O bacon foi criado na China há pelo menos quatro mil anos e, no Brasil, também é chamado de toucinho. Normalmente, ele é retirado da barriga do porco, salgado e por último defumado.
Embora pensemos que o bacon veio dos EUA ou Inglaterra, algumas fontes históricas indicam que ele tem origem na Alemanha. Na Alemanha medieval, utilizavam o termo “bak”, que significava um tipo de corte de carne, mas não especificamente do porco.
A história do bacon começa com a domesticação dos porcos. Mais precisamente há 4.900a.C, na China. Mais adiante, os animais também se popularizaram na Europa, por volta de 1500 a.C. os europeus curavam a barriga de porco com sal, o que pode ser considerada a primeira versão desse ingrediente.
Desde março, apenas é chamado de bacon o produto feito da barriga do porco. Qualquer outro pedaço será chamado de "bacon de [parte a qual foi feita]", por exemplo, "bacon de pernil" ou "bacon de lombo". Deste modo, o termo "estilo bacon" deixa de ser usado.
A Jais Hand Made foi a marca de bacon mais bem avaliada pelo time de especialistas. Ele é elaborado com panceta suína, leva açúcar mascavo e especiarias na composição.
O bacon foi criado na China há pelo menos quatro mil anos e, no Brasil, também é chamado de toucinho. Normalmente, ele é retirado da barriga do porco, salgado e por último defumado.
O consumo moderado de bacon pode trazer diversos benefícios para a saúde, como: controle do peso, redução do colesterol, prevenção de diabetes, fortalecimento do sistema imunológico, melhora da circulação sanguínea e aumento da energia.
Pode comer bacon cru? Algumas receitas sugerem o consumo de bacon cru, mas cozinhar ou fritar o alimento ajuda a realçar o sabor da carne, tornando o bacon mais apetitoso. Para isso, basta fazer o bacon frito, caramelizado, crocante ou cortado em cubinhos.
A razão pela qual o bacon tem um sabor e aroma tão deliciosos pode ser atribuída à mesma coisa que dá torradas, café, cebola frita e outros um cheiro tão agradável e atraente: a reação de Maillard. No início do século 20, o médico e químico francês Louis-Camille Maillard descobriu uma certa reação química.
Bacon – O Bacon é um tipo de carne de porco em que o corte é feito da barriga ou costas do animal, quando se procura um corte com menos gordura. Geralmente é defumado ou curado e pode ser usado como topping em lanches e porções.
O Ministério da Agricultura determinou que o bacon tradicional é feito com a barriga do suíno, enquanto os outros cortes (paleta, lombo e costela) devem levar o nome junto da embalagem.
O Dia do Bacon foi criado em 2000 nos Estados Unidos. Os americanos escolheram o primeiro sábado antes do Dia do Trabalho no país (primeira segunda-feira de setembro) para celebrar esse alimento. A partir disso, outros países, como o Brasil, começaram a comemorar a data.
Bacon de paleta/pernil: possui menos gordura e uma porcentagem maior de carne. É ideal para quem procura um produto mais saudável e menos gorduroso. Bacon de lombo: essa carne é retirada do lombo suíno, é considerada uma parte mais nobre e de sabor um pouco mais suave.
Processados. Alimentos processados, como bacon, frios e industrializados além de gordurosos, são ricos em sódio. Além de dificultar o sono, podem trazer o surgimento de problemas cardiovasculares, retenção de líquidos e até mesmo hipertensão. Portanto, evite exageros e procure comer essas gostosuras durante o dia.
O bacon também costuma ir bem no café da manhã. "Incluir bacon em um café da manhã balanceado pode ser uma opção. Pode combinar com ovos, pães, torradas integrais e frutas. Fornecendo proteínas, gorduras saudáveis e carboidratos complexos para dar energia ao corpo ao longo do dia.
“Bacon é o produto cárneo obtido da parede torácico-abdominal de suínos, que vai do esterno ao púbis, com ou sem costela, com ou sem pele, com adição de ingredientes, curado, defumado, cozido ou não”, diz o parágrafo segundo da Portaria SDA 748/2023, que passa a definir as regras para produção do bacon.
Alguns fatos da vida de Roger Bacon (1214-1294) não são claros, inclusive sua data de nascimento, mas ele é considerado por especialistas o criador do método científico, apesar de ter ficado pouco conhecido por isso.
Quem foi Francis Bacon e qual foi a teoria proposta por ele?
Bacon visava a uma reforma filosófica que garantisse o progresso das ciências contra a escolástica. Assim, seu pensamento crítico tinha como objetivo libertar o homem de preconceitos, fantasias e superstições que impediriam a construção do verdadeiro conhecimento. Nesse contexto, encontramos sua teoria dos ídolos.
Atualmente, a proteína animal mais consumida na China é a de suíno (57 milhões de toneladas em 2021), representando 60% do total de carne consumida no país.
Utilizada pelos principais chefs em todo o mundo, a carne do boi Wagyu é uma das mais apreciadas pelo seu sabor e alta maciez, destacando-a de outras raças bovinas no mercado mundial. O Kobe Beef, o corte mais caro do mundo, é uma variedade do Wagyu.