Leonardo de Pisa no século XIII em seu livro Liber Abaci, difundiu os princípios desse método, dando-o o nome que conhecemos hoje como "Regra de Três Números Conhecidos".
* A regra de três simples se originou na China e foi pra Arábia através da India, onde Brahmagupta e Bháskara a tratavam por essa mesma designação [ Regra de Três Simple].
De maneira mais simples, trata-se de descobrir um quarto valor a partir de outros três – daí vem o nome da regra. Para começar, vamos esclarecer alguns conceitos importantes.
A regra de três é um método que utilizamos para encontrar valores desconhecidos quando estamos trabalhando com grandezas direta ou inversamente proporcionais. Esse método de resolução tem bastante aplicação não só na matemática, como na física, química e em situações constantes do dia a dia.
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Porque a regra de três funciona?
A regra de três simples é um mecanismo da matemática utilizado para resolver problemas que envolvem 2 grandezas que são diretamente ou inversamente proporcionais. Na regra de três simples a descoberta da incógnita se dá a partir do conhecimento de outros três valores que compõem o problema.
A regra de três simples pode ser de duas maneiras: direta, quando as grandezas envolvidas são diretamente proporcionais; inversa, quando as grandezas envolvidas são inversamente proporcionais.
É uma técnica que nos ajuda a entender como diferentes grandezas se relacionam e como uma mudança em uma delas afeta a outra. Em nosso exemplo da viagem de carro, a regra seria usada para calcular quanto tempo levaria para percorrer os 240 km a uma velocidade média de 60 km/h.
Qual a diferença da regra de 3 simples e composta?
A regra de três simples é utilizada para problemas com somente duas grandezas. Ela é aplicada quando conhecemos três valores, dois de uma grandeza e um de outra. Já a regra de três composta é aplicada em situações um pouco mais complexas, envolvendo mais de duas grandezas.
A regra de três é uma técnica usada para encontrar uma medida quando conhecemos outras três, desde que essas quatro medidas formem uma proporção. Esse método, conhecido como regra de três, faz uso de alguns conhecimentos importantes: propriedade fundamental das proporções, grandezas e medidas, razões e proporções.
A regra de três é uma técnica matemática essencial nos cálculos de enfermagem, especialmente para ajustar dosagens de medicamentos. Por exemplo, se um medicamento é prescrito em 2 mg/kg e o paciente pesa 50 kg, utilizamos a regra de três simples: 2 mg x 50 kg = 100 mg do medicamento.
Como saber se uma regra de três é inversamente proporcional?
Uma maneira de verificar se as grandezas são diretamente proporcionais ou não é supor o crescimento (↑) de uma delas. Caso aconteça o crescimento da outra grandeza, elas são diretamente proporcionais; caso contrário, são inversamente proporcionais. A mesma ideia vale para o decrescimento (↓).
A regra de três composta é a razão e proporção entre três ou mais grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, ou seja, as relações que aparecem em mais de duas colunas.
O cálculo da regra de três simples é utilizado quando pretende-se descobrir a proporção entre duas grandezas, sejam elas direta ou inversamente proporcionais. Quando as grandezas são diretamente proporcionais, basta calcular diretamente os elementos. Por exemplo: Um carro percorreu, em duas horas, 90 quilômetros.
As regras são formas de agir em determinados espaços que nos mostram o que devemos fazer para conviver bem com as outras pessoas. Se cada um fizer a sua parte, fica mais fácil conviver.
Na regra de três simples, quando a relação entre as grandezas é diretamente proporcional, multiplicamos cruzado. Por outro lado, quando as relações forem inversamente proporcionais, a técnica é diferente, será necessário multiplicar em linha.
Leonardo de Pisa no século XIII em seu livro Liber Abaci, difundiu os princípios desse método, dando-o o nome que conhecemos hoje como "Regra de Três Números Conhecidos".
Sempre que utilizarmos a regra de três no intuito de determinar porcentagens, devemos relacionar a parte do todo com o valor de 100%. Obs.: Nas situações envolvendo uma porcentagem, realizamos a multiplicação cruzada por ser uma grandeza diretamente proporcional. Portanto, 95% de R$ 105,00 é igual a R$ 99,75.
O que o aluno deve aprender no 3 ano do ensino fundamental?
O 3º Ano tem como objetivo a consolidação e a sistematização dos conhecimentos relacionados à leitura e à escrita, quanto aos aspectos de estrutura, coerência e coesão textual, bem como a ampliação dos conceitos matemáticos da adição, subtração e multiplicação, introduzindo a ideia da divisão.
Quando as grandezas forem diretamente proporcionais, colocaremos uma seta para baixo. Quando as grandezas forem inversamente proporcionais, colocaremos uma seta para cima.
Por exemplo, numa regra de três, essa coisa do multiplica cruzado você faz as duas coisas. Na composta, por exemplo, quando tá na direta, o lado de cá da igualdade você vai multiplicar certinho e quando tiver a fração do lado de lá do igual aí seria o cruzado, mas não tem que falar isso.