Platão define Paideia da seguinte forma "(...) a essência de toda a verdadeira educação ou Paideia é a que dá ao homem o desejo e a ânsia de se tornar um cidadão perfeito e o ensina a mandar e a obedecer, tendo a justiça como fundamento" (cit. in Jaeger, 1995: 147).
A Paideia, é o nome dado a educação na Grécia Antiga, que busca a formação do homem em suas várias esferas, isto é, uma educação mais antropológica e que considera o homem como ser racional. Essa educação contribui ao homem, uma identidade cultural e histórica.
Na história das idéias filosófico-educacionais, a apresentação cristã do conceito grego de Paidéia permitiu que amplas parcelas da população do mundo de então acessassem o conhecimento que lhes permitia desfrutar de novas oportunidades, quer no âmbito das comunidades cristãs primitivas, quer no meio amplo da sociedade ...
O lema da paideia foi educar a todos, sem distinção. Na prática, todos não foram educados, havendo um grande abismo entre os preceitos e a efetivação. Ao menos os filhos dos leigos eram considerados no que dizia respeito ao direito de educarem-se.
A educação ética e política é o traço fundamental da essência da paideia. A educação é assumida como ação consciente. A educação para os gregos é a manifestação do esforço constante da poiésis e do pensamento grego, logos, para conseguirem uma expressão normativa da forma do homem.
Qual a importância da paideia para a relação do cidadão com a sociedade?
O objetivo fundamental da paideía era a formação do homem individual como kaloi kagathoí. A partir do século V, exige-se algo a mais da paideía: além de formar o homem, ela deve ainda formar o cidadão. A antiga instrução, baseada na ginástica, na música e na gramática deixa de ser suficiente.
Na história das idéias, o grego Platão (427-347 a.C.) foi o primeiro pedagogo, não só por ter concebido um sistema educacional para o seu tempo mas, principalmente, por tê-lo integrado a uma dimensão ética e política.
O termo areté é frequentemente traduzido como “virtude”, mas sua real significação remete-nos à ideia de “excelência”. Cada atividade humana, prática, possui uma areté particular. No domínio político, além da deliberação, Aristóteles expõe a noção de phronesis. Esta última é a excelência do líder político.
Paideia é uma expressão grega que dá origem à palavra pedagogia. O termo grego paidéia (παιδεία) deriva da palavra paidí (παιδί), que significa criança. Para os gregos (incluindo Platão com seu mito da caverna), a paidéia é um movimento de passagem.
A Paidéia platônica é o processo de formação caracterizado pela preocupação em constituir uma Polis composta por polites determinados pela alma racional, colocando tal alma na condição de guia das ações, em detrimento a dimensão andreias e concupiscente.
A Educação Física desempenhava um papel fundamental no sistema educativo grego, pois fazia parte do ansiado equilí- harmônico entre as aptidões físicas e intelectuais. A Paidéia era o ideal da educação grega, onde tal educação unia a ginástica à música.
A visão grega da educação, chamada de “Paideia”, tinha como objetivo formar um homem completo, integral, cuidando dos seus múltiplos aspectos, o que se aproxima, em parte, do que se chama hoje, com base em estudos de Psicologia Cognitiva, por teoria das inteligências múltiplas.
Quanto aos motivos que levaram a essa mudança na paideia?
A mudança dos modelos da paideia na Antiguidade Clássica teve motivações relacionadas às cidades e, para além das matérias do modelo educacional de Platão, foram incluídos estudos sobre geografia, história natural, matemática, gramática, filosofia e retórica.
É correto afirmar que a concepção grega de paideia se refere?
Com base no fragmento e na concepção grega de paidéia é correto afirmar que: Paidéia é a educação para a vida, comum na sociedade grega antiga, que visava a formação prática do ser humano.
Paideia (παιδεία) é um termo do grego antigo, empregado para sintetizar a noção de educação na sociedade grega clássica. Inicialmente, a palavra (derivada de paidos (pedós) - criança) significava simplesmente "criação dos meninos", ou seja, referia-se à educação familiar, os bons modos e princípios morais.
Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligivel, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.
Quais as disciplinas valorizadas para se formar um cidadão ateniense segundo a educação paideia?
A partir do século 5, exige-se algo a mais da paideia, além de formar o homem, ela deve ainda formar o cidadão, baseada na ginástica, na música e na gramática (JAEGER, 1936, p. 147).
As escolas gregas são muito internacionais em seu trabalho, com o objetivo de estabelecer a Grécia como uma potência educacional global. Na verdade, a Grécia gosta de enviar ativamente estudantes e pesquisadores para o exterior, e pesquisadores e estudantes internacionais costumam frequentar universidades na Grécia.
A educação ateniense priorizava o equilíbrio entre corpo e mente e tinha uma aprendizagem voltada para a arte e a filosofia. Foi nessa cidade-estado que o filósofo Platão escreveu sobre epistemologia, metafísica, ética e política, e seus pensamentos são discutidos até os dias atuais.
O termo areté é frequentemente traduzido como “virtude”, mas sua real significação remete-nos à ideia de “excelência”. Cada atividade humana, prática, possui uma areté particular. No domínio político, além da deliberação, Aristóteles expõe a noção de phronesis. Esta última é a excelência do líder político.
A educação grega era voltada para a formação de uma individualidade perfeita e independente. A palavra Paideia significa “criação de meninos”; antes dela, porém, apareceu outro termo ainda mais essencial à formação grega: a areté, que pode ser traduzido por virtude.
A palavra grega Paidagogos é formada pela palavra paidós (criança) e agogos (condutor). Portanto, pedagogo significa condutor de crianças,aquele que ajuda a conduzir o ensino. Este era o trabalho do escravo, que era encarregado também de dar formação (Paidéia) intelectual e cultural.