo, as mulheres que eram ensinadas a costurar.