Biodiversidade é a forma contraída de diversidade biológica e apareceu pela primeira vez em uma publicação em 1988, justamente no livro organizado pelo prestigiado biólogo Edward O. Wilson que trazia os resultados do National Forum on BioDiversity.
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de se conservar e proteger a diversidade de vida no planeta.
Diversidade Biológica ou Biodiversidade é o conjunto de todos os seres vivos do planeta. Refere-se à variedade dos reinos, filos, classes, ordens, famílias, gêneros e espécies, assim como a populações e comunidades específicas, incluindo toda a fauna e flora terrestres.
Ou seja, a origem da biodiversidade se deu a partir de um ancestral comum a todas as formas de vida. E isso aconteceu por meio do processo de evolução biológica. Essa primeira forma de vida unicelular se reproduzia assexuadamente, por divisão celular, e gerava outras células iguais a ela.
A biodiversidade pode ser definida, de maneira resumida, como a riqueza de espécies de um ecossistema. Esse conceito relaciona-se com o número de espécies de um local mas também com a variação entre organismos da mesma espécie e sua abundância.
Darwin propôs que as espécies podem mudar ao longo do tempo, que novas espécies surgem de espécies pré-existentes, e que todas compartilham um ancestral comum.
Contração de "diversidade biológica", a palavra biodiversidade foi usada pela primeira vez em 1985, mas um simpósio realizado em 1986 e o livro “BioDiversity”, editado pelo biólogo E. O. Wilson e lançado em seguida, pavimentaram o caminho para a popularização da palavra e do conceito.
Biodiversidade é a forma contraída de diversidade biológica e apareceu pela primeira vez em uma publicação em 1988, justamente no livro organizado pelo prestigiado biólogo Edward O. Wilson que trazia os resultados do National Forum on BioDiversity.
Não é novidade que a vida humana depende diretamente da biodiversidade. É ela que fornece alimentos, água, medicamentos, além de ser a fonte de muitas outras facilidades para a vida nas sociedades contemporâneas.
Carolus Linnaeus (1707-1778), ou simplesmente Lineu, um naturalista, foi quem criou o sistema pelo qual nomeamos os organismos hoje em dia. Ele é considerado o fundador da taxonomia. A taxonomia é ciência das classificações, é a sistemática da organização dos seres vivos em grupos.
Como se mede a biodiversidade? A biodiversidade mede-se através do número das espécies que existem por unidade de superfície. Quanto mais alto o número de espécies por área, tanto maior a biodiversidade que se pode calcular com certos métodos, por exemplo através de um índice de diversidade.
Atualmente sabe-se que para a sobrevivência das espécies (inclusive a espécie humana) é fundamental a preservação dos três níveis de biodiversidade: a diversidade das espécies, a diversidade genética e a diversidade dos ecossistemas.
Nesta semana comemoramos o Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado em 22 de maio. A diversidade biológica é a base da vida na Terra. Ela sustenta não apenas os ecossistemas naturais, mas também nossas economias, saúde e bem-estar.
Qual foi o intuito da ONU ao criar a biodiversidade?
A Organização das Nações Unidas - ONU instituiu o dia 22 de maio como o Dia Internacional da Biodiversidade com a finalidade de estimular a adoção de medidas de proteção e conservação da diversidade de vida do planeta.
O termo biodiversidade - ou diversidade biológica - descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano.
Todas as áreas do planeta apresentam biodiversidade, entretanto, em algumas regiões, ela é maior, porém isso não significa que sua importância seja diminuída quando em menor quantidade. Cada espécie tem seu papel na natureza e é fundamental para o equilíbrio do ecossistema.
O termo biodiversidade é amplamente conhecido e divulgado, principalmente quando o assunto é preservação ambiental. Esse termo foi criado em 1985 a partir da junção das palavras “diversidade” e “biológica” e, posteriormente, em 1986, foi utilizado em um relatório apresentado pelo entomologista E.O. Wilson.
Há quem atribua o descobrimento da biologia a Aristóteles. Isso porque no século IV a.C. Aristóteles começou a observar e estudar as mais diversas formas de vida. Dessa forma, fez descobertas que foram fonte de pesquisa durante séculos. No entanto, há quem considere que o pai da biologia é Charles Darwin.
A biodiversidade, ou diversidade biológica, é o conjunto de todos os seres vivos existentes, o que inclui todos os animais, plantas e microrganismos da Terra.
De acordo com estudos e relatórios Convenção sobre Diversidade Biológica - CDB, as cinco principais causas da redução da biodiversidade são: mudanças no meio ambiente, poluição, Page 4 RETEC, Ourinhos, v. 13, n. 1, p. 28-35, jan./jun., 2020 32 mudanças climáticas, exploração exagerada dos recursos naturais e invasão de ...
A biodiversidade apresenta também um papel importante para o homem, uma vez que a utilizamos como fonte de alimento, de energia e como matéria-prima para a construção de vários objetos, como a fabricação de roupas, medicamentos, cosméticos e vários outros produtos.