Em abril de 1955, sob o comando de Ermelino Matarazzo, a SNIBEG – subsidiária italiana da Coca-Cola, sediada em Nápoles – alterou o sabor da Fanta para uma mistura de malte e laranja. Com alguns ajustes, o novo sabor ficou mundialmente conhecido.
Nessa ocasião, Max Keith, chefe de operações da Coca-Cola alemã, permitiu a criação de um novo produto, na tentativa de evitar a suspensão das atividades da fábrica, nascendo assim, uma bebida que foi comercializada exclusivamente no mercado alemão durante a Segunda Guerra Mundial.
Por vontade do público, a bebida voltaria às prateleiras em 1955, quando a Coca-Cola quis competir com o lançamento de vários refrigerantes sabor fruta da Pepsi. Só então, numa fábrica italiana, surgiu a Fanta sabor laranja, a que hoje é sinônimo de simplesmente Fanta.
E os vencedores estavam ansiosos para que seus compatriotas experimentassem esse refrigerante original, que nasceu graças a eles. Um dia, em 1941, eles pararam de exportar xarope de coca-cola para a Alemanha. No final da década de 60, a Coca-Cola comprou a Fanta e começou a exportar para os EUA.
A marca Fanta foi criada na Alemanha, nos anos 40, e hoje é vendida em mais de 187 países. A Fanta Laranja chegou ao Brasil em 1964, seguida de Fanta Uva, em 1971.
Além da Fanta Berry e da Fanta Laranja, é possível encontrar outros sabores do refrigerante nos Estados Unidos, como: Fanta Morango, Fanta Uva, Fanta Pêssego, Fanta Abacaxi e Fanta Piña Colada (Abacaxi com Coco).
Qual foi a primeira marca de refrigerante do mundo?
O primeiro 'refrigerante' patenteado na história foi o Soda Fountain, em 1819, nos EUA. Mas ainda eram produtos medicinais. Até o americano John Pemberton, em 1886, criar o mais famoso refrigerante: A Coca-Cola.
Em 1669, o padre João Felipe Bettenford foi dar um passeio pelo Alto Amazonas e de tanto observar os índios Maués, acabou "descobrindo" o Guaraná. Os índios amassavam o fruto em uma cuia e bebiam.
Guaraná Jesus é uma marca de refrigerante pertencente à The Coca-Cola Company que é fabricado e distribuído principalmente no estado do Maranhão, no Brasil, local em que suas vendas ultrapassam as das demais marcas de refrigerante.
A Alemanha, durante o século 20, era um dos principais polos empresariais e industrializado, fazendo com que diversas empresas estrangeiras tivessem uma sede no país. Esse é o caso da Coca-Cola, que entrou em uma enrascada durante a Segunda Guerra Mundial.
“Tagwords” foi escolhida ainda Melhor Campanha Local/ Brasil. A campanha “Essa Coca é Fanta” se baseou numa expressão pejorativa, que tem sido usada há anos para descrever homossexuais.
A origem da Pepsi se deve a uma bebida chamada Brad's Drink, criada em 1893 pelo farmacêutico Caleb Bradham, que vivia na pequena cidade de New Bern, situada na Carolina do Norte (EUA).
Pelo 10º ano seguido, a Coca-Cola foi a marca mais consumida do mundo, segundo o relatório Brand Footprint, da Kantar. O estudo aponta que a marca de refrigerantes foi escolhida pouco mais de 6,6 bilhões de vezes pelos consumidores no mundo todo em 2021.
Antes que você se pergunte qual é o refrigerante mais antigo dos Estados Unidos, aqui vai a resposta: Dr Pepper. A bebida, que hoje é um patrimônio americano, surgiu em 1885 no povoado de Waco, no Texas.
A Coca-Cola foi inventada em 1886, enquanto a Pepsi chegou em 1898. Desde então, os dois refrigerantes travam uma guerra comercial que chegou até o espaço. O feito aconteceu em 1985 e marcou o que ficou conhecido como a “Guerra Espacial das Colas”. Partiu da Coca-Cola a iniciativa de enviar o refrigerante ao espaço.
Para não precisar paralisar as atividades da fábrica, Max Keith, chefe de operações da bebida, incentivou a criação de um novo produto com os ingredientes disponíveis (por isso teve diversos sabores). E assim surgiu a marca Fanta!
Agora, com esse novo sabor que veio para surpreender a todos, com uma cor LINDA, seu líquido é apresenta o tom azul brilhante. O delicioso sabor do fruto mirtilo com frutas berries é SENSACIONAL e incrivelmente saboroso!