Em 1652 um jovem cientista francês Blaise Pascal (1623-1662), um grande colaborador nas ciências físicas e matemáticas, através do estudo no comportamento dos fluidos, enunciou um princípio muito importante na Física, o Princípio de Pascal: "A variação de pressão sofrida por um ponto de um líquido em equilíbrio é ...
História. Os primeiros registros sobre o triângulo de Pascal surgiram na China, século XII, nas obras do matemático Chu Shi-kié. Posteriormente, o poeta e matemático Omar Khayyám apropriou-se do triângulo para descobrir raízes n-ésimas. Na Alemanha também teve evidências do triângulo de Pascal.
O pensamento de Blaise Pascal revela a busca pela compreensão da relação razão humana e fé em Deus. A razão como condição humana que pretende a investigação de verdades divinas. E fé como confiança num caminho que não se limita a racionalidade.
Harry Franklin Vickers (1898 – 1977) foi um inventor e industrial americano. Reconhecido pela Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos como o “Pai da Hidráulica Industrial”, recebeu a mais alta condecoração da entidade em 1956.
O argumento de Pascal estabelece que é melhor apostar na existência de Deus do que na tese oposta: se ganhar, ganha tudo; se perder, não perde nada ou perde muito pouco.
Esse amor incomensurável, Pascal nomeia de “amor-próprio”: a “natureza do amor-próprio e desse eu humano é não amar senão a si e não considerar senão a si” (PASCAL, 1979, fr. 100). 1 Graduando em Filosofia pela Faculdade João Paulo II – FAJOPA.
“O coração tem razões que a própria razão desconhece.” Blaise Pascal, autor dessa frase, foi um filósofo, matemático, físico e inventor francês moderno.
Blaise Pascal foi um importante cientista francês do século XVII que realizou grandes contribuições para a física e a matemática. Inventou uma das primeiras calculadoras mecânicas, e era reconhecido por sua grande erudição.
A pascalina foi uma calculadora mecânica criada por Blaise Pascal em 1642 para ajudar seu pai, que era um coletor de impostos. A máquina funcionava com engrenagens de dez posições que eram giradas manualmente, e apenas realizava as operações de soma e subtração (utilizando a técnica do complemento de 9).
O triângulo de Pascal é dividido por linhas e colunas, começando sempre da linha zero e da coluna zero. Ele é formado por combinações, ou seja, na linha 0 e coluna 0, teremos a combinação de 0 elemento tomado de 0 em 0, na linha 1 coluna 1, teremos a combinação de 1 elemento tomado de 1 em 1, e assim por diante.
O Teorema de Pascal foi desenvolvido pelo cientista francês Blaise Pascal e tem aplicações na mecânica dos fluidos. Segundo ele, quando uma força é aplicada a um fluido, a pressão causada é distribuída integral e igualmente em todas as direções e sentidos.
O princípio de Pascal é uma lei da Mecânica dos Fluidos que afirma que a pressão aplicada sobre um fluido em equilíbrio estático é distribuída igualmente e sem perdas para todas as suas partes, inclusive para as paredes do recipiente em que está contido.
Segundo Pascal, o homem é um ser miserável, um “nada do ponto de vista do infinito universo, um tudo do ponto de vista do nada, isto é, um meio-termo entre o nada e o tudo”. Ele é incapaz de atingir a verdade, pois a razão humana é constantemente enganada pela imaginação ou outras “potências enganadoras”.
Pascal converteu-se naquela época, ao jansenismo, uma corrente religiosa nascida no catolicismo. O movimento teve início com com um bispo holandês que protestava contra o racionalismo supostamente exagerado da teologia escolástica.
Os argumentos para a existência de Deus normalmente incluem questões metafísicas, empíricas, antropológicas, epistemológicas ou subjetivas. Os que acreditam na existência de uma ou mais divindades são chamados de teístas, os que rejeitam a existência de deuses são chamados ateus.
Como os seres humanos lidam com a morte segundo Pascal?
O homem está destinado ao meio, mas não pode perder de vista os dois extremos. Diante deles, tudo é ínfimo, desnecessário, passageiro. A morte é o que o espera pois, comparados à eternidade, oitenta anos ou oitocentos são o mesmo que nada.
Evangelista Torricelli (1608-1647) foi o primeiro inventor de um instrumento para medir a pressão atmosférica, isto é, o “peso” da coluna de ar que faz pressão sobre cada centímetro quadrado da superfície terrestre.
A pressão arterial é a força que o sangue faz na parede das artérias quando é bombeado pelo coração. Em condições normais, essa força é capaz de levar o sangue às diversas regiões do corpo sem causar danos aos vasos sanguíneos.